Acessibilidade / Reportar erro

Estratégia de internacionalização, complexidade estrutural e integração normativa em organizações: estudo de caso

Resumos

No presente trabalho procura-se analisar as mudanças estruturais ocorridas na Embraco - Empresa Brasileira de Compressores, no período de 1989 a À 1 1997, a partir da adoção de estratégias de internacionalização. Observou-se três distintas estratégias de internacionalização durante o processo de internacionalização da Embraco: período exportador, presença internacional com unidades comerciais e financeiras, e investimento em unidades fabris no exterior. A adoção dessas estratégias provocou adaptações internas no nível de complexidade estrutural e na integração normativa, em três momentos específicos, em consonância com o tipo de estratégia de internacionalização em curso. O aumento da complexidade deu-se por meio da criação de novos cargos e pela implantação de projetos de reestruturação organizacional. Os efeitos na integração normativa ocorreram pela adoção de mecanismos de socialização vinculados a: disseminação de valores, transferência de pessoal, comunicação entre as unidades, programas de intercâmbio e de treinamento, e job rotation.


This paper examines changes in the dimension of complexity of organizational structure and also in the mechanisms of normative integration as resulting il from the internationalization process of Embraco - a Brazilian company running business in manufacturing compressors. It was observed three basic strategies in the process of internationalization of Embraco, during a nine years period: from 1989 to 1997. These three basic strategies encompass diverse circumstances during company's internationalization process which have affected its structural configuration mainly through job creation and through implementation of organizational reestructuring projects. In terms of normative integration, changes took place through improvement of existing mechanisms of socialization, such as: values dissemination programs, employees transfer, communication among organizational units, interchange programs, and job rotation. It is concluded that modifications in the structural configuration of Embraco have followed strategy changes in the process of internationalization of the company.


ARTIGOS/ARTICLES

Estratégia de internacionalização, complexidade estrutural e integração normativa em organizações: estudo de caso

Adriana Machado CasaliI; Clóvis L. Machado-da-SilvaII

IProfessora Assistente do Departamento de Comunicação e Turismo da Universidade Federal do Paraná (DECOMTUR/UFPR)

IIProfessor Titular do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Univer­sidade Federal do Paraná (CEPPAD/UFPR) e Editor da Revista de Administração Contempo­rânea (RAC)

RESUMO

No presente trabalho procura-se analisar as mudanças estruturais ocorridas na Embraco - Empresa Brasileira de Compressores, no período de 1989 a À 1 1997, a partir da adoção de estratégias de internacionalização. Observou-se três distintas estratégias de internacionalização durante o processo de internacionalização da Embraco: período exportador, presença internacional com unidades comerciais e financeiras, e investimento em unidades fabris no exterior. A adoção dessas estratégias provocou adaptações internas no nível de complexi­dade estrutural e na integração normativa, em três momentos específicos, em consonância com o tipo de estratégia de internacionalização em curso. O aumento da complexidade deu-se por meio da criação de novos cargos e pela implantação de projetos de reestruturação organizacional. Os efeitos na integração normativa ocorreram pela adoção de mecanismos de socialização vinculados a: dissemina­ção de valores, transferência de pessoal, comunicação entre as unidades, progra­mas de intercâmbio e de treinamento, e job rotation.

ABSTRACT

This paper examines changes in the dimension of complexity of organizational structure and also in the mechanisms of normative integration as resulting il from the internationalization process of Embraco - a Brazilian company running business in manufacturing compressors. It was observed three basic strategies in the process of internationalization of Embraco, during a nine years period: from 1989 to 1997. These three basic strategies encompass diverse circumstances during company's internationalization process which have affected its structural configuration mainly through job creation and through implementation of organizational reestructuring projects. In terms of normative integration, changes took place through improvement of existing mechanisms of socialization, such as: values dissemination programs, employees transfer, communication among organizational units, interchange programs, and job rotation. It is concluded that modifications in the structural configuration of Embraco have followed strategy changes in the process of internationalization of the company.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

  • ALBAUM,G.; STRANDSKOW, E. D.; DOWD, L. International marketing and export management London: Addison Wesley, 1989.
  • ANDERSEN, 0. On the internationalization process of firms: a critical analysis. Journal of International Business Studies, v. 24, n. 2, p.209-231, 1993.
  • ARRUDA, C. A.; GOULART, L.; BRASIL, H. V. Estratégias de internacionalização: competitividade e incrementalismo In: XVIII ENCONTRO ANUAL DA ANPAD (1994: Curitiba). Anais...Curitiba: ANPAD, 1994, v.8., p. 312-326.
  • BALANÇO ANUAL. Gazeta Mercantil 94/95 São Paulo, 1997.
  • BARTLETT, C. A.; GHOSHAL, S. Gerenciando empresas no exterior: a solução transnacional. São Paulo: Makron Books, 1992.
  • ______. Managing across borders: new organizational responses. Sloan Management Review, p. 43-53, Fall 1987.
  • BRASIL, H. V.; GOULART, L.; ARRUDA, C. A. Internacionalização de empresas brasileiras: motivações e alternativas. In: XVIII ENCONTRO ANUAL DA ANPAD (1994: Curitiba). Anais.. Curitiba : ANPAD,1994, v.8., p. 297-311.
  • BUSINESS CASE. Reorganização por processos Joinville: Embraco, 1996.
  • CHANDLER, A. Strategy and structure: chapters in the history of the american industrial enterprise. Massachusetts: MIT Press, 1969.
  • CRONOLOGIA EMBRACO. Joinville: Embraco, 1996.
  • DERESKY, H. International management New York: Harper Collins Publishers, 1994.
  • EGELHOFF, W. G. Strategy and structure in multinational corporations: a revision of the Stopford and Wells model. In: SHETH, J.; ESHGHI, G. Global organizational theory perspectives Cincinnati: South-Western Publishing, 1990.
  • EMBRACO NOTÍCIAS, n. 136, 1994.
  • EMBRACO NOTÍCIAS, n. 162, 1995.
  • EXAME. Maiores e melhores São Paulo, 1994.
  • GATES, S. R.; EGELHOFF, W. G. Centralization in headquarters-subsidiary relationship. Journal of International Business Studies, v. XVII, n. 2, p. 71-92, Summer, 1986.
  • GHOSHAL, S.; NOHRIA, N. Internal differentiation within multinational corporations. Strategic Management Journal, v. 10, p. 323-337, 1989.
  • ______. Horses for courses: organizational forms for multinational corporations. Sloan Management Review, v. 34, n. 2, p.23-35, Winter 1993.
  • HIGHLIGHTS EMBRACO. Joinville: Embraco, 1996.
  • HININGS, C. R.; GREENWOOD, R. The dynamics of strategic change New York: Basil Blackwell, 1988.
  • IANNI, O. Teorias da globalização Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
  • KANTER, R.; STEIN, B. A.; JICK, T. D. The challenge of organizational change: how companies experience it and leaders guide it. New York: Free Press, 1992.
  • LOUREIRO, F. Internacionalização de empresas brasileiras: estratégia e ação. São Paulo, 1990. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.
  • LOUREIRO, F.; SANTOS, S. A. Internacionalização de empresas brasileiras. Revista de Administração, v. 26, n. 1, p. 23-34, jan./mar. 1991.
  • MELIN, L. Internationalization as a strategy process. Strategic Management Journal, v. 13, p. 99-118, 1992.
  • NOHRIA, N.; GHOSHAL, S. Differentiated fit and shared values: alternatives for managing headquarters-subsidiary relations. Strategic Management Journal, v. 15, p. 491-502, 1994.
  • PARKER, B. Evolution and revolution: from international business to globalization. In: CLEGG, S. R..; HARDY, C.; NORD, W. Handbook of organization studies London: Sage Publications, 1996.
  • PICARD, J. Organizational structures and integrative devices in european multinational corporations. Columbia Journal of World Business, v. XV. n. 1, p. 30-35, Spring 1980.
  • RONEN,S.; SHENKAR, O. Clustering Countries on Attitudinal Dimensions: a review and synthesis. Academy of Management Review, Sept 1985.
  • RHINESMITH, S. H. Guia gerencial para a globalização Rio de Janeiro: Berkeley, 1993.
  • SULLIVAN, D. Measuring the degree of internationalization of a firm. Journal of International Business Studies, p. 325-342, Second Quarter, 1994.
  • VAN MAANEN, J.; SCHEIN, E. H. Toward a theory of organizational socialization. In: STAW, B. M. Research in organizational behavior Greenwich: Jay Press, 1979.
  • VAN MAANEN, J. Processando as pessoas: estratégias de socialização organizacional. In: FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. (Coord.). Cultura e poder nas organizações São Paulo: Atlas, 1989.
  • WONG, G. Y. Y.; BIRNBAUM-MORE, P. H. Culture, context and structure: a test on Hong Kong banks. Organization Studies,v. 15, n. 1, p. 99-123, 1994.
  • YIN, R. K. Case study research: design and methods. London: Sage Publications, 1987.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br