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Globalização e mercado de trabalho: educação e empregabilidade

Resumos

As mudanças em curso no sistema produtivo, baseadas em um conjunto de inovações técnica e organizacional têm provocado profundas alterações no mundo do trabalho, particularmente no que diz respeito às novas exigências de qualificação. O novo padrão de produção baseado na microeletrônica tem imposto um conjunto de conhecimentos e habilidades ao trabalhador, que deve ser capaz de trabalhar em ambientes de constantes mutações, lidar com conceitos mais abstratos, operar máquinas mais sofisticadas e executar processos complexos de monitoramento do processo produtivo. O artigo propõe discutir até que ponto a educação, em sentido amplo, e a formação profissional, em sentido mais estrito, no contexto de reconfiguração do mercado de trabalho, pode de fato constituir a solução da "empregabilidade" do trabalhador, levando-se em conta a realidade brasileira. O artigo conclui que a qualificação como condição de empregabilidade não pode ser aceita sem uma análise, crítica, sob pena de mascarar dificuldades estruturais do mercado de trabalho, de retirar a responsabilidade do governo na adoção de políticas públicas, de isentar as empresas de sua responsabilidade social e de atribuir ao indivíduo toda e qualquer responsabilidade por sua inserção no mercado de trabalho.


The ongoing changes in the productive system, which are based on a range of tecnical and organisational innovations, have brought about deep changes in the world of abour, in particular in relation to new demands for qualification. The new production paradigm with a microelectronics basis now requires new knowledge and skills from the part of the workers, who have to be able to adapt to constant changes, deal with more abstract concepts, operate more sophisticated machines and monitor complex processes in the productive system. Thus, the worker's ability to place themselves in the labour market now depends on their qualifications. The paper seeks to discuss the extent to which education in a broad sense as well as professional education in a narrow sense can, in the context of a changing labour market, constitute a helping hand for people to find jobs in the Brazilian context. The paper's conclusion is that qualification alone cannot be accepted as a driving force in workers' efforts to find jobs without a critical assessment of the more structural, existing difficulties in the labour market. This idea would lead to several shortcomings: that the government would be justified in its policies towards the matter; that firms would be released of any social responsibility; that the individual would be attributed sole responsability for their insertion into the labour market.


ARTIGOS / ARTICLES

Globalização e mercado de trabalho: educação e empregabilidade

Maria Arlete Duarte de Araújo; Djalma Freire Borges

Universidade Federai do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Sociais Apiicadas-CCSA Programa de Pós Graduação em Administração , Campus Universitário - Natal- RN

RESUMO

As mudanças em curso no sistema produtivo, baseadas em um conjunto de inovações técnica e organizacional têm provocado profundas alterações no mundo do trabalho, particularmente no que diz respeito às novas exigências de qualificação. O novo padrão de produção baseado na microeletrônica tem imposto um conjunto de conhecimentos e habilidades ao trabalhador, que deve ser capaz de trabalhar em ambi­entes de constantes mutações, lidar com conceitos mais abstratos, operar máquinas mais sofisticadas e executar processos complexos de monitoramento do processo produtivo. O artigo propõe discutir até que ponto a educação, em sentido amplo, e a formação profissional, em sentido mais estrito, no contexto de reconfiguração do mercado de tra­balho, pode de fato constituir a solução da "empregabilidade" do trabalhador, levando-se em conta a realidade brasileira. O artigo conclui que a qualificação como condição de empregabilidade não pode ser aceita sem uma análise, crítica, sob pena de mascarar dificuldades estruturais do mercado de trabalho, de retirar a responsabilidade do governo na adoção de políticas públicas, de isentar as empresas de sua responsabilidade social e de atribuir ao indivíduo toda e qual­quer responsabilidade por sua inserção no mercado de trabalho.

ABSTRACT

The ongoing changes in the productive system, which are based on a range of tecnical and organisational innovations, have brought about deep changes in the world of abour, in particular in relation to new demands for qualification. The new production paradigm with a microelectronics basis now requires new knowledge and skills from the part of the workers, who have to be able to adapt to constant changes, deal with more abstract concepts, operate more sophisticated machines and monitor complex pro­cesses in the productive system. Thus, the worker's ability to place themselves in the labour market now depends on their qualifications. The paper seeks to discuss the extent to which education in a broad sense as well as professional education in a narrow sense can, in the context of a changing labour market, constitute a helping hand for people to find jobs in the Brazilian context. The paper's conclusion is that qualification alone cannot be accepted as a driving force in workers' efforts to find jobs without a critical assessment of the more structural, existing difficulties in the labour market. This idea would lead to several shortcomings: that the government would be justified in its policies towards the matter; that firms would be released of any social responsibility; that the individual would be attributed sole responsability for their insertion into the labour market.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Abr 2000
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