SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue17Carreira gerencial: os dramas e as tramas de gerentes em organizações BrasileirasA construção da identidade profissional no modelo emergente de carreira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Organ. Soc. vol.7 no.17 Salvador Jan./Apr. 2000

https://doi.org/10.1590/S1984-92302000000100010 

TEMA CENTRAL / CENTRAL THEME

 

Da orientação profissional à psicologia da carreira: novos desafios1

 

 

Maria Eduarda Duarte

Professora da Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

 

 


RESUMO

Neste artigo, são analisadas algumas referências históricas que marcam o desenvolvimento da psicologia da orientação. São referidas algumas metodologias e suas diretas implicações no aconselhamento da carreira, na intervenção e na avaliação em contexto educativo, e são feitas breves alusões no contexto de emprego e empresa. Explicita-se também a importância que a orientação e desenvolvimento da carreira hoje assu­mem. Nas conclusões são abordados os novos desafios que se colocam ao especialista em psicologia da carreira.


ABSTRACT

This article analises the most important historical and conceptual evolutions of guidance. Some methodological issues and the direct implications in counseling, intervention and career assessment are discussed, both in educational and occupational settings. The importance, nowadays, of career guidance are also analyzed. The new challenges that the specialist in the field of career guidance have to face are discussed.


 

 

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Duarte, M. E. (1993). Preocupações de carreira, valores e saliência das actividades em adultos empregados. Para uma psicologia desenvolvimentista da orientação de adultos em Portugal. Tese de doutoramento. Universidade de Lisboa.         [ Links ]

Duarte, M. E. (1997). A avaliação em orientação e desenvolvimento da carreira. In M. Gonçalves, I. Ribeiro, S. Araújo, C. Machado, L. Almeida e M. Simões (Eds.). Avaliação psicológica: formas e contextos, vol.V. Associação dos psicólogos por­tugueses, Braga (pp. 385-391).         [ Links ]

Ferreira Marques, 1 (1990-91). Lugar da psicologia na ciência e na universidade. In Abertura do ano académico na Universidade de Lisboa. Sessões Solenes. Univer­sidade de Lisboa, 1994 (pp. 143-153).         [ Links ]

Ferreira Marques, X (1993). El compromiso de la orientación escolar y profesional con los câmbios de la sociedad. In Actas, Asociacion Espanola para la Orientación Escolar y Profesional, Tenerife, 67-75.         [ Links ]

Herr, E. e Cramer, S. (1992). Career guidance and counseling through the life-span. Systematic approaches (4th ed.). New York: Harper Collins.         [ Links ]

 

 

1 Este artigo, nas suas linhas gerais, foi objeto de uma palestra proferida na Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License