Acessibilidade / Reportar erro

Gestão, teorias implícitas e famílias: por uma perspectiva psicodinâmica

Resumos

Neste trabalho, apresentamos as ligações que devemos compreender e elaborar entre a filosofia de gestão do dirigente e seus processos inconscientes. O quadro de referência teórico está montado sobre três conceitos básicos: demanda, restrições e escolha (variabilidade das práticas). O estudo da variabilidade das práticas pede outros conceitos, tais como o de teorias em uso do dirigente. Nossa contribuição é demonstrar que essa noção (teorias em uso) omite certas dimensões do sujeito que chamamos de teoria implícita. Em suma, nosso estudo mostra que qualquer pessoa, inclusive o líder, tem teorias implícitas e que estas influenciam muito na elaboração de suas teorias em uso; teorias que ele utiliza todos os dias na ação de direção dos negócios. O estudo de caso em profundidade visa dar apoio a essa contribuição. A filosofia de gestão dos dirigentes está baseada em idéias, noções, valores, crenças e convicções. Porém, o conjunto desses elementos está organizado e estruturado em diferentes níveis, a saber, os elementos cognitivos, as idéias e noções; elementos que são influenciados por dimensões emocionais. Isso se revela pela análise em profundidade do caso de um dirigente. Neste artigo, analisaremos um caso que mostra a coerência no plano de idéias/conceitos de gestão e as conexões com a história familiar do dirigente e com sua vida inconsciente (teoria implícita).


In this paper we present the links that need to be understood and worked out between the management philosophy of the leader and his unconscious processes. The theoretical framework is built on three basic concepts:. request, constraints and choice (variability of practices). The study of the variability of practices calls for other concepts such as the theories of use of the leader. Our contribution is to demonstrate that this concept (theories of use) omits certain dimensions of the subject and which we designate: implicit theory. In short, our study shows that any person, including a leader, has implicit theories and that the latter greatly influence the development of its theories of use; theories which he uses every day in the action for the govern of the business. The in-depth case study aims at supporting this contribution. The management philosophy of the leader is built on ideas, concepts, values, beliefs and convictions. However, these elements are organized and structured at various leveis, namely the cognitive elements, the ideas and the concepts; elements which are influenced by emotional dimensions. That is revealed through the in-depth analysis of a leader's case. In this article we analyze a case that shows the coherence of the management ideas/concepts and the links with the family· history of the leader and his unconscious life (implicit theory).


TEMA CENTRAL / CENTRAL THEME

Gestão, teorias implícitas e famílias: por uma perspectiva psicodinâmica1 1 Tradução: Pedro Maia Soares I Revisão técnica: Professor Fernando Cláudio Prestes Motta

Alain Robichaud

Doutorando em Ciências Humanas Aplicadas na Université de Montréal Mestre em Administração pela École des Hautes Études Commerciales de Montréal

RESUMO

Neste trabalho, apresentamos as ligações que devemos compreender e elaborar entre a filosofia de gestão do dirigente e seus processos inconscientes. O quadro de referência teórico está montado sobre três conceitos básicos: demanda, restrições e escolha (variabilidade das práticas). O estudo da variabilidade das práticas pede outros conceitos, tais como o de teorias em uso do dirigente. Nossa contribuição é demonstrar que essa noção (teorias em uso) omite certas dimensões do sujeito que chamamos de teoria implícita. Em suma, nosso estudo mostra que qualquer pessoa, inclusive o líder, tem teorias implícitas e que estas influenciam muito na elaboração de suas teorias em uso; teorias que ele utiliza todos os dias na ação de direção dos negócios. O estudo de caso em profundidade visa dar apoio a essa contribuição. A filosofia de gestão dos dirigentes está baseada em idéias, noções, valores, crenças e convicções. Porém, o conjunto desses elementos está organizado e estruturado em diferentes níveis, a saber, os elementos cognitivos, as idéias e noções; elementos que são influenciados por dimensões emocionais. Isso se revela pela análise em profundidade do caso de um dirigente. Neste artigo, analisaremos um caso que mostra a coerência no plano de idéias/conceitos de gestão e as conexões com a história familiar do dirigente e com sua vida inconsciente (teoria implícita).

ABSTRACT

In this paper we present the links that need to be understood and worked out between the management philosophy of the leader and his unconscious processes. The theoretical framework is built on three basic concepts:. request, constraints and choice (variability of practices). The study of the variability of practices calls for other concepts such as the theories of use of the leader. Our contribution is to demonstrate that this concept (theories of use) omits certain dimensions of the subject and which we designate: implicit theory. In short, our study shows that any person, including a leader, has implicit theories and that the latter greatly influence the development of its theories of use; theories which he uses every day in the action for the govern of the business. The in-depth case study aims at supporting this contribution. The management philosophy of the leader is built on ideas, concepts, values, beliefs and convictions. However, these elements are organized and structured at various leveis, namely the cognitive elements, the ideas and the concepts; elements which are influenced by emotional dimensions. That is revealed through the in-depth analysis of a leader's case. In this article we analyze a case that shows the coherence of the management ideas/concepts and the links with the family· history of the leader and his unconscious life (implicit theory).

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

  • BOUCHIKI, H. "Apprendre à diriger en dirigeant" Revue Gestion, p. 50-62, 1991.
  • FREUD, S. "Deuil et mélancolie" Revue française de psychanalyse, vol. 9, p. 102-116, 1936.
  • GIORDAN, A. e VECCHI, G. Les origines du savoir. Neuchâtei-Paris: Delachaux-Niestlé, 1987.
  • LAPLANCHE, J. e PONTALIS, J.-8. Vocabulaire de la psychanalyse. Paris: PUF, 1967.
  • MARTY, P. Les mouvements individueis de vie et de mort. Essai d'économie , psychosomatique. Tome II. Paris: Payot, 1980.
  • PEPIN, Y. "Savoirs pratiques et savoirs scolaires: une représentation constructiviste de l'éducation" Revue des sciences de i'éducation, v. 20, n.o 1, 1994.
  • POLANYI, M. The Tacit Dimension. Peter Smith: Gloucester, Mass, 1983.
  • ROBICHAUD, A. La capacité réflexive du dirigeant comme élément consubstantiel à la construction de son savoir et d'un espace créé pau r /'exercice de sa pratique (examen de synthese). Montreal: Universidade de Montréal, 1994.
  • SCHON, D. A. Le pratícien réflexíf - À la recherche du savoír caché dans i'agir professíonnel. Montreal: Les Éditions Logiques, 1994.
  • SENGE, P. La cinquíeme discipline- L'art et la maniere des organisations qui apprennent. Paris: First, 1991.
  • STEWART, R. "A model for understanding managerial jobs and behavior" Academy of Management Review, v. 7, no. 1, p. 7-13, 1982.
  • STEWART, R. "Studies of managerial jobs and behaviour: the ways forward" Journal of Management Studies, v. 26, no. 1, p. 1-10, 1989.
  • WATSON, T. J. In search of Management. Culture, chaos and contral in Management Work. London: Routledge, 1994.
  • 1
    Tradução: Pedro Maia Soares I Revisão técnica: Professor Fernando Cláudio Prestes Motta
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Ago 2000
    Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
    E-mail: revistaoes@ufba.br