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Novas estratégias da agroindústria Brasileira de suco de laranja: resultados de uma pesquisa preliminar

Resumos

Este artigo apresenta os resultados do primeiro estágio de uma pesquisa mais ampla sobre a sustentabilidade das estratégias adotadas pelas empresas tradicionalmente orientadas para o mercado externo da agroindústria brasileira de suco de laranja que escolheram também focalizar o mercado local. Trata-se de pesquisa que se destaca, no Brasil, por analisar mais profundamente os problemas estratégicos críticos em um dos mais importantes setores da indústria brasileira de alimentos, por meio de instrumentos da administração estratégica. O artigo trata de questões relacionadas às características das estratégias destas firmas e à avaliação de sua consistência com as implicações dos fatores ambientais externos às empresas. Provisoriamente, conclui-se que as estratégias são congruentes com estes fatores, por explorarem duas oportunidades cruciais, relacionadas ao fato de se tratarem de empresas primeiras entrantes: 1) um crescente mercado para produtos nutricionais e de alta qualidade, devido aos fatores sócio-demográficos locais favoráveis; 2) complementadores potenciais com os quais estas empresas puderam estabelecer alianças estratégicas para os necessários processos de distribuição e de marketing com vistas a atender, com maior eficiência, às crescentes necessidades deste nicho de mercado. Reforça-se a importância dos próximos estágios da pesquisa, especialmente as investigações de campo, para validar estes resultados provisórios e para fornecer novos subsídios sobre a questão da sustentabilidade das estratégias em questão, ao aprofundar a análise de todos os fatores em jogo, especialmente, os internos dentro de uma perspectiva Resource-Based.


This paper presents the results of the first stage of a wider research on the sustainability of the local market strategies adopted by the traditional export-oriented firms in the Brazilian orange juice industry that chose to focus on the local market. This research's originality resides in the fact that, in Brazil, it pioneers the use of strategic management tools to analyze critical strategic problems in one of the most significant sectors of the Brazilian agroindustry. The paper addresses questions regarding the characteristics of these firms'local market strategies and the assessment of their consistency with the implications of the firms' external environmental factors. It provisionally concludes that the firms' local market strategies are congruent with these factors in that they exploit two crucial opportunities, enhanced by the firms' condition of early movers: 1) an increasing market for the nutritional, high quality type of product offered, due to favorable local socio-demographic factors; 2) potential complementors with whom they could establish strategic alliances for the necessary distribution and marketing processes to attend more effectively to the needs of this growing market niche. The importance of the next research stages, namely the field investigations, to validate these results as well as to provide new insights on the strategies' sustainability, by deepening the analyses of all the factors at play, is highlighted.


ARTIGOS / ARTICLES

Novas estratégias da agroindústria Brasileira de suco de laranja: resultados de uma pesquisa preliminar

Ire ne Raguenet TroccoliI ; T. Diana L. v. A. de Macedo-SoaresII

IDoutoranda do Departamento de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/IAG)

IICoordenadora de Pesquisa e Professora Associada Departamento de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/IAG)

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados do primeiro estágio de uma pesquisa mais ampla sobre a sustentabilidade das estratégias adotadas pelas empresas tradicionalmente orientadas para o mercado externo da agroindústria brasileira de suco de laranja que escolheram também focalizar o mercado local. Trata-se de pesquisa que se destaca, no Brasil, por analisar mais profundamente os problemas estratégicos críticos em um dos mais importantes setores da indústria brasileira de alimentos, por meio de instrumentos da administração estratégica. O artigo trata de questões relacionadas às características das estratégias destas firmas e à avaliação de sua consistência com as implicações dos fatores ambientais externos às empresas. Provisoriamente, conclui-se que as estratégias são congruentes com estes fatores, por explorarem duas oportunidades cruciais, relacionadas ao fato de se tratarem de empresas primeiras entrantes: 1) um crescente mercado para produtos nutricionais e de alta qualidade, devido aos fatores sócio-demográficos locais favoráveis; 2) complementadores potenciais com os quais estas empresas puderam estabelecer alianças estratégicas para os necessários processos de distribuição e de marketing com vistas a atender, com maior eficiência, às crescentes necessidades deste nicho de mercado. Reforça-se a importância dos próximos estágios da pesquisa, especialmente as investigações de campo, para validar estes resultados provisórios e para fornecer novos subsídios sobre a questão da sustentabilidade das estratégias em questão, ao aprofundar a análise de todos os fatores em jogo, especialmente, os internos dentro de uma perspectiva Resource-Based.

ABSTRACT

This paper presents the results of the first stage of a wider research on the sustainability of the local market strategies adopted by the traditional export-oriented firms in the Brazilian orange juice industry that chose to focus on the local market. This research's originality resides in the fact that, in Brazil, it pioneers the use of strategic management tools to analyze critical strategic problems in one of the most significant sectors of the Brazilian agroindustry. The paper addresses questions regarding the characteristics of these firms'local market strategies and the assessment of their consistency with the implications of the firms' external environmental factors. It provisionally concludes that the firms' local market strategies are congruent with these factors in that they exploit two crucial opportunities, enhanced by the firms' condition of early movers: 1) an increasing market for the nutritional, high quality type of product offered, due to favorable local socio-demographic factors; 2) potential complementors with whom they could establish strategic alliances for the necessary distribution and marketing processes to attend more effectively to the needs of this growing market niche. The importance of the next research stages, namely the field investigations, to validate these results as well as to provide new insights on the strategies' sustainability, by deepening the analyses of all the factors at play, is highlighted.

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Full text avaliable only in PDF.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Abr 2001
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