SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue22Características culturais nacionais em organizações industriais do setor alimentício ParanaenseCapital humano: a vantagem competitiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Organizações & Sociedade

Print version ISSN 1413-585XOn-line version ISSN 1984-9230

Organ. Soc. vol.8 no.22 Salvador Sept./Dec. 2001

https://doi.org/10.1590/S1984-92302001000300003 

ARTIGOS / ARTICLES

 

Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo

 

 

Maria Célia; Elizabeth Loiola

 

 


RESUMO

Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.


 

 

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADLER, Paul S.; COLE, Robert E. Designed for learning: A tale of two plants. Sloan Management Review, Cambridge, v. 34, n. 3, p. 85-93, Spring 1993.         [ Links ]

BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. "Organizações como 'corpus de pensamento e ação': o olhar cognitivista e suas implicações para a gestão de pessoas", 2000a, mimeo.         [ Links ]

________. "Organização e Cognição: o que emerge desta interface?", 2000b, mimeo.         [ Links ]

BRITO, Mozart José de; BRITO, Valéria da Glória Pereira. "Aprendizagem nas organizações: paradigmas de análise, teoria e cultura organizacional". Organizações & Sociedade, Núcleo de Pós-Graduação em Administração/ Universidade Federal da Bahia. V. 4, n. 10, Salvador, setembro/dezembro 1997. p. 15-41.         [ Links ]

COBB, Paul. "Onde Está a Mente? Uma Coordenação das Abordagens Sociocultural e Cognitivo-Construtivista". In: FOSNOT, Catherine Twomey (org.). Cosntrutivismo: teoria, perspectivas e prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 51-69.         [ Links ]

COOK, Scott D. N.; YANOW, Dvora. "Culture and Organizational Learning". In: COHEN, Michael D.; SPROULL, Lee S. (eds.) Organizational Learning (Organization Science). California, London: Sage Production Ed., 1996. p. 430-459.         [ Links ]

DOSI, G.; TEECE, D. J.; WINTER, S. "Toward a Theory of Corporate Coherence: Preliminary Remarks". In: DOSI, G.; GIANNETTI, R.; TONINELLI, P. A. (eds.) Technology and Enterprise in a Historical Perspective. Oxford: Clarendon Press, 1992. p. 185-209.         [ Links ]

ECO, Umberto. O Signo. 3 ed. Lisboa: Ed. Presença, 1973.         [ Links ]

FLEURY, Afonso Carlos C.; FLEURY, Maria Teresa L. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. 2 ed. SP: Atlas, 1997.         [ Links ]

FOSNOT, Catherine Twomey. "Construtivismo: Uma Teoria Psicológica da Aprendizagem". In: FOSNOT, Catherine Twomey (org.). Construtivismo: teoria, perspectivas e prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 25-50.         [ Links ]

LEVITT, Barbara; MARCH, James G. "Organizational Learning". In: COHEN, Michael D.; SPROULL, Lee S. (eds.) Organizational Learning (Organization Science). California, London: Sage Production Ed., 1996. p.516-539.         [ Links ]

LÓPEZ, Rafael Ernesto. Introdução à Psicologia Evolutiva de Jean Piaget. SP: Cultrix, 1993.         [ Links ]

MINTZBERG, H.; WATERS, J. "Of Strategies, Deliberate and Emergent". In: DAVID, A.; BOWMAN, C. (eds.). Readings in Strategic Management. London: Macmillan, 1985.         [ Links ]

MIRANDA, Theresinha Guimarães. "A linguagem e o pensamento na elaboração conceitual". ÁGERE - Revista de Educação e Cultura. Núcleo de Linguagem, Desenvolvimentos e Ação Pedagógica/Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal da Bahia. V. 1, n. 1 (1999). Salvador: Quarteto, 1999. p. 147-166.         [ Links ]

NELSON, R. R. Understanding Technical Change as an Evolutionary Process. North- Holland, Amsterdam, 1987.         [ Links ]

SILVA, Maria do Pilar Cunha e. "Interação social e mediação semiótica: conceitos da teoria histórico-cultural". ÁGERE - Revista de Educação e Cultura. Núcleo de Linguagem, Desenvolvimentos e Ação Pedagógica/Programa de Pós-Graduação em Educação/ Universidade Federal da Bahia. V. 1, n. 1 (1999). Salvador: Quarteto, 1999. p.59-68.         [ Links ]

SIMON, Hebert A. "Bounded Rationality and Organizational Learning". In: COHEN, Michael D.; SPROULL, Lee S. (eds.) Organizational Learning (Organization Science). California, London: Sage Production Ed., 1996. p. 175-187.         [ Links ]

TSANG, Eric W. K. Organizational Learning and the Learning Organization: A Dichotomy Between Descriptive and Prescriptive Research. Human Relations, [s.l.], v. 50, n. 1, p. 73-89, 1997.         [ Links ]

VON GLASERSFELD, Ernst. "Construtivismo: Aspectos Introdutórios". In: FOSNOT, Catherine Twomey (org.). Cosntrutivismo: teoria, perspectivas e prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 19-23.         [ Links ]

WEICK, Karl E. "The Nontraditional Quality of Organizational Learning". In: COHEN, Michael D.; SPROULL, Lee S. (eds.) Organizational Learning (Organization Science). California, London: Sage Production Ed., 1996. p. 163-173.         [ Links ]

WINTER, Sidney G. "Organizing for Continuous Improvement. Evolutionary Meets the Quality Revolution". In: COHEN, Michael D.; SPROULL, Lee S. (eds.) Organizational Learning (Organization Science). California, London: Sage Production Ed., 1996. p. 460- 483.         [ Links ]

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License