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Quais conceitos permeiam o discurso do presidente da telemar S/A sobre a mudança da empresa com a privatização? Uma análise através de mapas cognitivos

Resumos

Este trabalho propõe, utilizando a ferramenta dos mapas cognitivos, analisar o discurso do presidente da Telemar S/A¹, Manoel Horácio Francisco da Silva, proferido em três entrevistas que concedeu entre 1999 e 2000 sobre o processo de transformação organizacional devido a privatização da empresa. O objetivo do trabalho é identificar os principais conceitos utilizados pelo presidente para, assim, tentar levantar os princípios com os quais conduz e facilita a mudança. O presente trabalho está dividido em seis partes: a primeira é a própria introdução e apresenta o tema da Cognição Social, introduzindo o conceito de mapas cognitivos. A segunda parte aprofunda mais esse último conceito e descreve suas tipologias, ressaltando que os mapas cognitivos serão utilizados no presente trabalho como instrumento facilitador da compreensão dos conceitos que guiam o presidente da empresa em suas ações. A terceira parte introduz o tema da mudança organizacional e de como ela vem sendo tratada nos estudos atuais de organização. A quarta, faz uma breve passagem pelo contexto atual do Setor de Telecomunicações. Na quinta parte, é apresentado o desenho do mapa cognitivo proposto e uma interpretação para ele. Finalmente, na sexta e última parte são apresentadas as considerações finais do trabalho.


This work proposes to analyse the speech of the CEO of Telemar, Manoel Horacio Francisco da Silva, in three interviews held in 1999 and 2000 about the organizational chance processes due to the company privatization. It uses the cognitive maps method. The present paper is divided into six parts: the first one, presents the Social Cognition, introducing the concept of Cognitive Maps. The second part reinforces this last concept and describes its typologies, pointing out that the Cognitive Maps were used as a tool to make easy the understanding of the concepts that guide the CEO throught his actions. The third part introduces the organizational change process and how it has been seen in the present Organizational Studies. The fourth, traces the contemporary reality of the telecommunications Industry. In the fifth part, a drawing of the cognitive map proposed is presented as well as an interpretation of it. Finally, in the sixth and last part, the work final considerations are presented.


ARTIGOS / ARTICLES

Quais conceitos permeiam o discurso do presidente da telemar S/A sobre a mudança da empresa com a privatização? uma análise através de mapas cognitivos

Luciana de Oliveira Faria

RESUMO

Este trabalho propõe, utilizando a ferramenta dos mapas cognitivos, analisar o discurso do presidente da Telemar S/A1, Manoel Horácio Francisco da Silva, proferido em três entrevistas que concedeu entre 1999 e 2000 sobre o processo de transformação organizacional devido a privatização da empresa. O objetivo do trabalho é identificar os principais conceitos utilizados pelo presidente para, assim, tentar levantar os princípios com os quais conduz e facilita a mudança. O presente trabalho está dividido em seis partes: a primeira é a própria introdução e apresenta o tema da Cognição Social, introduzindo o conceito de mapas cognitivos. A segunda parte aprofunda mais esse último conceito e descreve suas tipologias, ressaltando que os mapas cognitivos serão utilizados no presente trabalho como instrumento facilitador da compreensão dos conceitos que guiam o presidente da empresa em suas ações. A terceira parte introduz o tema da mudança organizacional e de como ela vem sendo tratada nos estudos atuais de organização. A quarta, faz uma breve passagem pelo contexto atual do Setor de Telecomunicações. Na quinta parte, é apresentado o desenho do mapa cognitivo proposto e uma interpretação para ele. Finalmente, na sexta e última parte são apresentadas as considerações finais do trabalho.

ABSTRACT

This work proposes to analyse the speech of the CEO of Telemar, Manoel Horacio Francisco da Silva, in three interviews held in 1999 and 2000 about the organizational chance processes due to the company privatization. It uses the cognitive maps method. The present paper is divided into six parts: the first one, presents the Social Cognition, introducing the concept of Cognitive Maps. The second part reinforces this last concept and describes its typologies, pointing out that the Cognitive Maps were used as a tool to make easy the understanding of the concepts that guide the CEO throught his actions. The third part introduces the organizational change process and how it has been seen in the present Organizational Studies. The fourth, traces the contemporary reality of the telecommunications Industry. In the fifth part, a drawing of the cognitive map proposed is presented as well as an interpretation of it. Finally, in the sixth and last part, the work final considerations are presented.

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Full text avaliable only in PDF.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Abr 2002
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