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Pop-management: contos de paixão, lucro e poder

Resumos

Este trabalho trata do fenômeno da literatura de pop-management, propondo uma reflexão sobre seu papel no imaginário gerencial. A literatura de pop-management compreende revistas e livros de consumo rápido, produzidos pela mídia de negócios. A partir da perspectiva psicanalítica sobre os contos infantis, analisamos o conteúdo de duas "histórias de sucesso", publicadas em uma revista de negócios. Observamos que a estrutura e alguns elementos-chave dos contos infantis permeiam tais histórias. Argumentamos que as histórias de sucesso auxiliam a aliviar as tensões e a mitigar as frustrações dos profissionais, supostamente provendo respostas para suas ansiedades e problemas. Propomos ainda que o apelo reincidente a artefatos que utilizam fórmulas próprias do universo infantil pode manter os indivíduos presos às suas fantasias de poder, além de afetar a consolidação de seu self e identidade.


This paper investigates and analyzes the phenomenon of pop-management literature, proposing a reflection about its role in the "managers' imaginary". Pop-management literature comprises books and magazines for fast consumption, produced by the business media. Adopting the psychoanalytical approach to fairy tales as a perspective, we conducted content analysis of two "success stories", published in one business magazine. We observed that the structure and some key elements of fairy tales are present in these stories. We argue that the success stories help to reduce tensions and mitigate frustrations of professionals, supposedly offering answers for their anxieties and professional problems. We propose that the continued access to artifacts that use fairy tales formulae might keep individuals linked to their fantasies of power and affect self and identity's consolidation.


ARTIGOS / ARTICLES

Pop-management: contos de paixão, lucro e poder1 1 Este trabalho foi realizado com suporte financeiro do Núcleo de Pesquisa e Publicações (NPP), da FGV-EAESP. Uma versão preliminar deste artigo foi apresentada no 2 0 ENEO – Encontro Nacional de Estudos Organizacionais. Recife, Pernambuco, 2002.

Thomaz Wood Jr.I; Ana Paula Paes de PaulaII

IProfessor da FGV/EAESP

IIPesquisadora da IFCH/UNICAMP

R ESUMO

Este trabalho trata do fenômeno da literatura de pop-management, propondo uma reflexão sobre seu papel no imaginário gerencial. A literatura de pop-management compreende revistas e livros de consumo rápido, produzidos pela mídia de negócios. A partir da perspectiva psicanalítica sobre os contos infantis, analisamos o conteúdo de duas "histórias de sucesso", publicadas em uma revista de negócios. Observamos que a estrutura e alguns elementos-chave dos contos infantis permeiam tais histórias. Argumentamos que as histórias de sucesso auxiliam a aliviar as tensões e a mitigar as frustrações dos profissionais, supostamente provendo respostas para suas ansiedades e problemas. Propomos ainda que o apelo reincidente a artefatos que utilizam fórmulas próprias do universo infantil pode manter os indivíduos presos às suas fantasias de poder, além de afetar a consolidação de seu self e identidade.

A BSTRACT

This paper investigates and analyzes the phenomenon of pop-management literature, proposing a reflection about its role in the "managers' imaginary". Pop-management literature comprises books and magazines for fast consumption, produced by the business media. Adopting the psychoanalytical approach to fairy tales as a perspective, we conducted content analysis of two "success stories", published in one business magazine. We observed that the structure and some key elements of fairy tales are present in these stories. We argue that the success stories help to reduce tensions and mitigate frustrations of professionals, supposedly offering answers for their anxieties and professional problems. We propose that the continued access to artifacts that use fairy tales formulae might keep individuals linked to their fantasies of power and affect self and identity's consolidation.

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    Este trabalho foi realizado com suporte financeiro do Núcleo de Pesquisa e Publicações (NPP), da FGV-EAESP. Uma versão preliminar deste artigo foi apresentada no 2
    0 ENEO – Encontro Nacional de Estudos Organizacionais. Recife, Pernambuco, 2002.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Ago 2002
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