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Organizações & Sociedade

Print version ISSN 1413-585XOn-line version ISSN 1984-9230

Organ. Soc. vol.9 no.24 Salvador May/Aug. 2002

https://doi.org/10.1590/S1984-92302002000200006 

ARTIGOS / ARTICLES

 

O marketing interno como estratégia de gerenciamento dos recursos humanos em hotéis: um estudo de caso na região metropolitana do Recife

 

 

Maria de Lourdes de Azevedo BarbosaI; Lúcia Maria Barbosa de OliveiraII

IProfessora e Coordenadora do Curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco
IIProfessora e Coordenadora de Extensão e Pós-graduação da FBV - Faculdade Boa Viagem – Recife - PE; Profesora Participante do PROPAD - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora doCNPq

 

 


RESUMO

O presente estudo tem como objetivo analisar se a gestão de recursos humanos adotada por um dos hotéis representativo da rede hoteleira da cidade do Recife (PE) contribui para alcançar a qualidade na prestação dos serviços. O trabalho tem um caráter exploratório e caracteriza-se como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada na empresa, através de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas. Para avaliação dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo, tendo como referencial teórico à gestão de recursos humanos e ao marketing interno, que fornecem suporte à análise dos dados. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão de recursos humanos, praticada pelo hotel estudado, apresenta-se consistente e bem estruturada, o que possibilita despertar e desenvolver no seu colaborador um sentido de compromisso com a qualidade na prestação de serviços hoteleiros, permitindo colocá-la numa condição de vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os resultados do estudo vêem ao encontro do que foi discutido no referencial teórico relativo a gestão de recursos humanos e o marketing interno como forma de contribuir para o aumento da competitividade da organização.


ABSTRACT

This study aims at analysing whether the management of human resources adopted by one of the hotel which is representative of hospitality organizations in Recife may help it to achieve the quality of service rendering and hospitality. The work has an exploratory focus and is characterised as a case study. The data have been collected through documentary research and semi-structured interviews. The technique known as content analysis was used to evaluate the results and the theoretical framework adopted was based on the human resource management and the internal marketing.


 

 

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

 

 

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