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Dezesseis em uma: o caso da transformação estratégica da Telemar-Minas

Resumos

Ao longo das últimas décadas, as organizações tiveram que lidar com um cenário caótico e turbulento, marcado pelo crescimento da globalização econômica e por alterações profundas nos sistemas políticos e sociais. Novas fontes e padrões de competição, reestruturações e mudanças na macro conjuntura, envoltas na ideologia neoliberal, colocaram em xeque estratégias tradicionalmente vistas como capazes de aumentar a competitividade. Algumas organizações responderam aos novos desafios tornando- se mais flexíveis e oferecendo a seus trabalhadores sistemas de apoio que lhes permitiram maior participação, autonomia e oportunidades de aprendizagem. Imersas nas incertezas, organizações, como a TELEMIG, usaram estratégias emergentes ou deliberadas. Outras, incapazes de lidar com os paradoxos, mudanças constantes e demandas aparentemente conflitantes, aprisionaram-se em padrões estratégicos antagônicos e mutualmente excludentes que impingiram dilemas como o de centralizar ou descentralizar, função ou processo, controle ou anarquia, preço ou qualidade, ordem ou caos. Partindo dessa perspectiva, este artigo tem como foco a transformação da TELEMIG na TELEMAR, em conseqüência de sua privatização, em que as estratégias emergentes da alta administração desempenharam papel central.


Throughout the last decades, organizations have had to deal with a chaotic and turbulent scenario, marked by the growing of economical globalization and by deep changes in the social and political systems. New sources and patterns of competition, restructurings and transitions in the macro conjuncture, immersed in the neo-liberal deology, jeopardized strategies traditionally perceived as capable of increasing competitiveness. Some organizations responded to these new challenges by becoming more flexible and by offering their workers support systems which granted them more participation, autonomy and learning opportunities. Overwhelmed by uncertainties, organizations like the TELEMIG made use of emergent and deliberate strategies. Others, incapable of dealing with paradoxes, constant changes, and apparently conflicting demands, chained themselves in antithetical and mutually excluding strategic patterns, which imposed upon them dilemmas such as centralization or decentralization, function or process, control or anarchy, price or quality, order or chaos. Departing from this perspective, this paper focuses on the transformation of the TELEMIG into the TELEMAR, as a result of its privatization, a process in which the emergent strategies of the top administration played a central role.


ARTIGOS / ARTICLES

Dezesseis em uma: o caso da transformação estratégica da Telemar-Minas

Alexandre de Pádua CarrieriI; Augusto César de Aquino CabralII

IProf. CEPEAD/CAD/FACE/UFMG

IIProf. CAD/UFC

R ESUMO

Ao longo das últimas décadas, as organizações tiveram que lidar com um cenário caótico e turbulento, marcado pelo crescimento da globalização econômica e por alterações profundas nos sistemas políticos e sociais. Novas fontes e padrões de competição, reestruturações e mudanças na macro conjuntura, envoltas na ideologia neoliberal, colocaram em xeque estratégias tradicionalmente vistas como capazes de aumentar a competitividade. Algumas organizações responderam aos novos desafios tornando- se mais flexíveis e oferecendo a seus trabalhadores sistemas de apoio que lhes permitiram maior participação, autonomia e oportunidades de aprendizagem. Imersas nas incertezas, organizações, como a TELEMIG, usaram estratégias emergentes ou deliberadas. Outras, incapazes de lidar com os paradoxos, mudanças constantes e demandas aparentemente conflitantes, aprisionaram-se em padrões estratégicos antagônicos e mutualmente excludentes que impingiram dilemas como o de centralizar ou descentralizar, função ou processo, controle ou anarquia, preço ou qualidade, ordem ou caos. Partindo dessa perspectiva, este artigo tem como foco a transformação da TELEMIG na TELEMAR, em conseqüência de sua privatização, em que as estratégias emergentes da alta administração desempenharam papel central.

A BSTRACT

Throughout the last decades, organizations have had to deal with a chaotic and turbulent scenario, marked by the growing of economical globalization and by deep changes in the social and political systems. New sources and patterns of competition, restructurings and transitions in the macro conjuncture, immersed in the neo-liberal deology, jeopardized strategies traditionally perceived as capable of increasing competitiveness. Some organizations responded to these new challenges by becoming more flexible and by offering their workers support systems which granted them more participation, autonomy and learning opportunities. Overwhelmed by uncertainties, organizations like the TELEMIG made use of emergent and deliberate strategies. Others, incapable of dealing with paradoxes, constant changes, and apparently conflicting demands, chained themselves in antithetical and mutually excluding strategic patterns, which imposed upon them dilemmas such as centralization or decentralization, function or process, control or anarchy, price or quality, order or chaos. Departing from this perspective, this paper focuses on the transformation of the TELEMIG into the TELEMAR, as a result of its privatization, a process in which the emergent strategies of the top administration played a central role.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2003
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