Acessibilidade / Reportar erro

Identidade, legitimação social e teoria organizacional: contribuições de uma análise sociológica da política de gestão de pessoas da natura

Resumos

Neste artigo, utilizaremos o conceito de identidade social para analisar um estudo de caso efetuado a partir da metodologia etnográfica. Basearemos a nossa análise nos trabalhos de Sainsaulieu, Luc Boltanski e Laurent Thévenot, bem como nos trabalhos de autores brasileiros que realizam pesquisas nesta área, para mostrar como a Natura desenvolveu suas diferentes estratégias de venda e políticas de gestão de pessoas de forma indutiva, observando o comportamento de seus diferentes grupos de vendedoras e "consultoras de beleza" e recuperando os diferentes significados que estas atribuem ao seu trabalho. Discutiremos o conceito de identidade social, consolidada a partir da atribuição de reconhecimento social ao indivíduo dentro de um universo simbólico específico. Apresentaremos brevemente os diferentes "universos de significação" definidos pelos autores acima e mostraremos como cada um deles oferece diferentes medidas de valor social e legitimação aos indivíduos, que consolidam identidades distintas e fundamentam suas escolhas e ações a partir dos mesmos. A conclusão do artigo, baseada no estudo de caso, mostra a importância da análise sociológica fenomenológica para a análise organizacional.


We discuss in this research the concept of social identity and we link it with the development of Natura’s strategy and the company’s effort in order to get legitimation and resources. When managers implement a new technology or strategy in order to adapt the organization to their business environment, they usually produce two consequences. The first, labeled the objective structural consequence, restructures organizational tasks and relationships to enhance efficiency and productivity. The second, the subjective human consequence, weakens or counteracts the intended efficiency and productivity of the structural arrangement. We will present and discuss the concept of organizational paradoxes produced by the subjective human consequence described above, using the studies of Boltanski and Thevenot about social legitimation as a theretical approach.


ARTIGO

Identidade, legitimação social e teoria organizacional: contribuições de uma análise sociológica da política de gestão de pessoas da natura

Isabella Freitas Gouveia de VasconcelosI; Flávio Carvalho de VasconcelosII

IProfessora Adjunta do Mestrado Acadêmico da Universidade Presbiteriana Mackenzie

IIProfessor do Mestrado e Doutorado da EAESP/FGV-Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas

R ESUMO

Neste artigo, utilizaremos o conceito de identidade social para analisar um estudo de caso efetuado a partir da metodologia etnográfica. Basearemos a nossa análise nos trabalhos de Sainsaulieu, Luc Boltanski e Laurent Thévenot, bem como nos trabalhos de autores brasileiros que realizam pesquisas nesta área, para mostrar como a Natura desenvolveu suas diferentes estratégias de venda e políticas de gestão de pessoas de forma indutiva, observando o comportamento de seus diferentes grupos de vendedoras e "consultoras de beleza" e recuperando os diferentes significados que estas atribuem ao seu trabalho. Discutiremos o conceito de identidade social, consolidada a partir da atribuição de reconhecimento social ao indivíduo dentro de um universo simbólico específico. Apresentaremos brevemente os diferentes "universos de significação" definidos pelos autores acima e mostraremos como cada um deles oferece diferentes medidas de valor social e legitimação aos indivíduos, que consolidam identidades distintas e fundamentam suas escolhas e ações a partir dos mesmos. A conclusão do artigo, baseada no estudo de caso, mostra a importância da análise sociológica fenomenológica para a análise organizacional.

A BSTRACT

We discuss in this research the concept of social identity and we link it with the development of Natura’s strategy and the company’s effort in order to get legitimation and resources. When managers implement a new technology or strategy in order to adapt the organization to their business environment, they usually produce two consequences. The first, labeled the objective structural consequence, restructures organizational tasks and relationships to enhance efficiency and productivity. The second, the subjective human consequence, weakens or counteracts the intended efficiency and productivity of the structural arrangement. We will present and discuss the concept of organizational paradoxes produced by the subjective human consequence described above, using the studies of Boltanski and Thevenot about social legitimation as a theretical approach.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS

Albert, S, Ashforth, B, Dutton, J. "Organizational Identity and Identification: Charting New Waters and Building New Bridges", The Academy of ManagementReview, vol 25, n.1, January, pp.13-18., 2000.

Barbosa, S. e Machado-Da-Silva, C. Competitividade Organizacional: Eficiência Operacional e Conformidade Institucional na Formação de Estratégias, Salvador: Anais do XXVI Enanpad, 2002.

Berger, P.e Luckmann, T. The Social Construction of Reality,New York: Doubleday, 1967. .

Berger, P. Perspectivas Sociológicas: Uma Visão Humanística, Petrópolis, Vozes, 1989

Boltanski, L. E Thévenot, L. De la Justification – Les Economies de la Grandeur, Paris: Gallimard, 1979

Boudon, R. Critique de la Sociologie, Paris:P.U.F., 1982.

Bourdieu, P. Sens Pratique, Paris: Minuit, 1980.

Burell G, e Morgan, G. Sociological Paradigms and Organizational Analysis, London: Ashgate Publisching, 1994

Carrieri, A. e Rodrigues, S. As Transformações nas Significações Culturais em uma Empresa de Telecomunicações: De Empresa Pública a Filial Privada, Campinas: Anais do XXV Enanpad, 2001

Carvalho, M. , Redes Sociais: Convergências e Paradoxos na Ação Estratégica, Anais do XXVI Enanpad, 2002.

Cavedon, N. Pode Chegar Freguês: A Cultura Organizacional do Mercado Público de Porto Alegre, Salvador: Anais do XXVI Enanpad, 2002.

César, C. e Machado-Da-Silva, C. Identidade Organizacional: O Caso Telepar Brasil Telecom, Salvador: Anais do XXVI Enanpad, 2002.

Correa, M., Pimenta, S. e Dias, S . Reestruturação Produtiva e Relações de Trabalho: Representações Sociais e Identidade na Nova Cultura Organizacional, Anais do XXVI Enanpad, 2002.

Dejours, C. "Intelligence Pratique et Sagesse Pratique: Deux Dimensions Meconnues du Travail Reel", Education Permanente, n. 116, 1993

Dias, C. e Loiola, E. Conflito, Cooperação e Aprendizado nos Complexos Agroindustriais: O Caso do Instituto Biofábrica de Cacau de Ilhéus, Campinas, Anais da XXV Enanpad, 2001.

Erikson, E. Adolescence et Crise - La Quête de L ‘Identité, Paris: Flammarion, 1972.

Faria, A. Teorias de Estratégia, Estratégias de Pequenas Empresas e Estratégias Teóricas: Estudo de Caso em Rede Assimétrica no Setor de Telecomunicações no Brasil, Campinas: Anais do XXV Enanpad, 2001.

Fonseca, V. E Machado-da-Silva, C. Indivíduo, Organização e Ambiente: Bases para a Conversação entre Três Perspectivas de Estudo da Estratégia em Organizações, Campinas: Anais do XXV Enanpad, 2001

Ghadiri, D e Davel, E. Identity and Organizations in Becoming, Salvador, Anais do XXVI Enanpad, 2002.

Goffman, E. The Presentation of Self in Every Day Life, Garden City, N.Y: Doubleday, 1959

Granovetter, M. The Strength of Weak Ties, American Journal of Sociology, vol. 78, n.6, May 1973: 1360-1380.

Inocêncio, R. e Machado-da-Silva, C. Posicionamento Estratégico em Duas Organizações Cooperativas Paranaenses: Articulando Esquemas Interpretativos e Contexto Institucional, Campinas: Anais do XXV Enanpad, 2001.

Lengler, J e Cavedon, N. De Templo de Consumo a Representação Mitológica: Um Olhar Etnográfico Desconstrutivo sobre os Ritos no Shopping Center, Campinas: Anais do XXV Enanpad, 2001.

Mazilli, C, Paixão, R. E Lemos, L. Análise do Significado do Trabalho no Judiciário,Salvador: Anais do XXVI Enanpad, 2002.

Mintzberg, H. Gerando Organizações Eficazes, São Paulo, Atlas, 2000.

Misoczky, M. Campo de Poder e Ação em Bourdieu: Implicações de seu Uso em

Estudos Organizacionais, Campinas,A nais do XXV Enanpad., 2001.

Nohria, N. Eccles, R. Networks and organizations. Boston: Harvard Business School Press, 1992.

Rodrigues, S. e Child, J. The Dynamics of Organizational Identity: Construction and Deconstruction, Salvador, Anais do XXVI Enanpad, 2002.

Rossini, A., Crubellate, J.M. e Mendes, A. Reação Cultural à Aquisição: Estudo do Caso Santander/Noroeste, Revista de Administração Contemporânea, vol. 5, n. 1, janeir/abril, 2002

Sainsaulieu, R. L’Identité au Travail, Paris:FENSP, 1977.

Simon, H. Administrative Behavior, New York: Doubleday, 1947

Smircich, L. Organizations as Shared Meanings. In Organizational Symbolism vol. (eds. L. Pondy), Greenwich, JAl., 1983a

Smircich, L. Studing Organizations as Cultures. In Beyond Method: Strategies for Social Research vol. (eds. G. Morgan), Bervely Hills, Sage, 1983b

Vasconcelos, I. e Vasconcelos, F. Gestão de Recursos Humanos e Identidade Social: Um Estudo Crítico, in Revista de Administração de Empresas da EAESP/FGV, vol. 42, n.1, jan/mar 2002, pp.64-78.

  • Albert, S, Ashforth, B, Dutton, J. "Organizational Identity and Identification: Charting New Waters and Building New Bridges", The Academy of ManagementReview, vol 25, n.1, January, pp.13-18., 2000.
  • Barbosa, S. e Machado-Da-Silva, C Competitividade Organizacional: Eficiência Operacional e Conformidade Institucional na Formação de Estratégias, Salvador: Anais do XXVI Enanpad, 2002.
  • Berger, P.e Luckmann, T. The Social Construction of Reality,New York: Doubleday, 1967.
  • Berger, P. Perspectivas Sociológicas: Uma Visão Humanística, Petrópolis, Vozes, 1989
  • Boudon, R Critique de la Sociologie, Paris:P.U.F., 1982.
  • Bourdieu, P Sens Pratique, Paris: Minuit, 1980.
  • Burell G, e Morgan, G Sociological Paradigms and Organizational Analysis, London: Ashgate Publisching, 1994
  • Carrieri, A. e Rodrigues, S As Transformações nas Significações Culturais em uma Empresa de Telecomunicações: De Empresa Pública a Filial Privada, Campinas: Anais do XXV Enanpad, 2001
  • Carvalho, M. , Redes Sociais: Convergências e Paradoxos na Ação Estratégica, Anais do XXVI Enanpad, 2002.
  • Cavedon, N. Pode Chegar Freguês: A Cultura Organizacional do Mercado Público de Porto Alegre, Salvador: Anais do XXVI Enanpad, 2002.
  • César, C. e Machado-Da-Silva, C. Identidade Organizacional: O Caso Telepar Brasil Telecom, Salvador: Anais do XXVI Enanpad, 2002.
  • Correa, M., Pimenta, S. e Dias, S Reestruturação Produtiva e Relações de Trabalho: Representações Sociais e Identidade na Nova Cultura Organizacional, Anais do XXVI Enanpad, 2002.
  • Dejours, C. "Intelligence Pratique et Sagesse Pratique: Deux Dimensions Meconnues du Travail Reel", Education Permanente, n. 116, 1993
  • Dias, C. e Loiola, E. Conflito, Cooperação e Aprendizado nos Complexos Agroindustriais: O Caso do Instituto Biofábrica de Cacau de Ilhéus, Campinas, Anais da XXV Enanpad, 2001.
  • Faria, A. Teorias de Estratégia, Estratégias de Pequenas Empresas e Estratégias Teóricas: Estudo de Caso em Rede Assimétrica no Setor de Telecomunicações no Brasil, Campinas: Anais do XXV Enanpad, 2001.
  • Fonseca, V. E Machado-da-Silva, C. Indivíduo, Organização e Ambiente: Bases para a Conversação entre Três Perspectivas de Estudo da Estratégia em Organizações, Campinas: Anais do XXV Enanpad, 2001
  • Ghadiri, D e Davel, E Identity and Organizations in Becoming, Salvador, Anais do XXVI Enanpad, 2002.
  • Goffman, E. The Presentation of Self in Every Day Life, Garden City, N.Y: Doubleday, 1959
  • Granovetter, M. The Strength of Weak Ties, American Journal of Sociology, vol. 78, n.6, May 1973: 1360-1380.
  • Inocêncio, R. e Machado-da-Silva, C. Posicionamento Estratégico em Duas Organizações Cooperativas Paranaenses: Articulando Esquemas Interpretativos e Contexto Institucional, Campinas: Anais do XXV Enanpad, 2001.
  • Lengler, J e Cavedon, N De Templo de Consumo a Representação Mitológica: Um Olhar Etnográfico Desconstrutivo sobre os Ritos no Shopping Center, Campinas: Anais do XXV Enanpad, 2001.
  • Mazilli, C, Paixão, R. E Lemos, L. Análise do Significado do Trabalho no Judiciário,Salvador: Anais do XXVI Enanpad, 2002.
  • Mintzberg, H. Gerando Organizações Eficazes, São Paulo, Atlas, 2000.
  • Nohria, N. Eccles, R. Networks and organizations. Boston: Harvard Business School Press, 1992.
  • Rodrigues, S. e Child, J. The Dynamics of Organizational Identity: Construction and Deconstruction, Salvador, Anais do XXVI Enanpad, 2002.
  • Rossini, A., Crubellate, J.M. e Mendes, A. Reação Cultural à Aquisição: Estudo do Caso Santander/Noroeste, Revista de Administração Contemporânea, vol. 5, n. 1, janeir/abril, 2002
  • Simon, H Administrative Behavior, New York: Doubleday, 1947
  • Smircich, L. Organizations as Shared Meanings. In Organizational Symbolism vol. (eds. L. Pondy), Greenwich, JAl., 1983a
  • Smircich, L Studing Organizations as Cultures. In Beyond Method: Strategies for Social Research vol. (eds. G. Morgan), Bervely Hills, Sage, 1983b

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2003
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br