Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos da influência do líder na aprendizagem dos liderados em ambiente altamente estruturado: um estudo em agências de bancos

Resumos

Este artigo trata da influência dos líderes na facilitação do processo de aprendizagem do grupo de atendimento aos clientes, em agências bancárias, que é um ambiente altamente padronizado e pouco flexível. Está fundamentado em uma pesquisa exploratória que utilizou a entrevista em profundidade realizada com 12 funcionários de atendimento de agências bancárias, de três diferentes grandes bancos privados nacionais. Foi aplicada a Análise de Conteúdo para interpretar os dados obtidos. Os resultados da análise mostraram que os líderes são tidos, de maneira geral, como capazes, apoiadores, incentivadores de um ambiente participativo, desde que isto leve ao cumprimento à risca das normas bancárias. A rigidez e homogeneização dos procedimentos engessam a autoexpressão e provoca uma elevada rotatividade de pessoal. Portanto, dado que o atendimento de clientes tem que ocorrer dentro das normas, ao líder cabe um papel de coadjuvante no processo de aprendizagem.


This article treats of the leaders’ influence in the facilitation of the learning process of the service group to the customers, in bank agencies, that it is an environment highly standardized and little flexible. It is based in an exploratory research that it used the in depth interview accomplished with 12 clerical service employees of bank agencies, of three great different national private banks. The Content Analysis was applied to interpret the obtained data. The results of the analysis showed that the leaders are taken, in a general way, as capable, supportive, encouraging of participation, since this light to the execution precisely of the bank norms. The rigidity and homogenization of the procedures plasters the self-expression and it provokes a high personnel turnover. Therefore, given that the service of customers has to happen inside of the norms, to the leader a paper fits of co-assistant in the learning process.


Aspectos da influência do líder na aprendizagem dos liderados em ambiente altamente estruturado: um estudo em agências de bancos

Wilson AromaI; Reynaldo Cavalheiro MarcondesII

IProf. da Universidade Presbiteriana Mackenzie

IIProf. do PPGAE da Universidade Presbiteriana Mackenzie

RESUMO

Este artigo trata da influência dos líderes na facilitação do processo de aprendizagem do grupo de atendimento aos clientes, em agências bancárias, que é um ambiente altamente padronizado e pouco flexível. Está fundamentado em uma pesquisa exploratória que utilizou a entrevista em profundidade realizada com 12 funcionários de atendimento de agências bancárias, de três diferentes grandes bancos privados nacionais. Foi aplicada a Análise de Conteúdo para interpretar os dados obtidos. Os resultados da análise mostraram que os líderes são tidos, de maneira geral, como capazes, apoiadores, incentivadores de um ambiente participativo, desde que isto leve ao cumprimento à risca das normas bancárias. A rigidez e homogeneização dos procedimentos engessam a autoexpressão e provoca uma elevada rotatividade de pessoal. Portanto, dado que o atendimento de clientes tem que ocorrer dentro das normas, ao líder cabe um papel de coadjuvante no processo de aprendizagem.

ABSTRACT

This article treats of the leaders' influence in the facilitation of the learning process of the service group to the customers, in bank agencies, that it is an environment highly standardized and little flexible. It is based in an exploratory research that it used the in depth interview accomplished with 12 clerical service employees of bank agencies, of three great different national private banks. The Content Analysis was applied to interpret the obtained data. The results of the analysis showed that the leaders are taken, in a general way, as capable, supportive, encouraging of participation, since this light to the execution precisely of the bank norms. The rigidity and homogenization of the procedures plasters the self-expression and it provokes a high personnel turnover. Therefore, given that the service of customers has to happen inside of the norms, to the leader a paper fits of co-assistant in the learning process.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

  • ARGYRIS, Chris, SCHÖN, Donald A. Organization learning II: theory, method and practice New York: Adison-Wesley Publishing Company, 1996.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977.
  • BASTOS, Antonio Virgílio, GONDIM, Sônia M.G., LOIOLA, Elizabeth, MENEZES, Igor G., NAVIO, Victor Luis R. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 2, 2002,Recife. Anais...Recife: Observatório da Realidade Organizacional: PROPAD/UFPE: ANPAD, 2002. 1 CD.
  • BCB - Banco Central do Brasil. [on line] Disponível em: http://BCB.org.br Acesso em 04 nov. 2000.
  • BERNARDI, Maria Amália, et al. As 100 melhores empresas para você trabalhar. Exame, São Paulo, encarte da revista nº 721, agos 2000.
  • BETHEL, Sheila Murray. Qualidades que fazem de você um líder São Paulo: Makron Books, 1997.
  • BOYETT, Joseph, BOYETT, Jimmie. O guia dos gurus - os melhores conceitos e práticas de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • CARCIONE, Sandra Grant. Serviços bancários personalizados São Paulo: IBCB, 1990.
  • CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais São Paulo: Cortez, 1998.
  • DAVENPORT, Thomas, PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • DE GEUS, Arie. A empresa viva Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • FEBRABAN. Balanço social dos bancos, 1999 [on line]. Disponível em <http://www.febraban.org.br/dadosgerais> Acesso em 04 nov. 2000.
  • FLEURY, Afonso Carlos, FLEURY, Maria Teresa L. Aprendizagem e inovação organizacional - as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas, 1997.
  • GALBRAITH, Jay R., LAWLER III, Edward E., et. al. Organizando para competir no futuro - estratégia para gerenciar o futuro das organizações. São Paulo: Makron Books, 1995.
  • GARVIN, David A. Building a learning organization In Harvard Business Review, July/August, 1993.
  • GIANESI, Irineu G. N., CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços- operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1994.
  • GROVE, Andrew. Administração de alta performance - transformando subordinados e colaboradores em uma equipe altamente produtiva. São Paulo: Futura, 1997.
  • HALL, Richard. Organizations: structures, processes, and outcomes. 8 ed. New Jersey: Prentice Hall, 2002.
  • HAMEL, Gary, PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro - estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • HELGESEN, Sally. Liderando pela base In HESSELBEIN, Frances, GOLDSMITH, Marshall, BECKHARD, Richard. O líder do futuro - visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, 1998.
  • HERSEY, P., BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986
  • KOTTER, John P. Afinal, o que fazem os líderes - a nova face do poder e da estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • KOUZES, James M., POSNER, Barry Z. O desafio da liderança Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • MARSHALL, Stephanie Pace. Criando comunidades vigorosas centradas no aprendizado para o século XXI In HESSELBEIN, Frances, GOLDSMITH, Marshall, BECKHARD, Richard. A organização do futuro - como preparar hoje as empresas de amanhã. São Paulo: Futura, 1997.
  • McGEE, James, PRUSAK, Laurence. Gerenciamento estratégico da informação Rio de Janeiro: Campus, 1998.
  • McTAVISH, Ronald & PERRIEN, Jean. Marketing nos bancos comerciais IBCB, 1991.
  • MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1996.
  • MUSSNUG, Kenneth J., HUGHEY, Aaron W. A verdade sobre as equipes. HSM Management, São Paulo, mai/jun 1998, n° 8, p. 140-46.
  • NONAKA, Ikujiro, TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa - como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • NORMANN, Richard. Administração de serviços - estratégia e liderança na empresa de serviços. São Paulo: Atlas, 1993.
  • OLIVEIRA, Nelio, et. al. Gênero e novas perspectivas de trabalho: um estudo junto a mulheres gerentes de atendimento no Banco do Brasil. In: ENCONTRO DA ANPAD, XXIV, set 2000, Florianópolis - Brasil. Resumo dos trabalhos - ENAMPAD 00 - resumos (impressos) e textos integrais (CD-ROM). Rio de Janeiro: ANPAD, 2000.
  • PASTORE, José. Recursos humanos e relações do trabalho com especial ênfase no caso de bancos São Paulo: IBCB, 1995.
  • PATTON, Michael Q. Qualitative evaluation and research methods 2nd. Newbury Park: Sage, 1990.
  • RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica - para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Stiliano, 2001.
  • REICHHELD, Frederick F. A estratégia da lealdade - a força que mantém clientes e funcionários e sustente crescimento, lucros e valor. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
  • ROBERTS, Charlotte, ROSS, Rick, SMITH, Bryan. Campos de liderança In SENGE, Peter, et al. A quinta disciplina caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
  • SEGNINI, Liliana. A liturgia do poder: trabalho e disciplina. São Paulo: EDUC, 1988.
  • ____, Mulheres no trabalho bancário São Paulo: EDUSP, 1998.
  • SENGE, Peter. Rethinking leadership in the learning organization. The Systems Thinker. Pegasus Communications, February 1996, [on line]. Disponível em: <http://www.proquest.umi.com/pqdweb> Acesso em 03 jul. 2000.
  • _______, Interview with Peter Senge: Rethinking Leadership Executive Excellence. Provo, May 1998, [on line]. Disponível em: <http://www.proquest.umi.com/pqdweb> Acesso em 03 jul. 2000.
  • _______, As cinco disciplinas. HSM Management, São Paulo, jul/agos 1998b, n° 9, p.182-88.
  • _______, A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Seller, 1999.
  • _______, Creative tension In Executive Excellence. Provo, Jan 1999b, [on line]. Disponível em: <http://www.proquest.umi.com/pqdweb> Acesso em 03 jul. 2000.
  • _______, Além da quinta disciplina. HSM Management, São Paulo, mar/abr 2000, n° 19, p.18-22.
  • STEIN, Robert G., PINCHOT, Gifford. Building an intelligent organization In Association Management. Washington, Nov 1995, [on line]. Disponível em: <http://www.proquest.umi.com/pqdweb> Acesso em 03 jul. 2000.
  • VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração São Paulo: Atlas, 1998.
  • WHITELEY, Richard. Foco no cliente. HSM Management, São Paulo, sete/out 1997, n° 4, p. 62-68.
  • _______, A empresa totalmente voltada para o cliente Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • WICK, Calhoun W., LEÓN, Lu Stanton. O desafio do aprendizado - como fazer sua empresa estar sempre à frente do mercado. São Paulo: Nobel, 1996.
  • WRIGHT, Peter, KROLL, Mark J., PARNELL, John. Administração estratégica - conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
  • XAVIER, Ernani P. Marketing bancário: supremacia do cliente. São Paulo: IBCB, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2004
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br