Acessibilidade / Reportar erro

Responsabilidade social nas empresas: uma questão de imagem ou de essência?

Resumos

Este artigo, por meio de uma abordagem teórica, discute possíveis relações entre as ações sociais corporativas e o processo de obtenção de legitimidade organizacional por meio do uso do gerenciamento de impressões. O conceito de responsabilidade social adotado refere-se à atuação legítima e voluntária das empresas com a comunidade externa e interna, na qual ela está inserida, ou seja, o envolvimento das empresas com atividades e ações que possam contribuir para manter ou aumentar o bem-estar social (Aligleri e Borinelli, 2001). Para atender ao objetivo proposto, utiliza-se como subsídio a teoria de Gerenciamento de Impressões. O processo de gerenciamento de impressões é entendido como todas as atividades que um ator social (indivíduo, grupo ou organização) desenvolve no sentido de influenciar o modo como os outros o vêem, visando à criação de uma imagem social desejada. Apresenta-se, então, três situações possíveis quanto ao impacto das ações de responsabilidade social na imagem corporativa das organizações: 1) essência com pouco reflexo na imagem; 2) imagem e essência; e 3) imagem com pouca essência.


This paper discusses the possible relationships between corporate social actions and organizational legitimization processes through a theoretical approach. The concept of social responsibility refers to the legitimate and voluntary actions of companies with society and its internal public, in other words, the companies’ commitment with activities that may contribute to maintain or to increase the social well-being (ALIGLERI and BORINELLI, 2001). In order to develop the discussion proposed, the Impressions Management theory is used. Impressions management is understood as all activities that a social actor (individual, group or organization) develops in order to control the way one see himself, searching to create a desired social image. It is presented three possible situations of how social responsibility actions can impact corporate image: 1) substance with little impact on image; 2) image and substance; and 3) image with little substance.


Responsabilidade social nas empresas: uma questão de imagem ou de essência?

J. Ricardo C. de MendonçaI ; Julio Cesar de Santana GonçalvesII

IObservatório/PROPAD/UFPE E PPGA/UFRGS

IIObservatório/PROPAD/UFPE

RESUMO

Este artigo, por meio de uma abordagem teórica, discute possíveis relações entre as ações sociais corporativas e o processo de obtenção de legitimidade organizacional por meio do uso do gerenciamento de impressões. O conceito de responsabilidade social adotado refere-se à atuação legítima e voluntária das empresas com a comunidade externa e interna, na qual ela está inserida, ou seja, o envolvimento das empresas com atividades e ações que possam contribuir para manter ou aumentar o bem-estar social (Aligleri e Borinelli, 2001). Para atender ao objetivo proposto, utiliza-se como subsídio a teoria de Gerenciamento de Impressões. O processo de gerenciamento de impressões é entendido como todas as atividades que um ator social (indivíduo, grupo ou organização) desenvolve no sentido de influenciar o modo como os outros o vêem, visando à criação de uma imagem social desejada. Apresenta-se, então, três situações possíveis quanto ao impacto das ações de responsabilidade social na imagem corporativa das organizações: 1) essência com pouco reflexo na imagem; 2) imagem e essência; e 3) imagem com pouca essência.

ABSTRACT

This paper discusses the possible relationships between corporate social actions and organizational legitimization processes through a theoretical approach. The concept of social responsibility refers to the legitimate and voluntary actions of companies with society and its internal public, in other words, the companies' commitment with activities that may contribute to maintain or to increase the social well-being (ALIGLERI and BORINELLI, 2001). In order to develop the discussion proposed, the Impressions Management theory is used. Impressions management is understood as all activities that a social actor (individual, group or organization) develops in order to control the way one see himself, searching to create a desired social image. It is presented three possible situations of how social responsibility actions can impact corporate image: 1) substance with little impact on image; 2) image and substance; and 3) image with little substance.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

  • ALBERT, S. e WHETTEN, D. A. Organizational identity. In: CUMMINGS, L. L. e STAW, B. M. (eds.), Research in organizacional behavior, v. 7, Greenwich, CT: JAI, 1985.
  • ALIGLERI, Lilian Mara; BORINELLI, Benilson. Responsabilidade social nas grandes empresas da região de Londrina. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2001. 1 CD.
  • ALMEIDA, Fernando. Empresa e responsabilidade social. Gazeta Mercantil, São Paulo, 15 jun.1999, p. A-2.
  • ALVESSON, Mats. Organization: from substance to image. Organization Studies, v. 11, n. 3, 1990. p. 373-394.
  • BROWN, Andrew D. Politics, symbolic action and myth making in pursuit of legitimacy. Organization Studies, v. 15, n. 6, Berlin, p.861-878, 1994.
  • CALDAS, Miguel P. e WOOD Jr., Thomaz. Identidade organizacional. In: CALDAS, Miguel P. e WOOD Jr., Thomaz. Transformação e realidade organizacional: uma perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 1999.
  • DEAUX, Kay; WRIGHTSMAN, Lawrence S. Social Psychology 5. ed. USA: Brooks/ Cole, 1988.
  • DIMAGGIO, Paul J.; POWELL, Walter W. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organization fields. In: POWELL, Walter W.; DIMAGGIO, Paul J. The new institutionalism in organizational analysis London: University of Chicago Press, 1991. p. 63-82.
  • EUSKE, Nancy A.; ROBERTS, Karlene H. Evolving perspectives in organizational theory: communication implications. In: JABLIN, Frederic M.; PUTNAM, Linda L.; ROBERTS, Karlene H.; PORTER, Lyman W. (eds). Handbook of organizational communication: an interdisciplinary perspective. United States: Sage Publications, 1987. p. 41-69.
  • GARDNER, W. L.; MARTINKO, M. J. Impression management in organization. Journal of Management, v.14, p.311-338, 1988.
  • HATCH, Mary Jo e SCHULTZ, Majken. Relations between organizational culture, identity and image. European Journal of Marketing v. 31, n. 5/6, 1997. p. 356- 365.
  • HOOGHIEMSTRA, Reggy. Corporate communication and impression management - new perspectives why companies engage in corporative social reporting. Journal of Business Ethics, v. 27, p.55-68, 2000.
  • IPEA. Bondade ou interesse? Como e por que as empresas atuam na área social. [Rio de Janeiro], 2001.
  • JONES, E. E.; PITTMAN, T. S. Toward a general theory of strategic selfpresentation. In: SULS, J. (ed), Psychological perspectives on the self v.1. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1982. p. 231-262.
  • MACHADO, Hilka Vier; KOPITTKE, Bruno. A identidade no contexto organizacional: perspectivas múltiplas de estudo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 2., 2002, Recife. Anais... Recife: Observatório da Realidade Organizacional: PROPAD/UFPE: ANPAD, 2002. 1 CD.
  • MAKOWER, J. Business for social responsibility. Beyond the botton line - putting social responsibility to work for your business and the world. New York: Simon & Schuster, 1994, 335p.
  • MARTINELLI, Antonio Carlos. Empresa-cidadã: uma visão inovadora para uma ação transformadora. In: IOSCHPE, Evelyn Berg (org.). 3º Setor: Desenvolvimento Social Sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • MELO NETO, Francisco Paulo de. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
  • ________; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
  • MENDONÇA, José Ricardo Costa de; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; ESPÍRITO SANTO, Tanúzia Maria Vieira. Gerenciamento de impressões, comunicações e ações simbólicas como elementos facilitadores na gestão de processos de mudança organizacional. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 1999. 1 CD.
  • ______; FACHIN, Roberto Costa. Impressions management, power, and politics: mysteries that surround our vain epistemology: a theoretical exercise. In: EUROPEAN GROUP FOR ORGANIZATIONAL STUDIES - EGOS COLLOQUIUM, 17., 2001, Lyon. The Odyssey of Organizing: sub theme n. 3, Organizational Theatre. Lyon. 2001.
  • ______; AMANTINO-DE-ANDRADE, Jackeline. Teoria institucional e gerenciamento de impressões: em busca de legitimidade organizacional através do gerenciamento da imagem corporativa. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 2., 2002, Recife. Anais... Recife: Observatório da Realidade Organizacional: PROPAD/UFPE: ANPAD, 2002. 1 CD.
  • MEYER, J. W.; ROWAN, B. Institucionalized organizations: formal structures as myth and cereminy. In: MEYER, J. W.; SCOTT, W. R. Organizational environments ritual and rationality London: Sage, 1991. p. 41-62.
  • MOHAMED, A. Amin; GARDNER, William L.; PAOLILLO, Joseph G. H. A taxonomy of organizational impressiom management tacticas. Advances in Competitiveness Research, v. 7, n.1, Indiana, 1999. p. 108-123.
  • PELIANO, Anna Maria. Ação melhora a imagem da empresa. Jornal do Commercio, Recife, 22 jul. 2002. Caderno Economia, p. 7.
  • PFEFFER, Jeffrey; SALANCIK, Gerald R. The external control of organizations: a resource dependence perspective. New York: Harpes & Row, 1978.
  • RABAÇA,Carlos Alberto e BARBOSA, Gustavo Guimarães. Dicionário de comunicação 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
  • SCHOMMER, Paula Chies; FISCHER, Tânia. Cidadania empresarial no Brasil: os dilemas conceituais e a ação de três organizações baianas. Organizações & Sociedade, v. 6, n. 15, maio/agosto, p. 99-118, 1999.
  • SCHLENKER, Barry R. Impression Management: the self-concept, social identity, and interpessol relations. USA: Brooks/Cole, 1980.
  • SCOTT, W. R. Conceptions of environments. In: SCOTT, W. R.; TERRELL, David L. Organizations: rational, natural and open systems. 4th. ed. London: Prentice Hall, 1998. Cap. 6, p. 123-217.
  • SNIDER, Mark; COPELAND, John. Self-monitoring process in organizational settings. In: GIACALONE, Robert A.; ROSENFELD, Paul (eds). Impression management in the organization LEA, USA: 1989.
  • SMIRCICH, Linda. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quartely, v. 28, September, Ithaca, p.339-358, 1983.
  • SUCHMAN, Mark C. Managing legitimacy: strategic and institutional approaches. In: Academy of Management Review, v. 20, n. 3, p. 571-610, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2004
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br