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Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Organ. Soc. vol.12 no.33 Salvador Apr./June 2005

https://doi.org/10.1590/S1984-92302005000200005 

ARTIGOS ARTICLES

 

Do saber aos saberes: comparando as noções de qualificação e de competência

 

 

Adriane VieiraI; Talita Ribeiro da LuzII

IProfª FEAD/MG
IIProfª Faculdade Novos Horizontes

 

 


RESUMO

O artigo trata da distinção entre o conceito de qualificação, que tem raízes na Sociologia e na Economia, e a noção de competência, que se funda na Educação e na Psicologia. Duas teses se contrapõem: a da ampliação e substituição do conceito de qualificação e a do deslocamento conceitual. O artigo trata ainda das dimensões conceitual, experimental e social da qualificação, mostrando que a noção de competência enfatiza a dimensão experimental e enfraquece as dimensões conceitual e social. Na busca de evidências foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, comparando-se dois casos: uma organização do setor automotivo e outra do setor de telecomunicações. Os resultados da pesquisa corroboram a tese do deslocamento e mostram que a dimensão experimental é reforçada na gestão de competências.

ABSTRAT

This article examines the differences between the concept of qualification, from Sociology and Economy, and the notion of competence, based on Education and Psychology. There are two opposite thesis: the first one supports the idea of enlargement (amplification) and replacement of the concept of qualification, and the second, the conceptual displacement of the same concept. The article also examines the conceptual , experiential and social dimensions of qualification, and shows that the competence idea emphasizes the experiential dimension and weakens the social and conceptual ones. Searching for evidences, a qualitative research was conducted by comparing two cases: an organization from the automotive industry, and another from the telecommunications industry. The results corroborate the thesis of displacement and show that the experiential dimension is reinforced by the management of competences.


 

 

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Full text available only in PDF format.

 

 

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