Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento da liderança formal: o modelo de gestão da Siemens

Resumos

Neste trabalho apresentamos um estudo de caso, realizado na Siemens do Brasil, que abrange as fases iniciais de um projeto de desenvolvimento da ação da liderança formal com o intuito de melhorar os resultados corporativos e, ao mesmo tempo, consolidar a qualidade dos relacionamentos interpessoais, grupais e intergrupais. A liderança tem sido discutida, ao longo dos anos, abordando-se as características dos líderes, as relações de poder e autoridade, as contingências que afetam o seu exercício e a necessidade de que os objetivos organizacionais sejam alcançados. O projeto em implantação na Siemens do Brasil busca incorporar aspectos dessas várias abordagens e operacionalizá-las em um modelo de gestão. Esse modelo contempla a utilização de um conjunto de competências, formatado conforme seu contexto empresarial, que permita à sua liderança formal criar e desenvolver visões inspiradoras e planos compartilhados, bem como liderar a ação, alcançando resultados controlados com o uso do Balanced Scorecard.


In this paper we present a case study carried through at Siemens-Brazil, which covers the first steps of a project oriented to their formal leadership. The purpose of the project is to improve the corporate results while consolidating the high quality of their personal relationships. Over the years, leadership has been depicted in many ways, focusing on the leaders' attributes, authority and power relations, different contingencies which can affect its effectiveness, and the necessity to achieve the corporate targets. This project under implementation at Siemens-Brazil was designed to incorporate aspects of different leadership approaches in a particular model, which encompasses a bundle of competencies, formatted according to their specific circumstances, which shall enable their leaders to inspire people, develop plans and lead the actions to achieve the targets set and controlled by using the BSC model.


ARTIGOS ARTICLES

Desenvolvimento da liderança formal: o modelo de gestão da Siemens

Edison Fernandes PoloI; Marcia Di Creddo MaximoII; Wilson WeberIII

IProf. FEA/USP

IIEngenheira Química/Siemens

IIIProf. ESPM Business School

RESUMO

Neste trabalho apresentamos um estudo de caso, realizado na Siemens do Brasil, que abrange as fases iniciais de um projeto de desenvolvimento da ação da liderança formal com o intuito de melhorar os resultados corporativos e, ao mesmo tempo, consolidar a qualidade dos relacionamentos interpessoais, grupais e intergrupais. A liderança tem sido discutida, ao longo dos anos, abordando-se as características dos líderes, as relações de poder e autoridade, as contingências que afetam o seu exercício e a necessidade de que os objetivos organizacionais sejam alcançados. O projeto em implantação na Siemens do Brasil busca incorporar aspectos dessas várias abordagens e operacionalizá-las em um modelo de gestão. Esse modelo contempla a utilização de um conjunto de competências, formatado conforme seu contexto empresarial, que permita à sua liderança formal criar e desenvolver visões inspiradoras e planos compartilhados, bem como liderar a ação, alcançando resultados controlados com o uso do Balanced Scorecard.

ABSTRACT

In this paper we present a case study carried through at Siemens-Brazil, which covers the first steps of a project oriented to their formal leadership. The purpose of the project is to improve the corporate results while consolidating the high quality of their personal relationships. Over the years, leadership has been depicted in many ways, focusing on the leaders' attributes, authority and power relations, different contingencies which can affect its effectiveness, and the necessity to achieve the corporate targets. This project under implementation at Siemens-Brazil was designed to incorporate aspects of different leadership approaches in a particular model, which encompasses a bundle of competencies, formatted according to their specific circumstances, which shall enable their leaders to inspire people, develop plans and lead the actions to achieve the targets set and controlled by using the BSC model.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

BASS, B. M. Leadership and performance beyond expectations. New York: Free Press, 1985.

BECKHARD, Richard. Organization Development: strategies and models. Mass.: Addison-Wesley, 1969.

BENNIS, Warren G. Organization Development: its nature, origins and prospects. Mass.: Addison-Wesley, 1969. BERGAMINI, Cecilia Whitaker. O líder eficaz. São Paulo: Atlas, 2002.

______. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994. BLAKE, Robert R.; MOUTON, Jane Srygley. Building a dynamic corporation through organization development. Mass.: Addison-Wesley, 1969.

BRYMAN, Alan E. Charisma and leadership in organizations. London: Sage, 1992. BURNS, J. M. Leadership. New York: Harper & Row, 1978. CAMPOMAR, Marcos Cortez. Do uso do estudo de caso em pesquisas para dissertações e teses em administração. Revista de Administração. São Paulo: v. 26, no 3, p. 95-97, jul./set. 1991.

CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 1977.

CHARAN, Ram; COLVIN, Geoffrey. Por que um líder cai? Fortune Americas, ano 2, no 34, jun. 1999.

CHIN, Robert; BENNE, Kenneth D. General strategies for effecting changes in human systems. In: BENNIS, Warren G., BENNE, Kenneth. D.; CHIN, Robert. The planning of change. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1969.

COURPASSON, D. Managerial strategies of domination: power in soft bureaucracies. Organization Studies, v. 21, n. l, p. 141-161, Winter 2000.

DRUCKER, Peter F. They're not employees, they are people. Harvard Business Review, p. 70, Feb. 2002.

ETZIONI, Amitai. Análise comparativa das organizações complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio Século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FIEDLER, Fred E.; CHEMERS, Martin M. Leadership and effective management. Glenview: Scott-Foresman, 1974.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

FRENCH, Wendell L.; BELL Jr., Cecil H. Organization Development: behavioral science interventions for organization improvement. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1973.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987.

GREY, C.; GARSTEN, C. Trust, control and post-bureaucracy. Organization Studies, v. 22, n. 2, p. 229-249, March 2001.

HAMBURGER, Yair Amichai. Mathematical Leadership Vision. The Journal of Psychology, v. 134, n. 6, p. 601-611, 2000

HATCH, Mary Jo. Organization theory: modern, symbolic, and postmodern perspectives. New York: Oxford, 1997.

HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth H. Management of organizational behavior. 2nd ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1972.

HOLLANDER, Edwin P. Leadership and social exchange processes. In: GERGEN, Kenneth J.; GREENBERG, Martin S.; WILLIS, Richard H. (eds.). Social exchanges: Advances in Theory and Research. New York: Winston-Wiley, 1979.

______. Leaders, groups and influence. New York: Oxford, 1964.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KOTTER, John P. What leaders really do. Harvard Business Review, p. 103-108, May-Jun 1990.

KRAMER, Roderick M. The harder they fall. Harvard Business Review, p. 58-66, Oct. 2003.

LEWIN, Kurt; LIPPIT, Ronald; WHITE, Ralph K. Patterns of aggressive behaviour in experimentally created "social climates". Journal of Social Psychology, n. 10, 1939.

LIKERT, Rensis. Novos padrões de administração. São Paulo: Pioneira, 1971.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina; ARELLANO, Eliete Bernal. Liderança, poder e comportamento organizacional. In: FLEURY, Maria Tereza Leme (org.). As pessoas na organização. 4. ed. São Paulo: Gente, 2002.

MAANEN, John van; KUNDA, Gideon. Real Feelings: emotional expression and organizational culture. In: STAW, Barry. (ed.). Research in organizational behavior, v. 11. Greenwich: JAI Press, 1989.

MARION, Russ; UHL-BIEN, Mary. Leadership in Complex Organizations. The Leadership Quarterly, n. 12, p. 389-418, 2001.

MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento, execução, análise. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MELLO, Fernando Achilles de Faria. Desenvolvimento das organizações: uma opção integradora. Rio de Janeiro: LTC, 1978.

MORIN, Estelle. A procura do sentido. Disponível em <http://www.cartacapital.com.br>. Acesso em 22/10/2003.

MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a arte e a ciência de ser dirigente. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1991.

REITTER, Roland. Peut-on enseigner le leadership? In: L'École des Managers de demain: le professeur du group HEC. Paris: Colection Gestion, 1994.

SCHEIN, Edgar H. Organizational culture and leadership. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1992.

SIEHL, Caren; MARTIN, Joanne. The role of symbolic management: how can managers effectively transmit organizational culture? In: HUNT, James D. et al. (eds.). Leaders and managers: international perspectives on managerial behavior and leadership, p. 227-239. New York: Pergamon, 1984.

SIEMENS AG. Annual report 2004. Disponível em <http://www.siemens.de>. Acesso em 10/01/2005.

SIEMENS LTDA. Informe anual 2004. Disponível em <http://www.siemens.com.br>. Acesso em 10/01/2005.

SILVA, Rosimeri Carvalho da. Controle organizacional, cultura e liderança: evolução, transformações e perspectivas. RAP - Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro: v. 4, no 37, p. 797 - 816, jul./ago. 2003.

SMITH, Peter B.; PETERSON, Mark F. Liderança, organizações e cultura. São Paulo: Pioneira, 1994.

STERNBERG, Robert J. WICS: A model of leadership in organizations. Academy of Management Learning and Education, v. 2, n. 4, p. 386-401, 2003.

STOGDILL, Ralph M. Handbook of leadership: a survey of theory and research. New York: Free Press, 1974.

TANNENBAUM, Robert; SCHMIDT, Warren H. How to choose a leadership pattern. Harvard Business Review, p. 166, May-June, 1973.

THIBAUT, J. W.; KELLEY, H. H. The social psychology of groups. New York: Willey Thompson, 1959.

ULRICH, Dave. A new mandate for Human Resources. In: ______ (ed.). Delivering results: a new mandate for Human Resource professionals. Boston: HBR Books, 1998.

______; ZENGER, Jack; SMALLWOOD, Norm. Liderança orientada para resultados. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

WEBER, Max. Economy and society: an outline of interpretive sociology. Tradução da 4a edição de Wirtschaft und Gesellshaft: Grundriss der verstehenden Soziologie, 1956. New York: Bedminster, 1968. 3v.

YIN, Robert K. Estudo de caso. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

YUKL, Gary A. Leadership in organizations. 2nd ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1989.

ZARIFIAN, Philippe. Objectif compétence: mythe, construction ou realité? Paris: Liasions, 1999.

  • BASS, B. M. Leadership and performance beyond expectations New York: Free Press, 1985.
  • BECKHARD, Richard. Organization Development: strategies and models. Mass.: Addison-Wesley, 1969.
  • BENNIS, Warren G. Organization Development: its nature, origins and prospects. Mass.: Addison-Wesley, 1969.
  • BERGAMINI, Cecilia Whitaker. O líder eficaz São Paulo: Atlas, 2002.
  • ______. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.
  • BLAKE, Robert R.; MOUTON, Jane Srygley. Building a dynamic corporation through organization development Mass.: Addison-Wesley, 1969.
  • BRYMAN, Alan E. Charisma and leadership in organizations. London: Sage, 1992.
  • BURNS, J. M. Leadership New York: Harper & Row, 1978.
  • CAMPOMAR, Marcos Cortez. Do uso do estudo de caso em pesquisas para dissertações e teses em administração. Revista de Administração São Paulo: v. 26, no 3, p. 95-97, jul./set. 1991.
  • CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa São Paulo: McGraw-Hill, 1977.
  • CHARAN, Ram; COLVIN, Geoffrey. Por que um líder cai? Fortune Americas, ano 2, no 34, jun. 1999.
  • CHIN, Robert; BENNE, Kenneth D. General strategies for effecting changes in human systems. In: BENNIS, Warren G., BENNE, Kenneth. D.; CHIN, Robert. The planning of change New York: Holt, Rinehart & Winston, 1969.
  • COURPASSON, D. Managerial strategies of domination: power in soft bureaucracies. Organization Studies, v. 21, n. l, p. 141-161, Winter 2000.
  • DRUCKER, Peter F. They're not employees, they are people. Harvard Business Review, p. 70, Feb. 2002.
  • ETZIONI, Amitai. Análise comparativa das organizações complexas Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
  • FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio Século XXI Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
  • FIEDLER, Fred E.; CHEMERS, Martin M. Leadership and effective management. Glenview: Scott-Foresman, 1974.
  • FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
  • FRENCH, Wendell L.; BELL Jr., Cecil H. Organization Development: behavioral science interventions for organization improvement. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1973.
  • GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social São Paulo: Atlas, 1987.
  • GREY, C.; GARSTEN, C. Trust, control and post-bureaucracy. Organization Studies, v. 22, n. 2, p. 229-249, March 2001.
  • HAMBURGER, Yair Amichai. Mathematical Leadership Vision. The Journal of Psychology, v. 134, n. 6, p. 601-611, 2000
  • HATCH, Mary Jo. Organization theory: modern, symbolic, and postmodern perspectives. New York: Oxford, 1997.
  • HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth H. Management of organizational behavior. 2nd ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1972.
  • HOLLANDER, Edwin P. Leadership and social exchange processes. In: GERGEN, Kenneth J.; GREENBERG, Martin S.; WILLIS, Richard H. (eds.). Social exchanges: Advances in Theory and Research. New York: Winston-Wiley, 1979.
  • ______. Leaders, groups and influence New York: Oxford, 1964.
  • KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • KOTTER, John P. What leaders really do. Harvard Business Review, p. 103-108, May-Jun 1990.
  • KRAMER, Roderick M. The harder they fall. Harvard Business Review, p. 58-66, Oct. 2003.
  • LEWIN, Kurt; LIPPIT, Ronald; WHITE, Ralph K. Patterns of aggressive behaviour in experimentally created "social climates". Journal of Social Psychology, n. 10, 1939.
  • LIKERT, Rensis. Novos padrões de administração. São Paulo: Pioneira, 1971.
  • LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina; ARELLANO, Eliete Bernal. Liderança, poder e comportamento organizacional. In: FLEURY, Maria Tereza Leme (org.). As pessoas na organização 4. ed. São Paulo: Gente, 2002.
  • MAANEN, John van; KUNDA, Gideon. Real Feelings: emotional expression and organizational culture. In: STAW, Barry. (ed.). Research in organizational behavior, v. 11. Greenwich: JAI Press, 1989.
  • MARION, Russ; UHL-BIEN, Mary. Leadership in Complex Organizations. The Leadership Quarterly, n. 12, p. 389-418, 2001.
  • MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento, execução, análise. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
  • MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
  • MELLO, Fernando Achilles de Faria. Desenvolvimento das organizações: uma opção integradora. Rio de Janeiro: LTC, 1978.
  • MORIN, Estelle. A procura do sentido Disponível em <http://www.cartacapital.com.br>. Acesso em 22/10/2003.
  • MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a arte e a ciência de ser dirigente. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1991.
  • REITTER, Roland. Peut-on enseigner le leadership? In: L'École des Managers de demain: le professeur du group HEC Paris: Colection Gestion, 1994.
  • SCHEIN, Edgar H. Organizational culture and leadership 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 1992.
  • SIEHL, Caren; MARTIN, Joanne. The role of symbolic management: how can managers effectively transmit organizational culture? In: HUNT, James D. et al. (eds.). Leaders and managers: international perspectives on managerial behavior and leadership, p. 227-239. New York: Pergamon, 1984.
  • SIEMENS AG. Annual report 2004 Disponível em <http://www.siemens.de>. Acesso em 10/01/2005.
  • SIEMENS LTDA. Informe anual 2004 Disponível em <http://www.siemens.com.br>. Acesso em 10/01/2005.
  • SILVA, Rosimeri Carvalho da. Controle organizacional, cultura e liderança: evolução, transformações e perspectivas. RAP - Revista de Administração Pública Rio de Janeiro: v. 4, no 37, p. 797 - 816, jul./ago. 2003.
  • SMITH, Peter B.; PETERSON, Mark F. Liderança, organizações e cultura São Paulo: Pioneira, 1994.
  • STERNBERG, Robert J. WICS: A model of leadership in organizations. Academy of Management Learning and Education, v. 2, n. 4, p. 386-401, 2003.
  • STOGDILL, Ralph M. Handbook of leadership: a survey of theory and research. New York: Free Press, 1974.
  • TANNENBAUM, Robert; SCHMIDT, Warren H. How to choose a leadership pattern. Harvard Business Review, p. 166, May-June, 1973.
  • THIBAUT, J. W.; KELLEY, H. H. The social psychology of groups. New York: Willey Thompson, 1959.
  • ULRICH, Dave. A new mandate for Human Resources. In: ______ (ed.). Delivering results: a new mandate for Human Resource professionals. Boston: HBR Books, 1998.
  • ______; ZENGER, Jack; SMALLWOOD, Norm. Liderança orientada para resultados Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • WEBER, Max. Economy and society: an outline of interpretive sociology. Tradução da 4a edição de Wirtschaft und Gesellshaft: Grundriss der verstehenden Soziologie, 1956. New York: Bedminster, 1968. 3v.
  • YIN, Robert K. Estudo de caso 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
  • YUKL, Gary A. Leadership in organizations 2nd ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1989.
  • ZARIFIAN, Philippe. Objectif compétence: mythe, construction ou realité? Paris: Liasions, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2005
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br