Acessibilidade / Reportar erro

Da descrição do caso à construção da teoria ou da teoria à exemplificação do caso? Uma das encruzilhadas da produção do conhecimento em administração e áreas afins

Resumos

A abordagem teórico-metodológica do estudo de caso é uma tendência na ciência social aplicada e, em especial, na administração. O objetivo deste artigo é o de discutir não só aspectos conceituais e metodológicos dessa abordagem apontados na literatura, como também analisar 158 artigos publicados no período de 2001 a 2004 nos ENANPADs e em quatro periódicos nacionais da área de administração. Uma das conclusões é a de que apesar de os estudos de casos serem apresentados de modo mais aprofundado do que superficial, a construção teórica associada à comparação com outros casos ainda é insuficiente. Reafirma-se também o predomínio da técnica qualitativa, pois a porcentagem encontrada em cada uma das publicações analisadas ultrapassou 75%. O uso de técnicas combinadas tem crescido nos últimos anos, em detrimento do uso isolado da técnica de entrevista. A ascensão do estudo de caso na atualidade torna necessário ampliar o diálogo de pesquisadores de diversas áreas para que a opção e a adoção a esse modo de fazer ciência sejam decorrentes da análise crítica e consciente de suas possibilidades e limites para a produção do conhecimento, em que pese a triangulação interna (várias fontes de coleta de dados) e a triangulação externa (que requer a explicitação clara dos procedimentos metodológicos adotados).


Case studies have been increasingly applied in Social Sciences and especially in Business Administration. In this article we will discuss theoretical and methodological aspects highlighted in the case study literature and analyze 158 ENANPAD articles (2001-2004) as well as 4 national Business Administration Journals. One of the conclusions is that despite the fact that case studies are presented more thoroughly than superficially, the construction of theoretical models together with the comparison of other cases is presented in a limited way. Qualitative techniques stand out (more than 75%) and the isolated use of interviews has decreased compared with the combination of qualitative techniques. The increase of case studies nowadays makes it necessary to broaden the dialogue among researchers from different fields so that choosing and using this technique derive from the critical and conscious analysis of its limits and potentialities to produce knowledge, and internal triangulation (different data collection sources) as well as external triangulation (which demands clear explanation of the adopted methodological procedures) are taken into account.


ARTIGOS ARTICLES

Da descrição do caso à construção da teoria ou da teoria à exemplificação do caso? Uma das encruzilhadas da produção do conhecimento em administração e áreas afins1 1 Os autores agradecem imensamente a Ivã Santos e Luciana Terra pela participação efetiva na equipe de juízes que procedeu à leitura e à análise dos 158 artigos que fundamentaram a parte empírica deste texto.

Sônia Maria Guedes GondimI; Márcio de Oliveira SáII; Lívia Cruz Tourinho de MeloIII; Silvia Teles BarbosaIV; Clara Mutti VasconcellosV; Sabrina Torres GomesVI

IProfª FFCH/UFBA

IIGraduando de Psicologia FFCH/UFBA

IIIMestranda de Psicologia FFCH/UFBA

IVMestranda em Psicologia Social FFCH/UFBA

VMestranda de Psicologia FFCH/UFBA

VIPsicóloga

RESUMO

A abordagem teórico-metodológica do estudo de caso é uma tendência na ciência social aplicada e, em especial, na administração. O objetivo deste artigo é o de discutir não só aspectos conceituais e metodológicos dessa abordagem apontados na literatura, como também analisar 158 artigos publicados no período de 2001 a 2004 nos ENANPADs e em quatro periódicos nacionais da área de administração. Uma das conclusões é a de que apesar de os estudos de casos serem apresentados de modo mais aprofundado do que superficial, a construção teórica associada à comparação com outros casos ainda é insuficiente. Reafirma-se também o predomínio da técnica qualitativa, pois a porcentagem encontrada em cada uma das publicações analisadas ultrapassou 75%. O uso de técnicas combinadas tem crescido nos últimos anos, em detrimento do uso isolado da técnica de entrevista. A ascensão do estudo de caso na atualidade torna necessário ampliar o diálogo de pesquisadores de diversas áreas para que a opção e a adoção a esse modo de fazer ciência sejam decorrentes da análise crítica e consciente de suas possibilidades e limites para a produção do conhecimento, em que pese a triangulação interna (várias fontes de coleta de dados) e a triangulação externa (que requer a explicitação clara dos procedimentos metodológicos adotados).

ABSTRACT

Case studies have been increasingly applied in Social Sciences and especially in Business Administration. In this article we will discuss theoretical and methodological aspects highlighted in the case study literature and analyze 158 ENANPAD articles (2001-2004) as well as 4 national Business Administration Journals. One of the conclusions is that despite the fact that case studies are presented more thoroughly than superficially, the construction of theoretical models together with the comparison of other cases is presented in a limited way. Qualitative techniques stand out (more than 75%) and the isolated use of interviews has decreased compared with the combination of qualitative techniques. The increase of case studies nowadays makes it necessary to broaden the dialogue among researchers from different fields so that choosing and using this technique derive from the critical and conscious analysis of its limits and potentialities to produce knowledge, and internal triangulation (different data collection sources) as well as external triangulation (which demands clear explanation of the adopted methodological procedures) are taken into account.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BECKER, G. O papel da gestão de pessoas em processos de fusões e aquisições de empresas. Anais do XXVI Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. CD 2002
  • BUFONI, A.L. O rigor na exposição dos estudos de caso simples: um teste empírico em uma universidade brasileira. Anais do XXVI Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. CD 2002.
  • CALDAS, M. Podem Estudos Organizacionais feitos na América Latina ser Relevantes?. Trabalho apresentado no II Colóquio Internacional "Análise de Organizações: Perspectivas Latinas", Salvador - BA, 2003.
  • EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v.14, n.4, pp. 532-550, 1999.
  • GLASER, B & STRAUSS, A. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. Chicago: Aldine, 1967.
  • GERRING, J. What is a case study and what is it good for? American Political Science Review, vol.98, n.2, pp.341-54, 2004.
  • HAMEL, J., DUFOUR, S. & FORTIN, D. Case study methods. California:Sage Publications Inc., 1993.
  • JÓIA, L.A. Geração de modelos teóricos a partir de estudos de casos múltiplos: da teoria à prática. In: Vieira, M. M. F. e Zouain, D.M. (orgs.) Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV, pp.123-149, 2004.
  • KIDD, S.A. The role of qualitative research in psychological journals. Psychological Methods. v.7, n.1., pp. 126-138, 2002.
  • KOPINAK, J.K. The use of triangulation in a study of refugee well-being. Quality & Quantity, (Netherlands) v.33, pp.169-183, 1999.
  • LEVY, P. A methodological framework for practice-based research in networked learning. Instructional Science. Netherlands. V.31, pp.87-109, 2003.
  • MARSHALL, V.W. Resasoning with case studies: issues of an aging workforce. Journal of Aging Studies, v.13, n.4, pp.377-389, 1999.
  • MYERS, D. G. Psicologia social. Tradução: A.B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2000.
  • POPPER, K. R. Conjecturas e refutações. Tradução de Sérgio Bath, Brasília: Editora Universidade de Brasília,1982 .
  • ROESCH, S. Estudo de Caso na Análise de Organizações Brasileiras e Comparações Internacionais. Trabalho apresentado no II Colóquio Internacional "Análise de Organizações: Perspectivas Latinas", Salvador - BA, 2003.
  • SCANDURA, T. & WILLIAMS, E. Research methodology in management: current practices, trends, and implications for future research. Academy o Management Journal, v.43, n. 6, pp.1248-1264, 2000.
  • SOUZA, M. L. e GOMES, W. B. Evidência e interpretação em pesquisa: as relações entre qualidades e quantidades. Psicologia em Estudo, Maringá, v.8, n.2, pp-83-92, 2003.
  • STAKE, R.E . Case studies. In: Denzin, N. & Lincoln, Y. (eds). Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage, 1994.
  • ____________ Case studies. In: Denzin, N. & Lincoln, Y. (eds). Handbook of Qualitative Research. (2a. edição). Sage Publications Inc. pp. 435-454, 2000.
  • TEIXEIRA JÚNIOR, F. Análise dos métodos de pesquisa utilizados em artigos de administração da informação: levantamento dos artigos publicados nos ENANPADs de 1999 a 2001. Anais do XXVI Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. CD 2002
  • TONELLI, CALDAS, LACOMBE & TINOCO. Produção Acadêmica em Recursos Humanos no Brasil. RAE-Revista de Administração de Empresas -v.43, n.1, pp. 105-122. 2003.
  • VASCONCELOS, I.F.G. E VASCONCELOS, F.C. Gestão de recursos humanos e identidade social: um estudo crítico. RAE-Revista de Administração de Empresas, v.42, n.1., pp.64-78, 2002.
  • VERGARA, S. e PECI, A. Escolhas metodológicas em estudos organizacionais. O&S, v.10, n.27, pp.13-26, maio/agosto, 2003.
  • YIN, R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Tradução: Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001
  • 1
    Os autores agradecem imensamente a Ivã Santos e Luciana Terra pela participação efetiva na equipe de juízes que procedeu à leitura e à análise dos 158 artigos que fundamentaram a parte empírica deste texto.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Out 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 2005
    Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
    E-mail: revistaoes@ufba.br