Acessibilidade / Reportar erro

Praticando o que ensinamos: inovação na oferta do curso de graduação em administração - gestão para inovação e liderança da Unisinos

Resumos

As novas experiências na área de educação têm reforçado a importância de uma reavaliação do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação. Esta necessidade faz-se ainda mais presente em cursos que necessitam de uma forte vinculação com o mercado, o que ocorre na área de administração. Além disso, percebe-se a importância da identificação de habilidades e competências, as quais são valorizadas pelo mercado de trabalho e podem ser desenvolvidas durante a formação do administrador. Nesse sentido, o trabalho busca apresentar a experiência da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na construção de um curso de graduação inovador na área de administração. O processo de definição do curso, bem como as primeiras conclusões sobre a implantação do currículo são descritas no presente texto. Salienta-se que o curso está em sua segunda edição e, devido às características que serão aqui exploradas, é inovador na área de Administração no Brasil.


New experiences facing the education domain have stressed the importance of reconsidering the teaching and learning process in undergraduate courses. This is especially true, when you consider courses that are more market oriented like business courses. Furthermore, it is of paramount concern the identification of skills and competences that configure value to the market (i.e. organizations) and can be developed through the education process. In this sense, this paper aims to present the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) experience offering an innovative undergraduate business course. We discuss the process of course construction and the first results obtained with its implementation. At the moment of writing this paper, we had two different groups in two years and with the characteristics described here, this course is completely innovative in Business courses in Brazil


ARTIGOS ARTICLES

Praticando o que ensinamos: inovação na oferta do curso de graduação em administração - gestão para inovação e liderança da Unisinos

Gustavo BorbaI; Teniza SilveiraII; Gilberto FaggionIII

IProf. UNISINOS

IIProfª UNISINOS

IIIProf. UNISINOS

RESUMO

As novas experiências na área de educação têm reforçado a importância de uma reavaliação do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação. Esta necessidade faz-se ainda mais presente em cursos que necessitam de uma forte vinculação com o mercado, o que ocorre na área de administração. Além disso, percebe-se a importância da identificação de habilidades e competências, as quais são valorizadas pelo mercado de trabalho e podem ser desenvolvidas durante a formação do administrador. Nesse sentido, o trabalho busca apresentar a experiência da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na construção de um curso de graduação inovador na área de administração. O processo de definição do curso, bem como as primeiras conclusões sobre a implantação do currículo são descritas no presente texto. Salienta-se que o curso está em sua segunda edição e, devido às características que serão aqui exploradas, é inovador na área de Administração no Brasil.

ABSTRACT

New experiences facing the education domain have stressed the importance of reconsidering the teaching and learning process in undergraduate courses. This is especially true, when you consider courses that are more market oriented like business courses. Furthermore, it is of paramount concern the identification of skills and competences that configure value to the market (i.e. organizations) and can be developed through the education process. In this sense, this paper aims to present the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) experience offering an innovative undergraduate business course. We discuss the process of course construction and the first results obtained with its implementation. At the moment of writing this paper, we had two different groups in two years and with the characteristics described here, this course is completely innovative in Business courses in Brazil.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ANDREOLA, Balduino Antonio. Interdisciplinaridade na obra de Freire: uma pedagogia de simbiogênese e da solidariedade. In: STRECK, Danilo Romeu (org.). Paulo Freire: ética, utopia e educação. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
  • BOYARSKI, Daniel. Education: Designing Design Education. Disponível em: http://www.acm.org/sigchi/bulletin/1998.3/education.html Acessado em: 29 jan. 2002.
  • BRASIL, MEC. As Novas Diretrizes Curriculares que Mudam o Ensino Médio Brasileiro, Brasília, 1998.
  • CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.
  • ______. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
  • CASTELLS , M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • CONCEIÇÃO, Elizabeth da. Crise de valores: a falta de uma educação adequada produz reflexos no comportamento do jovem no ambiente empresarial. Revista Agitação. A. IX, n. 45, mai/jun de 2002.
  • CRESPO, Sérgio; DAUDT, Sônia Isabel Dondonis; FERREIRA, Jairo; MALLMANN, Marly; SCHLEMMER, Eliane. Projeto pedagógico comunicacional do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA 2.0. Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. São Leopoldo, 2001.
  • CUNHA, Maria Isabel da; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro. Decisões pedagógicas e estruturas de poder na universidade. Campinas, SP: Papirus, 1986. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
  • Diretrizes para o ensino de graduação: o projeto pedagógico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: Champagnat, 2000.
  • Documento da Subcomissão de Reflexão e Assessoria Pedagógica, da Comissão de Educação da Província do Brasil Meridional. Nossos referenciais de construção. Explicitação dos princípios. abr. 1977.
  • Documento da Revisão Curricular do Curso de Graduação em Geologia. Unisinos, São Leopoldo, agosto 2000.
  • Documento do PLANEST - Projeto 6: entendimento dos eixos transdisciplinares, Unisinos, São Leopoldo, maio de 2002.
  • DRUCKER, Peter F. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.
  • DRUCKER, Peter F. . O advento da nova organização. In: Harvard Business Review. Gestão do Conhecimento. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Campus, 2000. p. 26.
  • FAGUNDES, L.C.; SATO, L.S.; MAÇADA, D.L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Coleção Informática para a Mudança na Educação. MEC, 1999.
  • HERNADES, F., & VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • KOLVENBACH, SJ. Peter-Hans. A pedagogia inaciana hoje. In: Pedagogia inaciana: uma proposta prática. Trad. Pe. Mauricio Ruffier, S.J. São Paulo: Loyola, 1994.
  • KUENZER, Acacia (org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
  • LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Ed. 34, 1993.
  • LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
  • MAGALHÃES, Antonio M.; STOER, Stephen R.. Fórum Mundial de Educação. Disponível em: <http://www.forummundialdeeduaçao.com.br/port/iinterna.asp?proj=11&seçao=98chat..> Acesso em 06 julho 2002.
  • MATURANA, Humberto Romesín, VARELA, Francisco J. García. De máquinas e seres vivos: autopoiese - a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • MORAES, Maria Cândida. O paradigma emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997 (Coleção Práxis).
  • MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
  • ______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
  • ______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000.
  • ______. Para navegar no Século XXI : tecnologias do imaginário e cibercultura. In: MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado da (Org.). Para navegar no século XXI . Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 1999.
  • NICOLESCU. Basarab. A evolução transdisciplinar a universidade condição para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://perso.club-internet.fr/nicol/ciret/bulletin/b12/b12c8por.htm Acesso em 04 julho 2002.
  • PETERS, Otto. Didática do ensino à distância. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001.
  • PALLOFF, R. M.; PRATT, K. (1999). Building learning communities in cyberspace effective strategies for the on line classroom. São Francisco: Jossey-Bass Publishers.
  • PIAGET, J. Estudos sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
  • Planest: a Unisinos sempre nova. Disponível em: http://www.unisinos.br/php/ planest Acesso em 04 setembro 2002.
  • RAMAL, Andrea Cecilia. Avaliar na cibercultura. In: Pátio. Porto Alegre, v. 4, n. 12, p. 22-26, fevereiro, 2000.
  • RIBEIRO, Renato Janine (org.). Humanidades: um novo curso na USP. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
  • RIOS, Terezinha Azerêdo. Por uma docência da melhor qualidade. Tese de Doutorado. USP, São Paulo, 2000.
  • SCHLEMMER, Eliane. AVA: Um ambiente virtual de convivência interacionista sistêmico para comunidades virtuais na cultura da aprendizagem. 2002. 370f. Tese - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, UFRS, Porto Alegre.
  • SAFT, Emi M. S. et al. Princípios e pressupostos norteadores para a construção de uma nova graduação. São Leopoldo: Unisinos, 2002.
  • SCHLEMMER, Eliane et al. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA):projeto pedagógico comunicacional. São Leopoldo: Unisinos, 2002.
  • SENGE, Peter M. A quinta disciplina - arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Editora Best Seller, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2005
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br