Acessibilidade / Reportar erro

Engenhos e artes do ofício de ensinar: PCDA, um programa brasileiro

ARTIGOS ARTICLES

Engenhos e artes do ofício de ensinar - PCDA, um programa brasileiro

Tânia FischerI

IProfª EAUFBA e Coordenadora do PCDA

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1MANGUEL, A . Lendo imagens. São Paulo. Companhia das Letras, 2004.

  • ARROYO, M. Ofício de Mestre Imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
  • BENNIS, W. e O´TOOLE, J. Como a escola de Administração perdeu o rumo Harvard Business review. Mai 2005.
  • DEWEY, J. Experience and education. New York: Mc Millan, 1968.
  • DONALDSON, R. Neither limitations nor process theories refute the contradictions between theories and management education V. 2, nº 3, set 2003.
  • FENSTERSEIFER, J. Administração/Turismo. Pós-Graduação: enfrentando novos desafios. INFOCAPES V. 9, nº 2 e 3, 2001, pp. 133-137.
  • FISCHER, T. Administração/Turismo. Pós-Graduação: enfrentando novos desafios. INFOCAPES, v. 9, nº 2 e 3, 2001, pp. 137-140.
  • _____. A difusão do conhecimento sobre organizações e gestão no Brasil: suas propostas de ensino para o decênio 2000/10. Revista de Administração Contemporânea Edição especial. 2001.
  • _____. Alice através do espelho ou Macunaíma em campos papagalli? Mapeando rotas de ensino dos estudos organizacionais no Brasil. Revista Organizações e Sociedade, v. 10, n.28, set/dez/2003.
  • FRIGA, P.; BETTIS, R e SULLIVAN, R. Mudanças no ensino de Administração: novas estratégias para o século XXI. Revista de Administração de Empresas V. 44, nº 1. jan/mar. 2004.
  • FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Análise Retrospectiva de Ação da EBAP , Rio de Janeiro, 1970 ( mimeo).
  • GROSSI, E. A celebração do conhecimento na aprendizagem GEEMPA. Porto Alegre, 1996.
  • HOLMER-PAES, I. Cadernos de metodologia. Porto Alegre. MECI/UFRGS. Laboratório de Metodologia e Currículo, 1976.
  • LAPIERRE, A. Gerir é criar. Revista de Administração de Empresas V. 45, nº 4, out/ dez 2005.
  • MORANDI, I. Pratiques et logiques em pédagogie. Paris: Nathan, 2002.
  • MINTZBERG, H. Managers not MBAs. A hard look at the soft pratices of managing and management development. San Franscisco Barret-Khocler,2004.
  • NOVOA, A. A vida de professores Lisboa: Porto Editora, 2001.
  • PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
  • REY, B. Les competences transversales en question. Paris: ESF, 1996.
  • SANT´ANNA. F. Microensino. São Paulo: McGrawHill, 1986.
  • SERRA, J. C. El campo de capacitación docente. Madri, FLACSO / Mino y D'AVILA, 2004.
  • TEIXEIRA, A. Pequena introdução à filosofia da Educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. São Paulo. Nacional, 1968.
  • TEODORO, A; VASCONCELOS, M.L. Ensinar e aprender no ensino superior São Paulo. Editora Mackenzie e Cortez Editora, 2003.
  • TIBALI, E; CHAVES, S. Concepções e práticas em formação de professores Rio de Janeiro, DP e A, 2002.
  • VEIGA et al. Docência: um construção ético-profissional São Paulo, Papirus, 2005.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2005
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br