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Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Organ. Soc. vol.13 no.37 Salvador Apr./June 2006

https://doi.org/10.1590/S1984-92302006000200003 

ARTIGO

 

Planejamento de marketing econfecção do plano de marketing: uma análise crítica

 

 

Luciano Augusto ToledoI, Marcos Cortez CampomarII, Geraldo Luciano ToledoIII

IProf. Universidade Mackenzie, Doutorando Marketing FEA/USP
IIDoutor Administração FEA/USP
IIIDoutor Administração FEA/USP

 

 


RESUMO

Neste artigo propõe-se analisar o processo de planejamento e de confecção do plano de marketing, bem como discutir sua interface com o processo de planejamento empresarial como um todo. O tema é tratado sob a perspectiva de um sistema hierárquico de decisões, pondo-se em destaque a inter-relação dos vários níveis integrantes dos processos decisórios empresarial e de marketing. Uma contribuição recorrente é a análise de algumas questões relacionadas com benefícios, vantagens e restrições as quais, normalmente, cercam o processo de planejamento e de confecção de planos de marketing. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio, e compõe-se de uma revisão do referencial teórico, mediante análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao assunto. O trabalho conclui com a afirmação de que o plano de marketing desempenha um papel indispensável como instrumento facilitador, integrador e "potencializador" das estratégias empresariais, em cenários competitivos caracterizados por crescente complexidade, volatilidade e incerteza.


ABSTRACT

This paper aims to analyze the marketing management and the marketing plan and to discuss its interface with the business management process. The main subject is treated under a perspective of a hierarchical system of decisions, getting in prominence the interrelation of the several integral levels of business management process and of marketing. An appealing contribution is the analysis of some subjects related with benefits, advantages and restrictions that usually surround the management process and marketing plans. The paper was structured under the rehearsal modality, and it is composed of a revision of the theoretical bibliography, by an analysis conceptual critic of some pertinent aspects to the subject. Finally the paper shows that the marketing plan plays an indispensable part as facilitative instrument, container and improver to the business strategies, in competitive sceneries characterized by growing complexity, volatility and uncertainty.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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