Acessibilidade / Reportar erro

Planejamento de marketing econfecção do plano de marketing: uma análise crítica

Resumos

Neste artigo propõe-se analisar o processo de planejamento e de confecção do plano de marketing, bem como discutir sua interface com o processo de planejamento empresarial como um todo. O tema é tratado sob a perspectiva de um sistema hierárquico de decisões, pondo-se em destaque a inter-relação dos vários níveis integrantes dos processos decisórios empresarial e de marketing. Uma contribuição recorrente é a análise de algumas questões relacionadas com benefícios, vantagens e restrições as quais, normalmente, cercam o processo de planejamento e de confecção de planos de marketing. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio, e compõe-se de uma revisão do referencial teórico, mediante análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao assunto. O trabalho conclui com a afirmação de que o plano de marketing desempenha um papel indispensável como instrumento facilitador, integrador e "potencializador" das estratégias empresariais, em cenários competitivos caracterizados por crescente complexidade, volatilidade e incerteza.


This paper aims to analyze the marketing management and the marketing plan and to discuss its interface with the business management process. The main subject is treated under a perspective of a hierarchical system of decisions, getting in prominence the interrelation of the several integral levels of business management process and of marketing. An appealing contribution is the analysis of some subjects related with benefits, advantages and restrictions that usually surround the management process and marketing plans. The paper was structured under the rehearsal modality, and it is composed of a revision of the theoretical bibliography, by an analysis conceptual critic of some pertinent aspects to the subject. Finally the paper shows that the marketing plan plays an indispensable part as facilitative instrument, container and improver to the business strategies, in competitive sceneries characterized by growing complexity, volatility and uncertainty.


ARTIGO

Planejamento de marketing econfecção do plano de marketing: uma análise crítica

Luciano Augusto ToledoI, Marcos Cortez CampomarII, Geraldo Luciano ToledoIII

IProf. Universidade Mackenzie, Doutorando Marketing FEA/USP

IIDoutor Administração FEA/USP

IIIDoutor Administração FEA/USP

RESUMO

Neste artigo propõe-se analisar o processo de planejamento e de confecção do plano de marketing, bem como discutir sua interface com o processo de planejamento empresarial como um todo. O tema é tratado sob a perspectiva de um sistema hierárquico de decisões, pondo-se em destaque a inter-relação dos vários níveis integrantes dos processos decisórios empresarial e de marketing. Uma contribuição recorrente é a análise de algumas questões relacionadas com benefícios, vantagens e restrições as quais, normalmente, cercam o processo de planejamento e de confecção de planos de marketing. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio, e compõe-se de uma revisão do referencial teórico, mediante análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao assunto. O trabalho conclui com a afirmação de que o plano de marketing desempenha um papel indispensável como instrumento facilitador, integrador e "potencializador" das estratégias empresariais, em cenários competitivos caracterizados por crescente complexidade, volatilidade e incerteza.

ABSTRACT

This paper aims to analyze the marketing management and the marketing plan and to discuss its interface with the business management process. The main subject is treated under a perspective of a hierarchical system of decisions, getting in prominence the interrelation of the several integral levels of business management process and of marketing. An appealing contribution is the analysis of some subjects related with benefits, advantages and restrictions that usually surround the management process and marketing plans. The paper was structured under the rehearsal modality, and it is composed of a revision of the theoretical bibliography, by an analysis conceptual critic of some pertinent aspects to the subject. Finally the paper shows that the marketing plan plays an indispensable part as facilitative instrument, container and improver to the business strategies, in competitive sceneries characterized by growing complexity, volatility and uncertainty.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

AMBRÓSIO, V.; SIQUEIRA, R. Plano de marketing: passo a passo – serviços. São Paulo: Reichmann & Affonso, 2002. BAKER, M. J. Administração de marketing. Editora Campus-Elsevier, São Paulo, 2005.

CAMPOMAR, M. O sistema de marketing. Revista Marketing. São Paulo, 1984.

CAMPOMAR, M. Revisando um modelo de plano de marketing. Revista Marketing, nº 121. São Paulo, 1983. DALRYMPLE, D. J.; PARSONS L. J. Basic marketing management. Wiley, 2000.

FERRELL, O. C.; HARTLINE , M. D. Estratégia de marketing, Thomson, Brasil, 2005.

HARRISON, J. S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos. Bookman, Porto Alegre, 2005.

HAX, N. S.; MAJLUF, A. C. Estrategia para el liderzgo competitivo. Granica, Barcelona, 1997. HAX, N. S.; MAJLUF, A. C. The strategy concept and process. Prentice Hall International Editions, Englewood Cliffs, New Jersey, 1991.

HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Pearson- Prentice Hall, São Paulo, 2005. KOHLI, A.; JAWORSKI, B. J. Market orientation: the construct, research, propositions and managerial implications. Journal of Marketing, abril, 1990, p. 118.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAMBIN, J. J. Marketing estratégico. McGraw Hill: Lisboa, 2000.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução, análise. São Paulo: Atlas, 1994.

MCCARTHY, E. J. Basic marketing - a global managerial approach. USA: McGraw-Hill, 1996.

MCDONALD, M. Planejamento estratégico de marketing – teoria e prática. In: BAKER, Michael, Administração de Marketing, Editora Campus-Elsevier, São Paulo, 2005, cap. 5, p. 62-83.

MCDONALD, M.; DUNBAR, I. Market segmentation: a step-by-step approach to creating profitable market segments. London: Macmillan Business, 1995.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The effect of a market orientation on business profitability. Journal of Markeing, Outubro, 1990.

PETER, J. P.; DONNELLY, J. H. Preface to marketing management with powerWeb. McGraw-Hill/Irwin, 2002.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.

SIMPSON, P. M. Segmentação do mercado. In: MARKETING - as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2001, 559 p. p. 194-221.

SINKIN, Lyndon. Barriers impeding effective implementation of marketing plans – a training agenda. Journal of Business and Industrial Marketing, vol. 17, winter, 2002.

STEVENS, R. LOUDON, D.; WRENN, B.; WARREN, W. Planejamento de marketing. Makron Books, São Paulo, 2001.

TOLEDO, G. L. Relações públicas e marketing: um conceito tridimensional. Anais do 18o EN-ANPAD, Encontro Nacional da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, setembro, 1994.

TOLEDO, G. L.; FORTES, W. G. Relações públicas e marketing: uma abordagem estratégica. Revista de Administração, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 1-10, jul./set. 1989.

WESTWOOD, J. O plano de marketing. São Paulo: Makron Books, 1996.

WOOD, M. B. Wood marketing plan handbook and marketing plan pro. Prentice Hall, 2004.

YUDELSON, J. Adapting McCarthy’s Four P’s for the Twenty-First Century. Journal of Marketing Education, vol. 21, n. 1, abril, 1999.

  • AMBRÓSIO, V.; SIQUEIRA, R. Plano de marketing: passo a passo serviços São Paulo: Reichmann & Affonso, 2002.
  • BAKER, M. J. Administração de marketing. Editora Campus-Elsevier, São Paulo, 2005.
  • CAMPOMAR, M. O sistema de marketing. Revista Marketing. São Paulo, 1984.
  • CAMPOMAR, M. Revisando um modelo de plano de marketing. Revista Marketing, nº 121. São Paulo, 1983.
  • DALRYMPLE, D. J.; PARSONS L. J. Basic marketing management Wiley, 2000.
  • FERRELL, O. C.; HARTLINE , M. D. Estratégia de marketing, Thomson, Brasil, 2005.
  • HARRISON, J. S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos Bookman, Porto Alegre, 2005.
  • HAX, N. S.; MAJLUF, A. C. Estrategia para el liderzgo competitivo Granica, Barcelona, 1997.
  • HAX, N. S.; MAJLUF, A. C. The strategy concept and process Prentice Hall International Editions, Englewood Cliffs, New Jersey, 1991.
  • HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo Pearson- Prentice Hall, São Paulo, 2005.
  • KOHLI, A.; JAWORSKI, B. J. Market orientation: the construct, research, propositions and managerial implications. Journal of Marketing, abril, 1990, p. 118.
  • KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio São Paulo: Prentice Hall, 2000.
  • LAMBIN, J. J. Marketing estratégico McGraw Hill: Lisboa, 2000.
  • MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução, análise São Paulo: Atlas, 1994.
  • MCCARTHY, E. J. Basic marketing - a global managerial approach. USA: McGraw-Hill, 1996.
  • MCDONALD, M. Planejamento estratégico de marketing teoria e prática. In: BAKER, Michael, Administração de Marketing, Editora Campus-Elsevier, São Paulo, 2005, cap. 5, p. 62-83.
  • MCDONALD, M.; DUNBAR, I. Market segmentation: a step-by-step approach to creating profitable market segments. London: Macmillan Business, 1995.
  • MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
  • NARVER, J. C.; SLATER, S. F. The effect of a market orientation on business profitability. Journal of Markeing, Outubro, 1990.
  • PETER, J. P.; DONNELLY, J. H. Preface to marketing management with powerWeb McGraw-Hill/Irwin, 2002.
  • SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico São Paulo: Cortez, 2000.
  • SIMPSON, P. M. Segmentação do mercado. In: MARKETING - as melhores práticas Porto Alegre: Bookman, 2001, 559 p. p. 194-221.
  • SINKIN, Lyndon. Barriers impeding effective implementation of marketing plans a training agenda. Journal of Business and Industrial Marketing, vol. 17, winter, 2002.
  • STEVENS, R. LOUDON, D.; WRENN, B.; WARREN, W. Planejamento de marketing Makron Books, São Paulo, 2001.
  • TOLEDO, G. L. Relações públicas e marketing: um conceito tridimensional. Anais do 18o EN-ANPAD, Encontro Nacional da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração, Curitiba, setembro, 1994.
  • TOLEDO, G. L.; FORTES, W. G. Relações públicas e marketing: uma abordagem estratégica. Revista de Administração, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 1-10, jul./set. 1989.
  • WESTWOOD, J. O plano de marketing São Paulo: Makron Books, 1996.
  • WOOD, M. B. Wood marketing plan handbook and marketing plan pro. Prentice Hall, 2004.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br