SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue39Cognição e organização: avaliação de programas como instância produtora de sentidosExcluir e acumular: as formas materiais da subsunção author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Organ. Soc. vol.13 no.39 Salvador Oct./Dec. 2006

https://doi.org/10.1590/S1984-92302006000400002 

ARTIGO

 

Planejamento estratégico e gestão feminina em pequenas empresas: o caso das escolas particulares em Curitiba - Paraná

 

 

Adriana Roseli Wünsch TakahashiI, Júlia Furlanetto GraeffII, Rivanda Meira TeixeiraIII

IProfª ET/UFPR e Doutoranda em Administração FEA/USP
IIMestre em Administração UFPR
IIIProfª Adm/UFPR

 

 


RESUMO

O estudo teve como objetivos delinear o perfil das dirigentes e analisar o planejamento estratégico nessas empresas. Inicialmente foi desenvolvida revisão bibliográfica, abrangendo empreendedorismo, gênero feminino e planejamento estratégico em pequenas empresas. Para a pesquisa empírica, foi realizada uma parceria com o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, por meio da qual se ofertou um curso de planejamento estratégico para organizações escolares. Em função dessas características, o método de pesquisa adotado foi o grupo de foco (focus group). Durante o curso, as participantes de 13 escolas receberam instruções sobre conceitos e iniciaram a elaboração de um planejamento estratégico, cujos resultados serviram para a análise dos dados. Os resultados do perfil mostram-se semelhantes aos de pesquisas anteriores; e os dados sobre estratégia demonstram que há interesse crescente em gestão escolar e significativa dificuldade em refletir, sistematicamente, sobre as informações em questão, principalmente na análise ambiental.


ABSTRACT

The objectives of this study were to draw the management profile of business owners and to analyse the strategic planning carried out by these enterprises. Initially it was developed a theoretical review on topics like entrepreneurship, gender and strategic planning in small companies. To collect empirical data it was settled a partnership with Paraná Private Schools Syndicate and it was offered a course in strategic planning for thirteen female managers of these schools. It was adopted focus group as a research method and during the course participants received instructions related to concepts and development of strategic planning that was used to subsidise the data analysis of the study. The results showed that the manager profiles were similar to previous studies and that was perceived a growing interest in school management and a significant difficulty in reflecting systematically about information regarding the environmental analysis.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M.I.R. Será possível às pequenas e médias empresas crescerem sem informações do ambiente? In: Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração, 21, Anais eletrônicos... Rio das Pedras RJ. ANPAD: Rio de Janeiro, 1997.         [ Links ]

ALMEIDA, M.I.R. Manual de Planejamento Estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. São Paulo: Atlas, 2001.         [ Links ]

ALMEIDA, M.I.R.; ALMEIDA, F.R. Análise do ambiente organizacional: a peça chave para o desenvolvimento de um plano regional. In: SEMEAD, 6, Anais eletrônicos... São Paulo, 2003.         [ Links ]

BARBOSA, J. D.; TEIXEIRA, R. M. Gestão estratégica nas empresas de pequeno e médio porte. Caderno de Pesquisa em Administração, São Paulo, v.10, no.3, p. 3142, julho/setembro 2003.         [ Links ]

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.         [ Links ]

CANCELLIER, E.P. de L. A formulação de estratégias em pequenas empresas: um estudo na pequena indústria catarinense. In: Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração, 21, Anais eletrônicos..., Rio das Pedras, RJ. ANPAD: Rio de Janeiro, RJ, 1997.         [ Links ]

CAVALCANTI, M., FARAH, O.E.; MELLO, A.A.A. Diagnóstico organizacional: uma metodologia para pequenas e médias empresas. SP: Edições Loyola, 1981.         [ Links ]

CHER, R.A. A gerência das pequenas e médias empresas. SP: Maltese, 1991.         [ Links ]

DEGEN, R. O empreendedor. São Paulo: Mc Graw-Hill, 1989.         [ Links ]

DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2. ed., Rio de Janeiro: Campus, 2005.         [ Links ]

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986.         [ Links ]

DUTRA, I.S.; PREVIDELLI, J.J. Perfil do empreendedor versus mortalidade de empresas: estudo de caso do perfil do micro e pequeno empreendedor. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração, 27. Anais eletrônicos... Atibaia, SP. ANPAD: São Paulo-SP, 2003.         [ Links ]

GEM 2005. Global entrepreneurship monitor 2005-empreendedorismo no Brasil-relatório executivo. SEBRAE, FIEP, IBPQ, PUC-PR, Curitiba, 2006.         [ Links ]

FERREIRA, J. M.; GIMENEZ, F.A P.; RAMOS, S. C.. Potencial empreendedor e gênero: estudo com varejistas de materiais de Curitiba/PR. In: EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. 4. 2005, Curitiba, Anais eletrônicos... Curitiba, 2005, p. 313-324.         [ Links ]

GIMENEZ et al. Conhecendo a empreendedora norte paranaense: perfil, porte das empresas e dificuldades de gerenciamento. Encontro de Gestão Estratégica Pequenas Empresas, n.3, Brasília, p.171-197, 2000.         [ Links ]

GIMENEZ, F.A.P. Estratégia e criatividade em pequenas empresas. Revista de Administração, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 72-82, abr/jun 1993.         [ Links ]

HATCH, M.J. Organization theory: modern, symbolic and postmodern perspectives. New York: Oxford University Press, p. 269-299, 1997.         [ Links ]

JONATHAN, E.G. Empreendedorismo feminino no setor tecnológico brasileiro: dificuldades e tendências. Encontro de Gestão Estratégica de Pequenas Empresas, n.3, Brasília, 2003.         [ Links ]

MACHADO, H. Tendências do comportamento gerencial da mulher empreendedora. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração, 23. Anais Eletrônicos... Foz do Iguaçu- PR, ANPAD: Rio de Janeiro, RJ.1999.         [ Links ]

MACHADO, H.V. et al. Empreendedorismo, gênero e políticas públicas. Encontro de Gestão Estratégica de Pequenas Empresas , n.2, Londrina, p.378-393, 2001.         [ Links ]

MACHADO, H. P. V; BARROS, G. V; PALHANO, D. Y. M. Conhecendo a empreendedora norte paranaense: perfil, porte das empresas e dificuldades de gerenciamento. In: EGEPE - Encontro de Estudos Sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. 3, 2003, Brasília. Anais Eletrônicos... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 171-197.         [ Links ]

MACHADO, H.V. et al. Empreendedoras: estilo gerencial e desempenho das empresas. Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração, 27, Anais Eletrônicos... Atibaia, SP. ANPAD: São Paulo-SP, 2003.         [ Links ]

MILES, R.E.; SNOW, C.C. Organizational strategy, structure and process. New York: Mc Graw-Hill, 1978.         [ Links ]

MINTZBERG, H. Five or four strategy. In: MINTZBERG Henry; QUINN, James Brian. The strategy process. 2. ed., Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, p. 12-19, 1991.         [ Links ]

MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B. LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 1998.         [ Links ]

MINTZBERG, H. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.         [ Links ]

MORAIS, J.M. Micro e pequenas empresas aumentam a participação do emprego e renda gerados na indústria, comércio e serviços (1996-2001). Revista SEBRAE, pg. 38-45, 2004.         [ Links ]

OECD. CONFERENCE ON WOMEN ENTREPRENUER IN SMEs, 2, 2001, Paris. Realising the Benefits of the Knowledge-based economy. Paris: OECD Publications, 2001.260p.         [ Links ]

OLIVEIRA, M.; FREITAS H. M. R. Focus Group-pesquisa qualitativa, resgatando a teoria, instrumentalizando o seu planejamento. Revista de Administração, São Paulo, v.33 n.3 p 83-91, jul-dez 1998.         [ Links ]

PELISSON, C. et al. Comportamento gerencial, gênero e empreendedorismo. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração, 25, Anais Eletrônicos... Campinas - SP, ANPAD: São Paulo-SP, 2001.         [ Links ]

PORTER, M.E. Competitive strategy: techniques for analyzing industries and competitors. New York: Free Press, 1980.         [ Links ]

SAUNDERS, M. N. K.; LEWIS, P.; THORHILL, A. Research methods for business students. 2. ed. Harlow: Pearson Education, 2000.         [ Links ]

SEBRAE. Modelo de Planejamento Estratégico. Disponível em <www.sebrae.com.br> Acesso em 15 março de 2004.         [ Links ]

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1984.         [ Links ]

STEWART, W.; et al. Entrepreneurial dispositions and goal orientations: a comparative exploration of United States and Russian entrepreneurs. Journal of Small Business Management, v. 41, n. 1, p.27-46, 2003.         [ Links ]

TERENCE, A.C.F. & ESCRIVÃO FILHO, E. As particularidades das pequenas empresas no planejamento estratégico: a elaboração de um roteiro prático. In: II EGEPE - Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. 2001, Londrina: PR. Anais Eletrônicos... Londrina: 2001, p. 592-602.         [ Links ]

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.         [ Links ]

WRIGHT, P.; KROLL, M.J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 1998.         [ Links ]

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License