Acessibilidade / Reportar erro

A importância do capital humano e da tecnologia da informação em benefício do conhecimento organizacional: um estudo de caso

Resumos

O artigo é um estudo de caso da Fundação Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, cujo objetivo foi investigar a maneira pela qual é concebida a gestão da criação, transferência e compartilhamento do conhecimento organizacional (NONAKA e TAKEUCHI, 1997). A pesquisa contou com três métodos de coleta de dados: observação participante, entrevista e análise documental, no período compreendido entre 2000 e 2005. A análise documental averiguou a rotatividade do capital humano e as entrevistas e observações in loco colaboraram com a qualificação dos acontecimentos ocorridos. O debate em torno da conversão do conhecimento tácito em explícito, dentro de um ambiente rotativo de funcionários, pressupõe ao menos o uso de Tecnologias de Informação para minimização das perdas de conhecimento (SILVA e NEVES, 2004; DAVENPORT e PRUSAK, 1998). A pesquisa possui algumas limitações, porém a relevância dos dados, análises e literatura indicam a importância da gestão do conhecimento e das Tecnologias de Informação dentro das atuais organizações.


This article is a case study of National School of Public Administration - ENAP, whose the objective was to study the way which is managed the creation, transfer, and share of the organizational knowledge (NONAKA e TAKEUCHI, 1997). The study used three research methods, as follows: participative observation, interview, and documental analysis. The documental analysis checked the turnover out during the years of 2000 and 2005 and the interviews and the participative observations in loco collaborated with the qualification of occurred events. The debate around the conversion of tacit and explicit knowledge within an environment turnover presupposes at least the use of Information Technology to minimization of the loss of the knowledge (SILVA e NEVES, 2004; DAVENPORT e PRUSAK, 1998). The findings have some limitations, however the relevance of data, analysis and literature point out the importance of the knowledge management and Information Technology within the organizations nowadays.


ARTIGOS

A importância do capital humano e da tecnologia da informação em benefício do conhecimento organizacional: um estudo de caso

Anderson Macedo de Jesus

Técnico da área de educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM)

RESUMO

O artigo é um estudo de caso da Fundação Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, cujo objetivo foi investigar a maneira pela qual é concebida a gestão da criação, transferência e compartilhamento do conhecimento organizacional (NONAKA e TAKEUCHI, 1997). A pesquisa contou com três métodos de coleta de dados: observação participante, entrevista e análise documental, no período compreendido entre 2000 e 2005. A análise documental averiguou a rotatividade do capital humano e as entrevistas e observações in loco colaboraram com a qualificação dos acontecimentos ocorridos. O debate em torno da conversão do conhecimento tácito em explícito, dentro de um ambiente rotativo de funcionários, pressupõe ao menos o uso de Tecnologias de Informação para minimização das perdas de conhecimento (SILVA e NEVES, 2004; DAVENPORT e PRUSAK, 1998). A pesquisa possui algumas limitações, porém a relevância dos dados, análises e literatura indicam a importância da gestão do conhecimento e das Tecnologias de Informação dentro das atuais organizações.

ABSTRACT

This article is a case study of National School of Public Administration – ENAP, whose the objective was to study the way which is managed the creation, transfer, and share of the organizational knowledge (NONAKA e TAKEUCHI, 1997). The study used three research methods, as follows: participative observation, interview, and documental analysis. The documental analysis checked the turnover out during the years of 2000 and 2005 and the interviews and the participative observations in loco collaborated with the qualification of occurred events. The debate around the conversion of tacit and explicit knowledge within an environment turnover presupposes at least the use of Information Technology to minimization of the loss of the knowledge (SILVA e NEVES, 2004; DAVENPORT e PRUSAK, 1998). The findings have some limitations, however the relevance of data, analysis and literature point out the importance of the knowledge management and Information Technology within the organizations nowadays.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BOCK, Geoffrey; MARCA, David. Designing Groupware. Nova Iorque: McGraw-Hill, 1995.
  • CASTRO, Márcia Nardelli M., Aprendizagem na organização e novas tecnologias aplicadas à educação à distância. Belo Horizonte, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1999.
  • DAVENPORT, Elisabeth; HALL, Hazel. Organizational knowledge and communities of practice. In: CRONIN, B., Annual Review of Information Science and Technology, Medford NJ: Information Today, pp. 171-228, 2002.
  • DAVENPORT, Thomas; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual, Rio de Janeiro: Campus, 1998.
  • EDVINSSON, Leif; MALONE, Michael S. Capital intelectual: descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores. Tradução Roberto Galman. Revisão Técnica Petros Kata Lifós. São Paulo: Makron Books, 1998.
  • MARCHAND, Donald A.; DAVENPORT, Thomas H. (Orgs.). Dominando a gestão da informação. Tradução Carlo Gabriel Porto Bellini e Carlos Alberto Sileira Netto Soares. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  • NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues e Priscilla Martins Celeste. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • PACHECO, Regina Silva. Escolas de Governo: tendências e desafios ENAP, Brasil em perspectiva comparada. Revista do Serviço Público, Brasília, n. 2, pp. 3553, 2000.
  • QUINN, J.; BARUCH, J.; ZEIN, K. Intelllect, innovation and growth. In: HENRY, J ; MAYLE, D. Managin innovation and change. Londres: Sage, p. 5-22, 2002.
  • SENGE, P.. As cinco disciplinas. HSM Management, n. 9, Julho-Agosto, São Paulo: Editora Savana, 1998.
  • SILVA, Ricardo Vidigal da; NEVES, Ana (Orgs). Gestão de empresas na era do conhecimento. São Paulo: Serinews Editora, 2004.
  • SOMMER, Barbara; SOMMER, Robert. A practical guide to behavioral research: tools and techniques. 4. ed. New York: Oxford University Press, 1997.
  • VERGARA, Silvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2007
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br