Acessibilidade / Reportar erro

A metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista como subsídio para o gerenciamento interno: estudo de caso no PPGC/UFSC

Resumos

Este artigo apresenta a construção de um modelo que visa a auxiliar a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina em seu gerenciamento interno, por meio da avaliação de seu desempenho, com vistas a promover aperfeiçoamento contínuo. Este estudo, de caráter exploratório, é dividido em dois momentos: (i) pesquisa bibliográfica, segmentada em conceituação de avaliação no contexto nacional, conforme manifestada em livros e artigos publicados a partir da década de 90, bem como em artigos com relatos de estudos empíricos publicados no contexto nacional e internacional, entre o período de 2001 a 2005, nos quais são investigados procedimentos adotados em instituições de ensino; e (ii) estudo de caso, o qual fez uso de: pesquisa documental, questionário e entrevistas. A ferramenta selecionada para a construção do modelo foi a metodologia Multicritério em Apoio à Decisão Construtivista, cuja preocupação central é auxiliar a modelar o contexto decisional, a partir das convicções, percepções e valores dos decisores envolvidos no processo decisório, de tal forma a possibilitar-lhes tomar decisões bem fundamentadas. A utilização desse modelo permitiu tanto em um processo de reflexão e autoconhecimento, como na identificação dos aspectos que merecem atenção para promover a alavancagem da performance do programa.


This article presents the construction of a model aiming to assist the Coordination of the Accounting Graduate Program of the Federal University of Santa Catarina, Brazil in its internal management by means of the evaluation of its performance with a view to promoting continual improvement. This study, of an exploratory nature, is divided into two moments: (i) review of the literature regarding the conceptualization of evaluation both in the Brazilian context as manifested in books and articles published in the 90´s and in the national and international context as manifested in reports on empirical studies published between the years 2001 and 2005, in which the procedures adopted in Educational Institutions are investigated; and (ii) a case study, drawing upon documental research, questionnaires and interviews. The tool selected for the model construction was the Multicriteria Decision-Aid Methodology - Constructivist, whose main concern is to aid in the modelling of the decisional context, from the beliefs, perceptions and values of the decision-makers involved in the decisional process, so as to allow for well informed decisions, resulting both in a reflection and in a self-knowledge process as well as in the identification of those aspects meriting attention towards the leveraging of the performance of the Program


ARTIGOS

A metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista como subsídio para o gerenciamento interno: estudo de caso no PPGC/UFSC

Deisy Cristina Corrêa IgarashiI; Edson Pacheco PaladiniII; Sandra Rolim Ensslin III

IDoutoranda do PPGA/UFRGS e Profª da Universidade de Passo Fundo/RS

IIDoutorando do PPGA/UFRGS e Prof. Faculdade de Administração de Brasília

IIIProfª PPGA/UFRGS

RESUMO

Este artigo apresenta a construção de um modelo que visa a auxiliar a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina em seu gerenciamento interno, por meio da avaliação de seu desempenho, com vistas a promover aperfeiçoamento contínuo. Este estudo, de caráter exploratório, é dividido em dois momentos: (i) pesquisa bibliográfica, segmentada em conceituação de avaliação no contexto nacional, conforme manifestada em livros e artigos publicados a partir da década de 90, bem como em artigos com relatos de estudos empíricos publicados no contexto nacional e internacional, entre o período de 2001 a 2005, nos quais são investigados procedimentos adotados em instituições de ensino; e (ii) estudo de caso, o qual fez uso de: pesquisa documental, questionário e entrevistas. A ferramenta selecionada para a construção do modelo foi a metodologia Multicritério em Apoio à Decisão Construtivista, cuja preocupação central é auxiliar a modelar o contexto decisional, a partir das convicções, percepções e valores dos decisores envolvidos no processo decisório, de tal forma a possibilitar-lhes tomar decisões bem fundamentadas. A utilização desse modelo permitiu tanto em um processo de reflexão e autoconhecimento, como na identificação dos aspectos que merecem atenção para promover a alavancagem da performance do programa.

ABSTRACT

This article presents the construction of a model aiming to assist the Coordination of the Accounting Graduate Program of the Federal University of Santa Catarina, Brazil in its internal management by means of the evaluation of its performance with a view to promoting continual improvement. This study, of an exploratory nature, is divided into two moments: (i) review of the literature regarding the conceptualization of evaluation both in the Brazilian context as manifested in books and articles published in the 90´s and in the national and international context as manifested in reports on empirical studies published between the years 2001 and 2005, in which the procedures adopted in Educational Institutions are investigated; and (ii) a case study, drawing upon documental research, questionnaires and interviews. The tool selected for the model construction was the Multicriteria Decision-Aid Methodology – Constructivist, whose main concern is to aid in the modelling of the decisional context, from the beliefs, perceptions and values of the decision-makers involved in the decisional process, so as to allow for well informed decisions, resulting both in a reflection and in a self-knowledge process as well as in the identification of those aspects meriting attention towards the leveraging of the performance of the Program.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ANDRICH, D. A. Framework relating outcomes based education and the taxonomy of educational objectives. Studies in Educational Evaluation, v. 28, p. 35 39, 2002.
  • BANA e COSTA, C.A. Três convicções fundamentais na prática do Apoio à decisão. Pesquisa Operacional, v. 13, p. 9-20, 1993.
  • BANA e COSTA, C.A.; ENSSLIN, L.; CORRÊA, E.C.; VANSNICK, J.C. Decision support systems in action: integrated application in a multicriteria decision aid process, EJOR, v.113, p. 315- 335, 1999.
  • BANA e COSTA, C.A.; PIRLOT, M. Thoughts on the future of the multicriteria field: basic convictions and outline for a general methodology. Multicriteria Analysis, Springer Verlag, Berlim, 1997.
  • BANA e COSTA, C.A.; VANSNICK, J.C. Uma abordagem ao problema da construção de uma função de valor cardinal: MACBETH. Investigação Operacional, v. 15, p. 15 35, 1995.
  • BEINAT, E. Multi attribute value functions for environmental management. Amsterdam: Timbergen Institute Research Series, 1995.
  • BELLONI, I. Avaliação institucional. Teoria e experiências. São Paulo: Cortez, 1995.
  • CARVALHO, A. M. A. Monitoramento e avaliação da pós-graduação: algumas reflexões sobre requisitos e critérios. Psicol. USP, v. 12, n. 1, 2001.
  • CHAPMAN, D.W.; WEIDMAN, J.; MERCER, M. The search for quality: a five country study of national strategies to improve educational quality in Central Asia. International Journal of Educational Development, v. 25, p. 514 530, 2005.
  • DIAS SOBRINHO, J. Avaliação quantitativa e avaliação qualitativa: interações e ênfases. In: SGUISSARD, V. Avaliação universitária em questão: reformas do estado e da educação superior. Campinas: Autores Associados, 1997.
  • ENSSLIN, L., ENSSLIN, S. R., DUTRA, A. MCDA: a constructivist approach to the management of human resources at a governmental agency. International Transactions in Operational Research, Estados Unidos, v. 7, p. 79-100, 2000.
  • ENSSLIN, L.; MONTIBELLER NETO, G.; NORONHA, S. N. Apoio à decisão: metodologia para estruturação de problemas e avaliação multicritério de alternativas. Florianópolis: INSULAR, 2001.
  • ENSSLIN, S. Modelo para identificação de oportunidades de aperfeiçoamento para docentes do EPS/UFSC. Dissertação, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 1995.
  • FREITAS, R. F. de S. Avaliação do ensino de graduação: importância e desafios. In: Revista Educación Superior y Sociedad. Venezuela: UNESCO, v. 5, n.1 e 2, p. 99-107, 1995.
  • GRAMMATIKOPOULOS, V.; KOUSTELIOS, A.; TSIGILIS, N.; THODORAKIS, Y. Applying dynamic evaluation approach in education. Studies in Educational Evaluation, v. 30, p. 255 263, 2004.
  • KEENEY, R.L. Value-Focused Thinking: a path to creative decisionmaking, Harvard University Press, 1992.
  • LARICHEV, O.I. Cognitive validity in design of decision-aiding techniques. Journal of Multicriteria Decision Analysis, v. 1, p. 127-138, 1992.
  • MACHESI, A.; MARTIN, E.; ARIAS, R.; TIANA, A.; MORENO, A. An evaluation network for educational change. Studies in Educational Evaluation, v. 29, p. 43 56, 2003.
  • MATTOS, P. L. Avaliação e alocação de recursos no ensino superior federal. São Paulo: Nupes, 1990.
  • MIRANDA, C. M. G.; ALMEIDA, A. T. Visão multicritério da avaliação de programas de pós-graduação pela CAPES: o caso da área engenharia III baseado no ELECTRE II e MAUT. Gest. Prod., São Carlos, v. 11, n. 1, 2004.
  • NEVO, D. School evaluation: Internal or external? Studies in Educational Evaluation, v. 27, p. 95 106, 2001.
  • PIARRAKEAS, C.; XENOS, M.; PINTELAS, P. Evaluating and improving educational material and tutoring aspects of distance learning systems. Studies in Educational Evaluation, v. 29, p. 335 349, 2003.
  • PLETINCKX, J.; SEGERS, M. Programme evaluation as an instrument for quality assurance in a student-oriented educational system. Studies in Educational Evaluation, v. 27, p. 355 372, 2001.
  • RISTOFF, D. Avaliação institucional: pensando princípios. In DIAS SOBRINHO, J.; BALZAN, J. (orgs.). Avaliação institucional: teoria e experiências. São Paulo: Cortez, 1995.
  • ROY, B. Decision science or decision-aid science? European Journal of Operational Research, v.8, n.1, p.184 - 203, 1993.
  • ROY, B. Decision-aid and decision making. Readings in Multiple Criteria Decision Aid, Berlim: Springer, p. 17-35, 1990.
  • ROY, B., VANDERPOOTEN, D. The European School of MCDA: emergence, basic features and current works. Journal of Multicriteria Decision Analysis, v. 5, p. 22 38, 1996.
  • STEIN, M. G. D. F. O referencial teórico e histórico da avaliação institucional no Brasil pós-constituição de 1988. Avaliação: rede de avaliação institucional da educação superior RAIE. v. 8, 31 52, 2003.
  • STEINER, J. E. Qualidade e diversidade institucional na pós-graduação brasileira. Estud. av., São Paulo, v. 19, n. 54, 2005.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2007
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br