Acessibilidade / Reportar erro

O sentido da arte: o caso do Centro Cultural Banco do Brasil - RJ

Resumos

Neste artigo apresenta-se uma análise, por meio da abordagem sociológica do poder, das relações que se estabelecem no campo da cultura quando se evidencia o imbricamento entre distintas motivações e lógicas de ação. O estudo é realizado sobre um episódio ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, que se apresenta como um caso emblemático e bastante significativo de como se configuram e se expressam os diferentes poderes no campo da cultura. O caso analisado trata da retirada de uma obra de arte da exposição "Erótica - os sentidos na arte", promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, por decisão da empresa patrocinadora da mostra. A decisão foi tomada a partir da pressão exercida por uma entidade católica conservadora denominada Opus Christi. Argumenta-se que na base do episódio encontra-se uma disputa pela definição do sentido da arte. Desvela-se a estrutura de poder existente entre o financiador e o realizador, no caso o Banco do Brasil e o CCBB, a qual demonstra a fragilidade das instituições responsáveis pelas políticas públicas para a cultura, resultando em aumento de importância do capital econômico em detrimento do capital cultural.


The aim of this paper is to analyze the relations established in the field of culture, due to the disputes between actors with distinct motivations and logics of action. In order to perform the analysis a sociological approach of power was chosen. The study is based on an event occurred in the city of Rio de Janeiro, which presents itself as an emblematic and very significant case of how different powers in the field of culture are structured and expressed. The case analyzed is related to the removal of a work of art from the exposition "Erotic - the senses if the art", promoted by Cultural Center of Bank of Brasil" (CCBB), in Rio de Janeiro, due to the pressions imposed by a catholic conservative group called Opus Christi. The argument is that the reason why this event took place is related to a dispute over the definition on the sense of art. The current power structure between financiers and financed is unveiled, in this case, Bank of Brasil and CCBB, which demonstrate the weakness of the institutions responsible for cultural public policies, resulting in an increase of economic capital to the detriment of cultural capital.


ARTIGOS

O sentido da arte: o caso do Centro Cultural Banco do Brasil – RJ

Rafael Pereira OliveiraI; Marcelo Milano Falcão VieiraII; Rosimeri Carvalho da SilvaIII

IPesquisador do Observatório da Realidade Organizacional - CPGA/UFSC

IIProf. EBAPE/FGV

IIIProfª CPGA/UFSC

RESUMO

Neste artigo apresenta-se uma análise, por meio da abordagem sociológica do poder, das relações que se estabelecem no campo da cultura quando se evidencia o imbricamento entre distintas motivações e lógicas de ação. O estudo é realizado sobre um episódio ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, que se apresenta como um caso emblemático e bastante significativo de como se configuram e se expressam os diferentes poderes no campo da cultura. O caso analisado trata da retirada de uma obra de arte da exposição "Erótica – os sentidos na arte", promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, por decisão da empresa patrocinadora da mostra. A decisão foi tomada a partir da pressão exercida por uma entidade católica conservadora denominada Opus Christi. Argumenta-se que na base do episódio encontra-se uma disputa pela definição do sentido da arte. Desvela-se a estrutura de poder existente entre o financiador e o realizador, no caso o Banco do Brasil e o CCBB, a qual demonstra a fragilidade das instituições responsáveis pelas políticas públicas para a cultura, resultando em aumento de importância do capital econômico em detrimento do capital cultural.

ABSTRACT

The aim of this paper is to analyze the relations established in the field of culture, due to the disputes between actors with distinct motivations and logics of action. In order to perform the analysis a sociological approach of power was chosen. The study is based on an event occurred in the city of Rio de Janeiro, which presents itself as an emblematic and very significant case of how different powers in the field of culture are structured and expressed. The case analyzed is related to the removal of a work of art from the exposition "Erotic – the senses if the art", promoted by Cultural Center of Bank of Brasil" (CCBB), in Rio de Janeiro, due to the pressions imposed by a catholic conservative group called Opus Christi. The argument is that the reason why this event took place is related to a dispute over the definition on the sense of art. The current power structure between financiers and financed is unveiled, in this case, Bank of Brasil and CCBB, which demonstrate the weakness of the institutions responsible for cultural public policies, resulting in an increase of economic capital to the detriment of cultural capital.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALVES, Patrícia. Justiça nega pedido para censurar outra obra em exposição no CCBB. O Globo, Rio de Janeiro, p. 13. 22 abr. 2006.
  • ANDRADE, Jackeline Amantino; SILVA, Ana B. N. Política cultural apropriada pela sociedade: o Sistema Nacional de Cultura como rede interorganizacional. IV ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 2006, Porto Alegre. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006. 1 CD-ROM.
  • ARENDT, Hannah. A condição humana. São Paulo: Ed. USP, 1981.
  • ARTISTAS protestam contra veto à obra erótica. O Globo, Rio de Janeiro, p. 28. 21 abr. 2006.
  • BANCO DO BRASIL - CULTURA (Brasil). Erótica -Os Sentidos na Arte. Disponível em: <http://www.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr/rj/evt/EvtDet.jsp?Evento.codigo=22211>. Acesso em: 16 out. 2006.
  • BENEVIDES, C.; NERI, N. Artistas protestam no Centro. Jornal do Brasil, 21 abril, 2006. Caderno Cidade, p.8.
  • BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p.221-254.
  • BOURDIEU, Pierre. Campo intelectual e projeto criador. In: BOURDIEU, P. et al. Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968. p.105-145.
  • _____. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 82-121.
  • _____. The field of cultural production. Great Bretain: Columbia University Press, 1993.
  • _____. Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2001.
  • _____. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2004a.
  • _____. O poder simbólico. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004b.
  • CANAL CONTEMPORÂNEO (Ed.). Banco do Brasil responde a três perguntas do Canal Contemporâneo. Disponível em: <www.canalcontemporaneo.com.br>. Acesso em: 08 maio 2006.
  • CARVALHO, Mário C. BB cancela a exposição "Erótica" em Brasília. Folha de São Paulo On Line, São Paulo, 03 mai. 2006. Disponível em: <www.folha.com.br>. Acesso em: 21 junho, 2006.
  • CHAGAS, Mário. Só a antropofagia nos une: o poder devorador dos museus. Revista Eletrônica do Patrimônio, 5, mai./jun. 2006. disponível em: http://www.revista.iphan.gov.br/
  • CHAUI, Marilena. Cultuar ou cultivar. Revista Teoria e Debate. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, no. 08, out/nov/dez 1989.
  • COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 2004.
  • FLEURY, Sonia. Reforma del Estado. RAP. Rio de Janeiro 35(5): 7-78, Set/Out. 2001.
  • FIGUEIREDO, Talita. Banco proíbe "terço erótico" em exposição. Folha de São Paulo, São Paulo, 20 abr. 2006. Cotidiano. Disponível em: <www.folha.com.br>. Acesso em: 08 maio 2006.
  • MATUS, Carlos. Chipanzé, Maquiavel e Ghandi: estratégias políticas. São Paulo: FUNDAP, 1996.
  • MENESES, Ulpiano Bezerra. O museu e o problema do conhecimento. Anais do IV Seminário sobre Museus-Casas. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2002. p.17-41.
  • MIZOCZKY, Maria Ceci. O campo da atenção à saúde após a constituição de 1988: uma narrativa de sua produção social. Porto Alegre: Da Casa Editora, 2002.
  • MOUTINHO, Mário. Sobre o conceito de museologia social. In: Cadernos de Museologia. n.1, ULHT, 1993. p.5-6.
  • OLIVIERI, Cristiane G. Cultura neoliberal. São Paulo: Escrituras, 2004.
  • SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Museus brasileiros e política cultural. Revista Brasileira de Ciências Sociais, junho, 2004, vol. 19, número 055. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo, Brasil. p.53-72.
  • THIRY-CHERQUES, Hermano R. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista de Administração Pública (RAP). Rio de Janeiro, v.40, n.1, p.27-55, 2006.
  • VELASCO, Suzana. Ministro Gilberto Gil se manifesta contra censura à obra de Márcia X. O Globo On Line, Rio de Janeiro, 26 abr. 2006. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/online/>. Acesso em: 08 maio 2006.
  • YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2004.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2007
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br