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Identidade nas organizações: múltipla? fluida? autônoma?

Resumos

Este ensaio não busca defender ou consolidar uma noção específica de identidade, não se detém a apresentar uma tradição teorico-epistemológica em particular, mas objetiva explorar várias vias teóricas e epistemológicas, no intuito de sensibilizar os estudiosos sobre a identidade nas organizações à multiplicidade de caminhos possíveis. Busca-se, assim, instigar caminhos para a pesquisa sobre identidade nos estudos organizacionais, sugerindo "novas" possíveis orientações para o avanço do conhecimento na área. Mais precisamente, três idéias, aparentemente incompatíveis entre si, são propostas para estimular pesquisas futuras sobre identidade nas organizações. Tratam-se das idéias de identidade pelo prisma da multiplicidade, da fluidez e da autonomia. Cada prisma pode instigar pesquisas que a avancem em relação aos temas que interceptam as três idéias iniciais. Paralelamente, levantam-se algumas indagações, respondemos algumas questões e partilham-se outras tantas dúvidas com o leitor.


This essay does not seek to support or consolidate a specific identity notion. We do not present a theoretical and epistemological tradition in particular. Our goal is to explore several theories and epistemological routes, in order to make organizational identity researchers aware of the multiplicity of possibilities. In this sense, we aim to instigate different ways of identity research in organizational studies, bringing "new" possible orientations to the improvement of this knowledge field. In order to stimulate further studies about identity in organizations, we propose three ideas, which at first seem discordant. We suggest the study of identity according to the focus on multiplicity, fluidity and autonomy. Each point of view can instigate researches improving knowledge on the relation between the three ideas. At the same time, we call attention to some issues, we provide elements of response to others, and we share many doubts with the reader.


ARTIGOS

Identidade nas organizações: múltipla? fluida? autônoma?

Alexandre de Pádua CarrieriI; Ana Paula Paes de PaulaII; Eduardo DavelIII

IProf. CEPEAD/UFMG

IIProfª CEPEAD/UFMG

IIIProf. TELUQ/UQAM - Université du Québec à Montréal

RESUMO

Este ensaio não busca defender ou consolidar uma noção específica de identidade, não se detém a apresentar uma tradição teorico-epistemológica em particular, mas objetiva explorar várias vias teóricas e epistemológicas, no intuito de sensibilizar os estudiosos sobre a identidade nas organizações à multiplicidade de caminhos possíveis. Busca-se, assim, instigar caminhos para a pesquisa sobre identidade nos estudos organizacionais, sugerindo "novas" possíveis orientações para o avanço do conhecimento na área. Mais precisamente, três idéias, aparentemente incompatíveis entre si, são propostas para estimular pesquisas futuras sobre identidade nas organizações. Tratam-se das idéias de identidade pelo prisma da multiplicidade, da fluidez e da autonomia. Cada prisma pode instigar pesquisas que a avancem em relação aos temas que interceptam as três idéias iniciais. Paralelamente, levantam-se algumas indagações, respondemos algumas questões e partilham-se outras tantas dúvidas com o leitor.

ABSTRACT

This essay does not seek to support or consolidate a specific identity notion. We do not present a theoretical and epistemological tradition in particular. Our goal is to explore several theories and epistemological routes, in order to make organizational identity researchers aware of the multiplicity of possibilities. In this sense, we aim to instigate different ways of identity research in organizational studies, bringing "new" possible orientations to the improvement of this knowledge field. In order to stimulate further studies about identity in organizations, we propose three ideas, which at first seem discordant. We suggest the study of identity according to the focus on multiplicity, fluidity and autonomy. Each point of view can instigate researches improving knowledge on the relation between the three ideas. At the same time, we call attention to some issues, we provide elements of response to others, and we share many doubts with the reader.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Maio 2016
  • Data do Fascículo
    Jun 2008
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