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O riso que integra, o riso que separa: identidade organizacional em um sebo de Porto Alegre

Resumos

Essa pesquisa tem como objetivo verificar como o humor e o riso podem evidenciar, por meio das relações estabelecidas entre proprietários, clientes e fornecedores, a identidade de um sebo localizado no centro de Porto Alegre. O método utilizado foi o etnográfico, tendo por técnica a observação participante. Foram realizadas 28 idas ao sebo, registradas em diários de campo. Os resultados mostram que as relações dentro da livraria vão além da esfera comercial. As sociabilidades ora inclusivas, ora exclusivas, em manifestações cômicas, risíveis, presentes nesse estabelecimento, permitiram o desvendamento de uma identidade predominantemente masculina, que é demarcada e reforçada por meio das brincadeiras e das conversas entabuladas entre homens que por ali circulam. O riso acaba sendo uma característica importante no sebo, não apenas por estar presente diariamente, mas porque revela quem são essas pessoas, quais os seus valores, como se relacionam, pensam e moldam, dinamicamente, a identidade da Livraria Nova Roma.


This survey intends to investigate how the identity of a secondhand bookshop at Porto Alegre downtown is established through the sense of humour and laughing that characterize the relationship between owners, customers, and suppliers. The ethnographic method with participative observation was used, 28 visits having been made to the shop and registered in field diaries. Results indicate that the relations inside the bookshop go beyond the business sphere. The sociabilities in this place, either inclusive or exclusive, existing in comical and laughable manifestations made it possible to unveil a predominantly masculine identity. Such masculinity is evidenced and reinforced by jokes and talks shared by men that circulate through this urban space. The laughing ends up being an important feature in the shop, not merely by its daily presence, by also because it reveals who these people are, their relationship, their thoughts, their values and how Nova Roma Bookshop’s identity is dynamically shaped by them.


ARTIGOS

O riso que integra, o riso que separa: identidade organizacional em um sebo de Porto Alegre

Neusa Rolita CavedonI; Fabiana de Lima Stefanowski* * Bolsista de Apoio Técnico do CNPq.

IProfª da Escola de Administração/UFRGS

RESUMO

Essa pesquisa tem como objetivo verificar como o humor e o riso podem evidenciar, por meio das relações estabelecidas entre proprietários, clientes e fornecedores, a identidade de um sebo localizado no centro de Porto Alegre. O método utilizado foi o etnográfico, tendo por técnica a observação participante. Foram realizadas 28 idas ao sebo, registradas em diários de campo. Os resultados mostram que as relações dentro da livraria vão além da esfera comercial. As sociabilidades ora inclusivas, ora exclusivas, em manifestações cômicas, risíveis, presentes nesse estabelecimento, permitiram o desvendamento de uma identidade predominantemente masculina, que é demarcada e reforçada por meio das brincadeiras e das conversas entabuladas entre homens que por ali circulam. O riso acaba sendo uma característica importante no sebo, não apenas por estar presente diariamente, mas porque revela quem são essas pessoas, quais os seus valores, como se relacionam, pensam e moldam, dinamicamente, a identidade da Livraria Nova Roma.

ABSTRACT

This survey intends to investigate how the identity of a secondhand bookshop at Porto Alegre downtown is established through the sense of humour and laughing that characterize the relationship between owners, customers, and suppliers. The ethnographic method with participative observation was used, 28 visits having been made to the shop and registered in field diaries. Results indicate that the relations inside the bookshop go beyond the business sphere. The sociabilities in this place, either inclusive or exclusive, existing in comical and laughable manifestations made it possible to unveil a predominantly masculine identity. Such masculinity is evidenced and reinforced by jokes and talks shared by men that circulate through this urban space. The laughing ends up being an important feature in the shop, not merely by its daily presence, by also because it reveals who these people are, their relationship, their thoughts, their values and how Nova Roma Bookshop’s identity is dynamically shaped by them.

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Referências

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  • *
    Bolsista de Apoio Técnico do CNPq.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Out 2014
    • Data do Fascículo
      Set 2008
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