Acessibilidade / Reportar erro

Análise organizacional de destinos turísticos com base nos conceitos de mudança, de incerteza e na Teoria do Caos: estudo dos exemplos de Gramado e Canela, na serra gaúcha

Organizational analysis of touristic destinations based on the concepts of change of uncertainty and on the Chaos Theory: study of the examples of Gramado and Canela, in the Serra Gaúcha

Resumos

As teorias da mudança e do caos proporcionam visão do conjunto de relações, aspectos e implicações do turismo, com base nas incertezas e instabilidades ambientais e de mercado. A maioria dos modelos de análise, planejamento e gestão do turismo ainda é limitada, em razão do seu caráter linear e unidimensional. O objetivo da teoria do caos é fornecer explicações dos fenômenos, não é fazer previsões, pois é impossível prever o futuro a longo prazo. As estratégias de gestão geram novas fontes de incerteza, pois a realidade não pode ser completamente representada por modelos. Ter consciência desses fatos significa, entretanto, considerar o campo de múltiplas possibilidades e oportunidades da mudança e do caos na gestão do desenvolvimento do turismo. Essas idéias são aplicadas à análise das experiências de dois dos principais municípios turísticos do Brasil, Gramado e Canela, localizados na Região das Hortênsias, Serra Gaúcha.


The theories of change and chaos can give a large vision of the relations, aspects and implications of tourism, considering environmental and market uncertainties and instabilities. The majorities of the models of analysis, planning and management of Tourism are still limited, due to their linear and one dimensional character. The objective of the chaos theory is to offer explanations about the phenomenons, not to make predictions, because it is impossible to predict the future at long term. The management strategies create new sources of uncertainty, because the reality can not be completely represented by models. To be award of these facts means, however, considering the range of possibilities and opportunities of change and chaos in the management of tourism development. Based on these ideas, this article analyses the experiences of Gramado and Canela, two of the main tourist cities of Brazil, situated in the Highland Region of Rio Grande do Sul State.


ARTIGOS

Análise organizacional de destinos turísticos com base nos conceitos de mudança, de incerteza e na Teoria do Caos: estudo dos exemplos de gramado e canela, na serra gaúcha

Organizational analysis of touristic destinations based on the concepts of change of uncertainty and on the Chaos Theory: study of the examples of Gramado and Canela, in the Serra Gaúcha

Edegar Luis TomazzoniI; Eric DorionII; Alexandra ZottisIII

IProf. da Universidade de Caxias do Sul

IIProf. da Universidade de Caxias do Sul

III Profª do Centro Universitário FEEVALE

RESUMO

As teorias da mudança e do caos proporcionam visão do conjunto de relações, aspectos e implicações do turismo, com base nas incertezas e instabilidades ambientais e de mercado. A maioria dos modelos de análise, planejamento e gestão do turismo ainda é limitada, em razão do seu caráter linear e unidimensional. O objetivo da teoria do caos é fornecer explicações dos fenômenos, não é fazer previsões, pois é impossível prever o futuro a longo prazo. As estratégias de gestão geram novas fontes de incerteza, pois a realidade não pode ser completamente representada por modelos. Ter consciência desses fatos significa, entretanto, considerar o campo de múltiplas possibilidades e oportunidades da mudança e do caos na gestão do desenvolvimento do turismo. Essas idéias são aplicadas à análise das experiências de dois dos principais municípios turísticos do Brasil, Gramado e Canela, localizados na Região das Hortênsias, Serra Gaúcha.

ABSTRACT

The theories of change and chaos can give a large vision of the relations, aspects and implications of tourism, considering environmental and market uncertainties and instabilities. The majorities of the models of analysis, planning and management of Tourism are still limited, due to their linear and one dimensional character. The objective of the chaos theory is to offer explanations about the phenomenons, not to make predictions, because it is impossible to predict the future at long term. The management strategies create new sources of uncertainty, because the reality can not be completely represented by models. To be award of these facts means, however, considering the range of possibilities and opportunities of change and chaos in the management of tourism development. Based on these ideas, this article analyses the experiences of Gramado and Canela, two of the main tourist cities of Brazil, situated in the Highland Region of Rio Grande do Sul State.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS

ASHBY, W. Ross. Introdução à cibernética. São Paulo: Perspectiva, 1970.

BALANDIER, Georges. El desorden, la teoria del caos y las ciencias sociales. Barcelona, Espanha: Gedisa, 1988.

BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999.

BAUMOL, William; BENHABIB, Jess. Chaos: significance, mechanism and economic applications. New York: Journal of Economics Perspectives, New York University, 1989.

BEINHOCKER, Eric. Teoria da adaptação. 2000. São Paulo: HSM Management, n. 21, julho agosto de 2000.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora Senac, 1997.

BRYNN E WILKINSON. Chaos theory and the dymamics of marketing systems. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 22, n. 3, 1994.

BUTLER, Richard W. Desenvolvimento em turismo: temas contemporâneos. PEARCE, Douglas G. (org); tradução Edite Sciulli. São Paulo: Contexto, 2001.

CHIA, Robert. A 'rhizomic' model of organizational change and transformation: perspective from a metaphysics of change. British Academy of Management, v. 10, 1999.

CRUZ, Rita de Cássia. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2000.

GORDON, J.; GRENSPAN, D. Chaos and fractals: new tools for technological and social forecasting. Technological Forecasting and Social Change 34 (1-25). 1988.

HALL, Derek; RICHARDS, Greg. Tourism and sustainable community development. London: Routledge, 2000.

HIBBERT, B.; WILKINSON, I. F. Chaos theory and the dynamics of marketing systems. Journal of The Academy of Marketing Sciency, v. 22,3.

HININGS, Bob. Organization and their structures. In: WESTWOOD, Robert; CLEG, Stewart. Debating organization: point-counterpoint in organizaton studies. Oxford: Blackwell, 2003.

KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo. Rio de janeiro - RJ: Civilização Brasileira, 1987.

MCKERCHER, Bob. A chaos approach to tourism. Tourism Management, pages 425-434. Elsevier, 1999.

MINZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. São Paulo: Bookman, 2000.

MOLINA, Sergio. O pós- turismo. São Paulo: Aleph, 2003.

MOLINA, Sérgio. Pós-turismo: novas tecnologias e novos comportamentos sociais. In: MOESCH, Marutschka M e GASTAL, Susana (orgs.). Um outro turismo é possível. São Paulo: Contexto, 2004. pp. 25 – 31.

OLIVEIRA, Pedro; BARROSO, Vera L. M. Raízes de Canela. Porto Alegre: EST, 2003.

PORTER, Michael. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANELA – Secretarias de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Assistência Social. Canela, 2003 – 2006. Disponível em <www.canela.rs.gov.br>.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO – Secretarias de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Assistência Social. Gramado, 2003 – 2006. Disponível em <www.gramado.rs.gov.br>.

RIEGEL, Romeo Ernesto. Quatro raízes e uma árvore. In: Raízes de Gramado. Prefeitura Municipal de Gramado, 1999.

ROSTOW, W. W. Etapas do desenvolvimento econômico: um manifesto não comunista. Rio de Janeiro: Zahar, 1961.

RUSCHMANN, Dóris. Turismo e planejamento sustentável. Campinas: Editora Papirus, 2001.

RUSSEL, Roslyn; FAULKNER, Bill. Entrepreneurship, chaos and the tourism area lifecycle. Annals of Tourism Research, pages 556-579. Elsevier, July, 2004.

SHERIDAN, J. A catastrophe model of empoyee with drawal leading to low job performance. Academy of Management Journal, v. 28, 1, 88. 1985.

STOLTZ, Roger. Primórdios de Canela: nascente turística do Rio Grande do Sul. Fundação Cultura de Canela – RS, 2003.

THIÉTAR, Raymond-A.; FORGUES, Bernard. La dialectique de l'ordre et du chaos dans les organisations. Paris: Revue Française de Gestion, março – abril - maio, 1993.

TINSLEY, Ross; LYNCH, Paul. Small tourism business networks and destination development. Queen Margaret University College, Edinburgh, UK. International Journal of Hospitality Management, volume 20, Issue 4, December 2001. Pages 367 – 378.

  • ASHBY, W. Ross. Introdução à cibernética. São Paulo: Perspectiva, 1970.
  • BALANDIER, Georges. El desorden, la teoria del caos y las ciencias sociales. Barcelona, Espanha: Gedisa, 1988.
  • BAUER, Ruben. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 1999.
  • BAUMOL, William; BENHABIB, Jess. Chaos: significance, mechanism and economic applications. New York: Journal of Economics Perspectives, New York University, 1989.
  • BEINHOCKER, Eric. Teoria da adaptação. 2000. São Paulo: HSM Management, n. 21, julho agosto de 2000.
  • BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora Senac, 1997.
  • BRYNN E WILKINSON. Chaos theory and the dymamics of marketing systems. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 22, n. 3, 1994.
  • BUTLER, Richard W. Desenvolvimento em turismo: temas contemporâneos. PEARCE, Douglas G. (org); tradução Edite Sciulli. São Paulo: Contexto, 2001.
  • CHIA, Robert. A 'rhizomic' model of organizational change and transformation: perspective from a metaphysics of change. British Academy of Management, v. 10, 1999.
  • CRUZ, Rita de Cássia. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2000.
  • GORDON, J.; GRENSPAN, D. Chaos and fractals: new tools for technological and social forecasting. Technological Forecasting and Social Change 34 (1-25). 1988.
  • HALL, Derek; RICHARDS, Greg. Tourism and sustainable community development. London: Routledge, 2000.
  • HIBBERT, B.; WILKINSON, I. F. Chaos theory and the dynamics of marketing systems. Journal of The Academy of Marketing Sciency, v. 22,3.
  • HININGS, Bob. Organization and their structures. In: WESTWOOD, Robert; CLEG, Stewart. Debating organization: point-counterpoint in organizaton studies. Oxford: Blackwell, 2003.
  • KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo Rio de janeiro - RJ: Civilização Brasileira, 1987.
  • MCKERCHER, Bob. A chaos approach to tourism. Tourism Management, pages 425-434. Elsevier, 1999.
  • MINZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. São Paulo: Bookman, 2000.
  • MOLINA, Sergio. O pós- turismo São Paulo: Aleph, 2003.
  • OLIVEIRA, Pedro; BARROSO, Vera L. M. Raízes de Canela. Porto Alegre: EST, 2003.
  • PORTER, Michael. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • RIEGEL, Romeo Ernesto. Quatro raízes e uma árvore. In: Raízes de Gramado. Prefeitura Municipal de Gramado, 1999.
  • ROSTOW, W. W. Etapas do desenvolvimento econômico: um manifesto não comunista. Rio de Janeiro: Zahar, 1961.
  • RUSCHMANN, Dóris. Turismo e planejamento sustentável. Campinas: Editora Papirus, 2001.
  • RUSSEL, Roslyn; FAULKNER, Bill. Entrepreneurship, chaos and the tourism area lifecycle. Annals of Tourism Research, pages 556-579. Elsevier, July, 2004.
  • SHERIDAN, J. A catastrophe model of empoyee with drawal leading to low job performance. Academy of Management Journal, v. 28, 1, 88. 1985.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br