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Comunicação organizacional: oportunidades para uma abordagem de pesquisa interdisciplinar entre a Administração e a área de Estudos da Linguagem

Organizational communication:opportunities for an interdisciplinary research approach between Business Administration and Language Studies

Resumos

Um dos desafios dos estudos organizacionais é o de tentar criar linguagem própria a partir de conhecimentos originados em outras ciências, resultando, freqüente mente, na tradução simplificada de conceitos. No caso da comunicação organizacional, esse desafio é ainda mais complexo, por ser um tema tradicionalmente abordado na Administração sob uma perspectiva mais instrumental e cujos enfoques nas outras áreas são diversos. Este ensaio teórico analisa as possibilidades de aproximar a Administração e os Estudos da Linguagem, no desenvolvimento de pesquisas sobre a comunicação organizacional e no auxílio à solução dos problemas práticos da gestão. A fonte de inspiração são as experiências de uma linha de pesquisa que busca um enfoque interdisciplinar pautado mais na produção conjunta de conhecimento pelos pesquisadores das duas áreas do que numa travessia de fronteiras disciplinares limitada à importação de conceitos e métodos. As reflexões apresentadas mostram que se, por um lado, nem sempre é fácil a negociação de lógicas e ferramentas no processo de investigação, por outro lado, esse exercício pode favorecer a produção de conhecimento novo para ambas as áreas e de relevância prática para o contexto organizacional.


One of the challenges for organizational studies is that of trying to create their own language from knowledge generated in other sciences, often resulting in an oversimplified translation of concepts. In the case of organizational communication, this challenge is even more complex, as communication is traditionally viewed by hmaavnea gbeemene ndt ivtheersoirfiieesd .i nT hai sm tohreeo irnestticruaml eensstaaly paenrsaplyescetisv et,h ew hpiloes saipbpilirtoieasch oefs ainp portohxeirm aarteinags Management and Language Studies areas in order to develop research on organizational communication and help organizations solve their practical managerial problems. The source of inspiration are the experiences of an interdisciplinary research group that seeks an interdisciplinary approach based on the joint production of knowledge by researchers of obfo tcho nacreepatss, arantdh emr etthhaond so.n T thhee rcerfolescstiinogn so fp rdeissecinptleinda rsyh obwo utnhdaat roiens oanned hthane dm, eitr eis imnopto artlwataioyns easy to negotiate the investigative logics and tools used in the process; on the other hand, this exercise may facilitate the production of new knowledge in both areas, with practical relevance for the organizational context.

Organizational communication; Institutional theory; Language studies; Interdisciplinarity


ARTIGO

Comunicação organizacional: oportunidades para uma abordagem de pesquisa interdisciplinar entre a Administração e a área de Estudos da Linguagem

Organizational communication:opportunities for an interdisciplinary research approach between Business Administration and Language Studies

José Roberto Gomes da SilvaI; Maria do Carmo Leite de OliveiraII

IDoutor em Administração de Empresas. Prof. Associado do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAGPUC/RJ. Pesquisador do CNPq (in memorium)

IIDoutora em Lingüística. Profª Associada do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Endereço: Rua Paissandu, 269, apto 304 B I, Flamengo. CEP: 22210080, Rio de Janeiro/RJ. Email: mdocarmo@terra.com.br

RESUMO

Um dos desafios dos estudos organizacionais é o de tentar criar linguagem própria a partir de conhecimentos originados em outras ciências, resultando, freqüente mente, na tradução simplificada de conceitos. No caso da comunicação organizacional, esse desafio é ainda mais complexo, por ser um tema tradicionalmente abordado na Administração sob uma perspectiva mais instrumental e cujos enfoques nas outras áreas são diversos. Este ensaio teórico analisa as possibilidades de aproximar a Administração e os Estudos da Linguagem, no desenvolvimento de pesquisas sobre a comunicação organizacional e no auxílio à solução dos problemas práticos da gestão. A fonte de inspiração são as experiências de uma linha de pesquisa que busca um enfoque interdisciplinar pautado mais na produção conjunta de conhecimento pelos pesquisadores das duas áreas do que numa travessia de fronteiras disciplinares limitada à importação de conceitos e métodos. As reflexões apresentadas mostram que se, por um lado, nem sempre é fácil a negociação de lógicas e ferramentas no processo de investigação, por outro lado, esse exercício pode favorecer a produção de conhecimento novo para ambas as áreas e de relevância prática para o contexto organizacional.

ABSTRACT

One of the challenges for organizational studies is that of trying to create their own language from knowledge generated in other sciences, often resulting in an oversimplified translation of concepts. In the case of organizational communication, this challenge is even more complex, as communication is traditionally viewed by hmaavnea gbeemene ndt ivtheersoirfiieesd .i nT hai sm tohreeo irnestticruaml eensstaaly paenrsaplyescetisv et,h ew hpiloes saipbpilirtoieasch oefs ainp portohxeirm aarteinags Management and Language Studies areas in order to develop research on organizational communication and help organizations solve their practical managerial problems. The source of inspiration are the experiences of an interdisciplinary research group that seeks an interdisciplinary approach based on the joint production of knowledge by researchers of obfo tcho nacreepatss, arantdh emr etthhaond so.n T thhee rcerfolescstiinogn so fp rdeissecinptleinda rsyh obwo utnhdaat roiens oanned hthane dm, eitr eis imnopto artlwataioyns easy to negotiate the investigative logics and tools used in the process; on the other hand, this exercise may facilitate the production of new knowledge in both areas, with practical relevance for the organizational context.

Keywords: Organizational communication. Institutional theory. Language studies. Interdisciplinarity.

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REFERÊNCIAS

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Recebido em 26/03/2009

Aprovado em 04/08/2009

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2009

Histórico

  • Aceito
    04 Ago 2009
  • Recebido
    26 Mar 2009
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