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Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor

Organizational values and rationalities: an incursion into the Third Sector

Resumos

Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizamse em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental.Esta pesquisa dedicouse ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada existênciana racionalidade substantiva. Optouse pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraramse importantes na explicação da relação encontrada.

Valores organizacionais; Racionalidades; Terceiro setor; Organizações Não Governamentais


Human values are guidelines of the individuals' lives, groups, organizations and societies. These values are organized in two bipolar dimensions: Selftranscendence versus Selfenhancement and Openness to Change versus Conservation. The first one refers, respectively, the people orientation for the others versus for themselves; the second one, independence of thought and action versus the preservation of customs, rules and material security. Knowing that rationality is behind every action, this work aimed to investigate the relationship between the bipolar dimensions of values and the instrumental and subjective rationalities. This research was dedicated to the study Organizations of the Third Sector, as they keep a privileged position to perform inbased on the substantive rationality. A multi case study strategy was adopted with qualitative and quantitative research techniques. The results indicated that there is a relationshipbetween the both rationalities and the Selftranscendence and Selfenhancement of the organizational values. On the other hand, other factors, as the historical moment of the organizations origin, and the religious or spiritual beliefs, had become important on the explanation of the relationship found.

Organizational Values; Rationality; Third Sector; Non Governmental Organizations


ARTIGO

Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor

Organizational values and rationalities: an incursion into the Third Sector

Jones LoubackI; Maria Luisa Mendes TeixeiraII; Diógenes de Souza BidoIII

IDoutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Prof. da PósGraduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Gestão Baseada em Valores MackGVAL. Endereço: Rua Antonio Gonçalves da Cruz, 60 apto 113B. São Paulo/SP, CEP 05029060. Email: joneslouback@gmail.com

IIDoutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Prof. do Programa de PósGraduação em Administração de Empresas do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coord.do Núcleo de Estudos sobre Gestão Baseada em Valores - MackGVAL. Email: mallu@mackenzie.com.br

IIIDoutor em Administração de Empresas pela FEAUSP. Prof. do Programa de PósGraduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Email: diogenesbido@yahoo.com.br

RESUMO

Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizamse em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental.Esta pesquisa dedicouse ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada existênciana racionalidade substantiva. Optouse pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraramse importantes na explicação da relação encontrada.

Palavras-chave: Valores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais.

ABSTRACT

Human values are guidelines of the individuals' lives, groups, organizations and societies. These values are organized in two bipolar dimensions: Selftranscendence versus Selfenhancement and Openness to Change versus Conservation. The first one refers, respectively, the people orientation for the others versus for themselves; the second one, independence of thought and action versus the preservation of customs, rules and material security. Knowing that rationality is behind every action, this work aimed to investigate the relationship between the bipolar dimensions of values and the instrumental and subjective rationalities. This research was dedicated to the study Organizations of the Third Sector, as they keep a privileged position to perform inbased on the substantive rationality. A multi case study strategy was adopted with qualitative and quantitative research techniques. The results indicated that there is a relationshipbetween the both rationalities and the Selftranscendence and Selfenhancement of the organizational values. On the other hand, other factors, as the historical moment of the organizations origin, and the religious or spiritual beliefs, had become important on the explanation of the relationship found.

Keywords: Organizational Values. Rationality. Third Sector. Non Governmental Organizations.

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REFERÊNCIAS

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Recebido em 10/08/2007

Aprovado, em 09/04/2009

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2009

Histórico

  • Recebido
    10 Ago 2007
  • Aceito
    09 Abr 2009
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