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Os sentidos da participação dos colaboradores nos projetos e ações sociais dos correios do Estado do Espírito Santo

The meaning of employees' participation in social projects and actions of the Espirito Santo State's Post Office

Resumos

A gestão de projetos e ações sociais nas organizações e o trabalho voluntário dos colaboradores têm atraído a atenção de gestores e acadêmicos, a partir de 1990. Este artigo analisa os sentidos da participação dos colaboradores em projetos e ações sociais dos Correios do Espírito Santo, visando compreender se a participação, por meio da Gestão Participativa associada à Tecnologia da Informação, poderia ser potencializada. Tratase de uma pesquisa qualitativa exploratória. A obtenção dos dados deuse através de 09 entrevistas presenciais, 23 einterviews e observação participante. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo. Os sentidos referemse à satisfação, omissão, oportunidade, frustração, espiritualidade e missão. Concluise que a participação ainda é fraca, mas latentemente potencial. Os colaborados apontam a necessidade de definição de políticas regionais e corporativas para a gestão dos projetos e ações sociais, criação de canais de comunicação em duas vias e acesso à informação.

Gestão participativa; Subjetividades; Projetos e ações sociais organizacionais; TI


Project management and social action organizations and voluntary work of the employees have attracted the attention of managers and academics since 1990. This article examines the meanings of participation of employees in social projects and actions of the Espirito Santo State's Post Office, seeking to understand if the participation, through the Participatory Management related to Information Technology could be increased. This is an exploratory qualitative research. Data collection took place over 09 interviews,and 23 einterviews and participant observation. The results were subjected to content analysis. The directions refer to the satisfaction, omission, opportunity, frustration, spirituality and mission. It follows that participation is still weak, but latentlypotential. The employees point to the need for regional and corporate definitions to manage projects and social activities, establishment of channels for twoway communication and information access.

Participation; Participative management; Subjectivities; Social organizational projects and actions; Information Technology


ARTIGO

Os sentidos da participação dos colaboradores nos projetos e ações sociais dos correios do Estado do Espírito Santo

The meaning of employees' participation in social projects and actions of the Espirito Santo State's Post Office

Reziere Degobi da SilvaI; Márcia Prezotti PalassiII

IMestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Prof. da PósGradu ação de Especialização em Administração Pública da UFES e da PósGraduação MBA do Centro Univer sitário de Vila Velha. Endereço: Rua José Cassiano dos Santos,215/101,Taurus,Fradinhos. Vitória/ ES. Email: rezieredegobi@gmail.com

IIDoutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Prof. do Departamento de Administração e do Programa de Pós Graduação em Administração/PPGADM e em Ciências Sociais/PPGCSO da UFES. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Políticos - LEP/UFES. Coordenadora do Observatório de Políticas e Práticas Participativas - PPGADM/UFES. Email: mprezotti@hotmail.com

RESUMO

A gestão de projetos e ações sociais nas organizações e o trabalho voluntário dos colaboradores têm atraído a atenção de gestores e acadêmicos, a partir de 1990. Este artigo analisa os sentidos da participação dos colaboradores em projetos e ações sociais dos Correios do Espírito Santo, visando compreender se a participação, por meio da Gestão Participativa associada à Tecnologia da Informação, poderia ser potencializada. Tratase de uma pesquisa qualitativa exploratória. A obtenção dos dados deuse através de 09 entrevistas presenciais, 23 einterviews e observação participante. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo. Os sentidos referemse à satisfação, omissão, oportunidade, frustração, espiritualidade e missão. Concluise que a participação ainda é fraca, mas latentemente potencial. Os colaborados apontam a necessidade de definição de políticas regionais e corporativas para a gestão dos projetos e ações sociais, criação de canais de comunicação em duas vias e acesso à informação.

Palavras-chave: Gestão participativa. Subjetividades. Projetos e ações sociais organizacionais.TI.

ABSTRACT

Project management and social action organizations and voluntary work of the employees have attracted the attention of managers and academics since 1990. This article examines the meanings of participation of employees in social projects and actions of the Espirito Santo State's Post Office, seeking to understand if the participation, through the Participatory Management related to Information Technology could be increased. This is an exploratory qualitative research. Data collection took place over 09 interviews,and 23 einterviews and participant observation. The results were subjected to content analysis. The directions refer to the satisfaction, omission, opportunity, frustration, spirituality and mission. It follows that participation is still weak, but latentlypotential. The employees point to the need for regional and corporate definitions to manage projects and social activities, establishment of channels for twoway communication and information access.

Keywords: Participation. Participative management. Subjectivities. Social organizational projects and actions. Information Technology.

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Recebido em 15/05/2007

Artigo em 24/03/2009

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2009

Histórico

  • Recebido
    15 Maio 2007
  • Aceito
    24 Mar 2009
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