Acessibilidade / Reportar erro

Contribuições da sociologia da dádiva aos estudos sobre organizações substantivas

Gift economy in sociology contributions to substantive organizations studies

Resumos

O presente ensaio discute de que forma a sociologia da dádiva pode ser frutífera para o campo de estudos sobre organizações substantivas. A dádiva é a forma de circulação de bens, cujo primeiro objetivo é (re)criar ou fortalecer os vínculos entre pessoas ou grupos. Partimos do pressuposto de que, condicionadas pela predominância do valor do vínculo entre seus membros, as organizações substantivas podem ser consideradas como um local privilegiado de manifestação da trocadádiva nas sociedades modernas. Isso se explica, principalmente, pelo fato do cálculo utilitário ser uma referênciainadequada para mediar a maioria das relações interpessoais nessas organizações. Nas considerações finais, esboçamos brevemente alguns pontos para uma agenda de pesquisa em organizações substantivas, calcada nos princípios da sociologia da dádiva.

Dádiva; Organizações substantivas; Crítica à lógica de mercado; Marcel Mauss


The paper discusses how the notion of gift economy in sociology can be useful to the research field of substantive organizations. Gift economy refers to a means of trade whose main objective is (re)create or to strengthen the links between people or groups. We start from the assumption that substantive organizations are conditioned by relationship values and because of this should be considered a privileged place for the establishment of a gift economy in modern societies. It can be also explained because a utilitarian evaluation is inadequate in mediating most relationships between people in thistype of organization. Finally an agenda for further research into substantive organizations based on gift economy will be outlined.

Gift economy; Substantive organizations; Market logic criticism; Marcel Mauss


ARTIGOS

Contribuições da sociologia da dádiva aos estudos sobre organizações substantivas

Gift economy in sociology contributions to substantive organizations studies

Fábio Vizeu

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas EAESP/FGVSP. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo. Endereço: Prof. Pedro Viriato Parigot, 5300. CEP: 81280330, Curitiba/PR. Email: vizeu@up.edu.br

RESUMO

O presente ensaio discute de que forma a sociologia da dádiva pode ser frutífera para o campo de estudos sobre organizações substantivas. A dádiva é a forma de circulação de bens, cujo primeiro objetivo é (re)criar ou fortalecer os vínculos entre pessoas ou grupos. Partimos do pressuposto de que, condicionadas pela predominância do valor do vínculo entre seus membros, as organizações substantivas podem ser consideradas como um local privilegiado de manifestação da trocadádiva nas sociedades modernas. Isso se explica, principalmente, pelo fato do cálculo utilitário ser uma referênciainadequada para mediar a maioria das relações interpessoais nessas organizações. Nas considerações finais, esboçamos brevemente alguns pontos para uma agenda de pesquisa em organizações substantivas, calcada nos princípios da sociologia da dádiva.

Palavras-chave: Dádiva. Organizações substantivas. Crítica à lógica de mercado. Marcel Mauss.

ABSTRACT

The paper discusses how the notion of gift economy in sociology can be useful to the research field of substantive organizations. Gift economy refers to a means of trade whose main objective is (re)create or to strengthen the links between people or groups. We start from the assumption that substantive organizations are conditioned by relationship values and because of this should be considered a privileged place for the establishment of a gift economy in modern societies. It can be also explained because a utilitarian evaluation is inadequate in mediating most relationships between people in thistype of organization. Finally an agenda for further research into substantive organizations based on gift economy will be outlined.

Key words: Gift economy. Substantive organizations. Market logic criticism; Marcel Mauss.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 09/10/2007. Artigo, aprovado, na sua versão final, em 30/01/2009.

  • ALVES, M. A. Organizações do terceiro setor e sua(s) racionalidade(s). In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO,26, 2002, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2002. CD ROM.
  • CAILLÉ, A. Nem holismo nem individualismo metodológicos: Marcel Mauss e o paradigma da dádiva. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 13, n.38, p.537, 1998.
  • _______. Antropologia do dom: o terceiro paradigma. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • DELLAGNELO, E. L.; MACHADODASILVA, C. L. Novas formas organizacionais: onde se encontram as evidências empíricas de ruptura com o modelo burocrático de organizações. Organizações & Sociedade, Salvador, v.7, n.19, p.1933, 2000.
  • DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. 4.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001.
  • FELTS, A. A. Organizational communication. Administration & Society, London, v.23, n.4, p.495517, 1992.
  • FORESTER, J. Teoria crítica e análise organizacional. Plural, São Paulo, v.1, p.131148, 1994.
  • FRAGA, M. L. A empresa produtiva e a racionalidade substantiva. 2000. 208 f. Dissertação (Mestrado em Administração) Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
  • FRANÇA, G.; DIZIMIRA, S. Economia solidária e dádiva. Organizações & Sociedade, Salvador, v.6, n.14, p.141183, 1999.
  • GUERREIRO RAMOS, A. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: FGV, 1981.
  • ______. Minha dívida ao lorde Keynes. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.16, n.2, p.9195, 1982.
  • GODBOUT, J. T. Introdução à dádiva. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.13, n.38, p 3951, 1998.
  • ______. O espírito da dádiva. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
  • GODELIER, M. O enigma do dom. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
  • GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
  • HUBER, J. Quem deve mudar todas as coisas: as alternativas do movimento alternativo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
  • KUMAR, K. et al. The merchant of Prato revisited: toward a third rationality ofinformation systems. MIS Quarterly, MinneapolisUSA, v.22, n.2, p.199226, June 1998.
  • LÉVISTRAUSS, C. Introdução. In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: EDUSP, 1974.
  • MARTINS, P. H. Contra a desumanização da medicina: crítica sociológica das práticas médicas modernas. Petrópolis: Vozes, 2000.
  • MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Edições 70, 2001.
  • PAULA, A. P. P. Guerreiro Ramos: resgatando o pensamento de um sociólogo crítico das organizações. Organizações & Sociedade, Salvador, v.14, n.40, p.169188, 2007.
  • ROTHSCHILDWITT, J. The collectivist organization: an alternative to bureaucraticmodels. In: _____; LINDENFELD, F. (Org.). Workplace democracy and socialchange. Boston: Porter Sargent Publishers, 1982.
  • SERVA, M. O fenômeno das organizações substantivas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.33, n.2, p.3643, 1993.
  • _____. A racionalidade substantiva demonstrada na prática administrativa. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.37, n.2, p.1830, 1997a.
  • _____. Abordagem substantiva e ação comunicativa: uma complementaridade proveitosa para a teoria das organizações. Revista de Administração Pública, Riode Janeiro, v.31, n.2, p.108134, 1997b.
  • TENÓRIO, F. G. Flexibilização organizacional: mito ou realidade? Rio de Janeiro: FGV, 2000.
  • VIZEU, F. Organizações burocratizadas rumo à razão comunicativa: o caso de uma instituição psiquiátrica. 2004. 182 f. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
  • ______. Ação comunicativa e estudos organizacionais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.45, n.4, p.1021, 2005.
  • ______; BIN, D. Democracia deliberativa: leitura crítica do caso. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.42, n.1, p.83108, 2008.
  • WEBER, M. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2009

Histórico

  • Recebido
    09 Out 2007
  • Aceito
    30 Jan 2009
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br