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Memória organizacional de comunidades de prática como fator de vantagem competitiva das organizações

Organizational memory of communities of practice as a competitive advantage factor in organizations

Resumos

Este artigo apresenta uma análise de referências e estudo de caso sobre memória organizacional em Comunidades de Prática (CoP) como fator competitivo nas organizações. Inicia conceituando e analisando o papel da memória organizacional na gestão do conhecimento, a visão das comunidades de práticas e suas interações nas organizações. Mostra como a construção da memória organizacional é de fundamental importância nas organizações de sucesso e que estão na vanguarda tecnológica. A pesquisa realizada reflete a visibilidade de seus envolvidos: empregados e colaboradores, como também de seus líderes, identificando os principais fatores de vantagem competitiva e demonstrando suas percepções de influência no negócio. Os resultados obtidos evidenciam o potencial das CoPs para os negócios e vantagem competitiva, ao ampliarem a capacidade de atuação de equipes de projetos. Concluise que CoPs são elementos chave para construção do capital social que serve para possibilitar o compartilhamento de conhecimento e promover inovação.

Gestão do conhecimento; Memória organizacional; Comunidades de prática; Vantagem Competitiva


This paper presents a literature review and a case study of the influence of OrganizationalMemory in Communities of Practice CoP as a competitive factor in organizations. It starts by appraising and analyzing the role of Organizational Memory in knowledge management, the vision of communities of practice and their interactions within organizations. It shows how the idea of building an organizational memory is of basicimportance in the success organizations which are at the cutting edge of technology. The survey reflects the visibility of all employees and contractors, including its leaders identifying the main factors of competitive advantage demonstrating its perceptions of impact on the business. The results show the potential CoP can offer to businesses and the competitive advantage because they expand the performance capacity of project teams. We conclude that CoPs are key elements to building social capital that serves to enable knowledge sharing and to promote innovation.

Knowledge management; Organizational memory; Communities of practice; Competitive advantage


ARTIGOS

Memória organizacional de comunidades de prática como fator de vantagem competitiva das organizações

Organizational memory of communities of practice as a competitive advantage factor in organizations

Eduardo Amadeu Dutra MoresiI; Paulo Henrique da Cruz JúniorII; Wagner Lindberg Baccarin AranautIII; Cláudio Chauke NehmeIV

IDoutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB. Prof. do Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Endereço: SGAN 916 – Módulo B – Asa Norte – Brasília/DF – 70790160. Email: moresi@ucb.br

IIMestre em Gestão e Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Especialista em Rational Z IBM. Email: pcruz@br.ibm.com

IIIMestre em Gestão e Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Especialista em Engenharia de Software IBM. Email: warnaut@br.ibm.com

IVDoutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Prof. do Programa Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Email: chauke@ucb.br

RESUMO

Este artigo apresenta uma análise de referências e estudo de caso sobre memória organizacional em Comunidades de Prática (CoP) como fator competitivo nas organizações. Inicia conceituando e analisando o papel da memória organizacional na gestão do conhecimento, a visão das comunidades de práticas e suas interações nas organizações. Mostra como a construção da memória organizacional é de fundamental importância nas organizações de sucesso e que estão na vanguarda tecnológica. A pesquisa realizada reflete a visibilidade de seus envolvidos: empregados e colaboradores, como também de seus líderes, identificando os principais fatores de vantagem competitiva e demonstrando suas percepções de influência no negócio. Os resultados obtidos evidenciam o potencial das CoPs para os negócios e vantagem competitiva, ao ampliarem a capacidade de atuação de equipes de projetos. Concluise que CoPs são elementos chave para construção do capital social que serve para possibilitar o compartilhamento de conhecimento e promover inovação.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Memória organizacional. Comunidades de prática. Vantagem Competitiva.

ABSTRACT

This paper presents a literature review and a case study of the influence of OrganizationalMemory in Communities of Practice CoP as a competitive factor in organizations. It starts by appraising and analyzing the role of Organizational Memory in knowledge management, the vision of communities of practice and their interactions within organizations. It shows how the idea of building an organizational memory is of basicimportance in the success organizations which are at the cutting edge of technology. The survey reflects the visibility of all employees and contractors, including its leaders identifying the main factors of competitive advantage demonstrating its perceptions of impact on the business. The results show the potential CoP can offer to businesses and the competitive advantage because they expand the performance capacity of project teams. We conclude that CoPs are key elements to building social capital that serves to enable knowledge sharing and to promote innovation.

Key words: Knowledge management. Organizational memory. Communities of practice. Competitive advantage.

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Referências

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Artigo recebido em 05/05/2008 Artigo aprovado, na sua versão final, em 18/05/2009

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2009

Histórico

  • Aceito
    18 Maio 2009
  • Recebido
    05 Maio 2008
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