Acessibilidade / Reportar erro

Considerações sobre o conceito de marketing teoria e prática gerencial

Some considerations on the marketing concept: the theory and the marketing management view

Resumos

O propósito deste trabalho é discutir o conceito e o processo gerencial de marketing (prática), contrapondo as perspectivas teórico/acadêmica e a do profissional de marketing. Desenvolvido na modalidade ensaio, inicialmente, o texto apresenta uma revisão histórica consolidada do conceito de marketing, com fundamento em autores de referência no âmbito acadêmico. Apresentase, também, uma análise a respeito da natureza do marketing. Em seguida, são descritos significativos estudos referentes à evolução do conceito de marketing à luz de diferentes orientações empresariais. A partir de uma análise da orientação adotada pela organização, são avaliadas suas implicações na gestão da empresa, destacandose dois contextos de análise: a teoria de marketing ea administração de marketing. No desenvolvimento do texto e na síntese conclusiva, salientase como, na vertente teórica, o conceito de marketing temse ampliado, em decorrência da ampliação do próprio escopo de marketing na prática gerencial; esse escopo reflete, por sua vez, a orientação ou filosofia de ação empresarial adotada pela organização.

Conceitos de marketing; Gestão de marketing; Processo de marketing; Teoria de marketing; Filosofia de marketing; Orientação para marketing; Orientação para mercado


The paper aims to discuss the concept of marketing and its managerial practice through two perspectives: the theoretical and/or academic point of view and the marketing management process. Developed as an essay, the text presents a brief historical revision of the concept of marketing based on the main authors, advancing in an analysis regarding to the nature of Marketing. Some empirical studies about the evolution of the concept of marketing are described as a philosophy of business action. Also analyzed is the implementation of the concept and its implications on business administration. Two contexts of analysis are considered: the theory of marketing and the marketing management. Throughout the text, and in the conclusive synthesis, it is observed that the scope of marketing has been broadened from its beginning to the present time.

Marketing concepts; Marketing management; Marketing process; Marketing theory; Marketing philosophy; Marketing orientation; Market orientation


ARTIGOS

Considerações sobre o conceito de marketing teoria e prática gerencial

Some considerations on the marketing concept: the theory and the marketing management view

Carlos de Brito PereiraI; Geraldo Luciano ToledoII; Luciano Augusto ToledoIII

IDoutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Prof. da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP e Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Física da Informação e Economia (Grife/EACH/USP). Endereço: EACH/USP, R. Arlindo Béttio, 1000. São Paulo/SP. Ermelino Matarazzo. CEP: 03828000. Email: carlosbp@usp.br

IIDoutor em Administração pela FEA/USP. LivreDocente em Marketing da FEA/USP. Prof. Titular FEA/USP. Email:gltoledo@usp.br

IIIDoutor em Administração pela FEA/USP. Prof. da Faculdade de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Email: lat@mackenzie.br

RESUMO

O propósito deste trabalho é discutir o conceito e o processo gerencial de marketing (prática), contrapondo as perspectivas teórico/acadêmica e a do profissional de marketing. Desenvolvido na modalidade ensaio, inicialmente, o texto apresenta uma revisão histórica consolidada do conceito de marketing, com fundamento em autores de referência no âmbito acadêmico. Apresentase, também, uma análise a respeito da natureza do marketing. Em seguida, são descritos significativos estudos referentes à evolução do conceito de marketing à luz de diferentes orientações empresariais. A partir de uma análise da orientação adotada pela organização, são avaliadas suas implicações na gestão da empresa, destacandose dois contextos de análise: a teoria de marketing ea administração de marketing. No desenvolvimento do texto e na síntese conclusiva, salientase como, na vertente teórica, o conceito de marketing temse ampliado, em decorrência da ampliação do próprio escopo de marketing na prática gerencial; esse escopo reflete, por sua vez, a orientação ou filosofia de ação empresarial adotada pela organização.

Palavras-chave: Conceitos de marketing. Gestão de marketing. Processo de marketing. Teoria de marketing. Filosofia de marketing. Orientação para marketing. Orientação para mercado.

ABSTRACT

The paper aims to discuss the concept of marketing and its managerial practice through two perspectives: the theoretical and/or academic point of view and the marketing management process. Developed as an essay, the text presents a brief historical revision of the concept of marketing based on the main authors, advancing in an analysis regarding to the nature of Marketing. Some empirical studies about the evolution of the concept of marketing are described as a philosophy of business action. Also analyzed is the implementation of the concept and its implications on business administration. Two contexts of analysis are considered: the theory of marketing and the marketing management. Throughout the text, and in the conclusive synthesis, it is observed that the scope of marketing has been broadened from its beginning to the present time.

Key words: Marketing concepts. Marketing management. Marketing process. Marketing theory. Marketing philosophy. Marketing orientation. Market orientation.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

ALDERSON, W. Marketing behavior and executive action – a functionalist approach to marketing theory. Homewood, Ill: Richard D. Irwin, 1957.

ALDERSON, W. The analytical framework for marketing . In: ENIS, Ben M.; COX, Keith K.; MOKWA, Michael P. (Ed.) Marketing classics — a selection of influential articles. Saddle River: Prentice Hall, [original 1958] 1995. p.2232.

ALDERSON, W. Dynamic marketing behavior. Homewood, Ill: Richard D. Irwin, 1965.

AMA (American Marketing Association) (s.d.): Conceptual and theoretical developments in marketing (mímeo).

BACKHOUSE, R.E. The transformation of U.S. economics, 19201960, viewed through a survey of journal articles. History of Political Economy, DurhamCana dá, Duke University Press. v.29, n.1, p.85107, 1997.

BAGOZZI, R.P. Marketing as exchange. Journal of Marketing, Ann Arbor, MI, v.39, out., p.3239, 1975.

BARTELS, R. The identity crisis in marketing. Journal of Marketing, Ann Arbor, MI, v.38, out., p.7376, 1974.

______. The history of marketing thought. Columbus,Ohio: Grid, 1976.

BEAUD, M.l A Arte da tese. São Paulo: Bertrand Brasil, 2.ed. [1985], 1997.

BORCH, F. J. The marketing philosophy as a way of business life. In: M. Elizabeth; N. Albert (Ed.) The marketing concept: its meaning to management. New York: American Marketing Association, 1957. p.35. (Marketing series, n.99)

BORDEN, N.H. The concept of marketing mix. In: ENIS, B. M.; COX, R..; MOKWA, M. P. (Ed.) Marketing classics. 8.ed. Upper Saddle River,NJ: PrenticeHall, [1964] 1990. p.421428.

BROWN, R.T. Defining marketing in the purest sense: a reconceptualization beginning with an understanding of the market as a communications network. [S.l.], [1995] 2000. Disponível em: <www.sbaer.uca.edu/docs/proceedingsll/95swa413.html, 06/jun/2000> .

CARIDADE, A.V.S.; BARBERO, E.R.; FERREIRA, A.A. A estratégia empresarial enquanto um corpo teórico: uma avaliação crítica do Modelo Delta de Hax e Wilde II. In: SEMEAD – SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO,7, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo, FEAUSP, 2005.

CARVALHO, L.E.; PISCOPO, M.R.; OLIVEIRA JR, M.M. Balanced scorecard e implementação de estratégicas competitivas: a importância dos mapas estratégicos. In: SEMEAD – SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO,7, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo, FEAUSP, 2004.

CHAMBERLIN, E.H. The theory of monopolistic competition. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1933.

CHURCHILL Jr., G.A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, [1998] 2000.

COHN, G. Crítica e resignação: fundamentos da sociologia de Max Weber. São Paulo: T.A. Queiroz, 1979.

CONVERSE, P. D. Essentials of distribution. New York: PrenticeHall, 1936.

COPELAND, M.T. A pioneer in marketing: Arch W. Shaw. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v.22, n.3, p.313315, jan., 1958.

COWAN, D.R.G. A pioneer in marketing: Louis D. H. Weld. Journal of Marketing, AnnArbor,MI, V.25 n. 2, p.6366, oct., 1960.

DAWSON, L. M. Resolving the crisis in marketing thought. Management International Review, Munchen, v.19, n.3, p.7784, agust., 1979.

DIMINGO, E. The fine art of positioning. Journal of Business Strategy, Aurora, v.9, n.2, p.3438, 1988.

Di NALLO, E. Meeting points: soluções de marketing para uma sociedade comple xa. São Paulo: Cobra, 1998. DUDDY, E.A.; REVZAN, D.A. Marketing: an institutional approach. New York:McGrawHill, [1947] 1953.

DUNCAN, C.S. Marketing: its problems and methods. New York: D. Appleton & Co, [1920] 1922. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, [1977], 1988.

ETZEL, M.J.; WALKER, B.J.; STANTON, W.J. Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001.

FEIJÓ, R. L. C. A epistemologia da escola austríaca em Menger, Mises e Hayek. 1999. Tese (Doutorado) Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo. (mimeo).

FLEURY A.; FLEURY, M.T.L. Estratégias empresariais e formação de competências, um quebracabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo. Editora Atlas, 2004

FRENZEN, J.; HIRSCH, P.M.; ZERRILLO, P.C. Consumption, preferences, and changing lifestyles In: SMELSER Neil J.; SWEDBERG, Richard (Ed.) The handbook of economic sociology. Princeton: Princeton University Press, 1994.

GOODE, W.J.; HATT, P.K. Métodos em pesquisa social. 4.ed. São Paulo: Nacional. 1972.

GRAPENTINE, T. Practical theory. Marketing Research, Chicago, v.10, 2, p.412, summer, 1998.

GRISI, C.C.H.; GRISI, J.R.M.; SANTOS, R.C. Marketing: as controvérsias do marketing moderno. Revista de Administração, São Paulo, v.18, n.4, out., p.5965, 1983.

GRÖNROOS, C. From marketing mix to relationship marketing: toward a paradigm shift in marketing. [1996] 2000. Disponível em: <www.tin.it/osservatorio_bocconi/papers/relamktg.htm; 08/maio/2000,1996> .

GUMMESSON, E. ALDERSON, W. Dynamic marketing behavior. Homewood, Ill:Richard D. Irwin, 1965. AMA (American Marketing Association) (s.d.): Conceptualand theoretical developments in marketing. Oxford: Butterworth Heinemann, 1999. (mimeo).

HARRISON, J.S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos. São Paulo: Bookman Companhia Editora, 2005.

HAX, A.; WILDE II, L. The delta project: discovering new sources of profitability ina networked economy. New York: Palgrave, 2001.

______; ______. The delta project – toward a unified framework of strategy. MIT Sloan Working Paper, n.42, p.6102, sept. 2002.

HEPNER, H.W. Modern marketing. New York: McGrawHill, 1955.

HOWARD, J.A. Gerência de marketing. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Administração e Negócios, 1970.

HUNT, E.K. História do pensamento econômico. Rio de Janeiro: Campus, [1978] 1989.

HUNT, S.D. The nature and scope of marketing. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI v.40, p.1728, jul;, 1976 .

_______. Modern marketing theory. Cincinnati: SouthWestern Publishing Co., 1991. JAWORSKI, B.J.; KOHLI, A. K. Market orientation: antecedents and consequences. Journal of Marketing, Chicago, v.57, p.5371, jul. 1993.

JONES, D.G.B.; MONIESON, D.D. Early development of the philosophy of marketing thought. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI , v.54, p.102113, jan. 1990.

KAPLAN, A. A conduta na pesquisa. São Paulo: E.P.U./ Edusp, (1964) 1975.

KEITH, R. The marketing revolution. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI , v.25, p.35638, jan. 1960.

KING, R.L. The marketing concept. In: SCHWARTZ, George (Ed.). Science in marketing. New York: John Wiley & Sons, 1965.

KOHLI, A.K.; JAWORSKI, B.J. Market orientation: the construct, research propositions, and managerial implications. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v. 54, p.118, apr. 1990.

KOTLER, P. A generic concept of marketing. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v. 36, p.4654, apr. 1972.

______; LEVY, S.J. Broadening the concept of marketing. Journal of Marketing,

Ann Arbor,MI, v.33, p.1015, jan., 1969. ______. Marketing decision making – a model building approach. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1971.

______. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle, 5.ed. São Paulo: Editora Atlas, 1998.

______. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2000. (Edição do Milênio).

_______; KELLER, K.L. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2006.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspective, 1975.

LAMB Jr., C. W.; HAIR Jr., J. F.; McDANIEL, C. Princípios de marketing. São Paulo: Pioneira; Thomson Learning, 2004.

LAMBIN, J.J. Strategic marketing management. London: McGrawHill, [1994] 1997.

______. Marketing estratégico. Lisboa: McGraw Hill, 2000. LANDRETH, H. History of economic theory. Boston: Houghton Mifflin, 1976.

LAZER, W.; KELLEY, E.J. Interdisciplinary contributions to marketing management. In: LAZER William; KELLEY Eugene J. (Coord.) Marketing management: perspectives and viewpoints. Homewood, Illinois: Richard D. Irwin, Inc., 1962.

LESSA, C. O conceito de política econômica. Campinas: Instituto de Economia da Unicamp, 1998, p.17105, Cap.1: Teoria e Política.

LEVITT, T. A imaginação de marketing. In: LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. São Paulo: Atlas, [1983] 1990.

______. The globalization of markets In: ENIS, B. M., COX, R.. & MOKWA, M. P. (Ed.): Marketing classics: a selection of influential articles. Saddle River: Prentice Hall, [1983b]. 1995 p.5365.

LUCK, D.J. Broadening the concept of marketing – too far. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v.33, jul. 1969.

MASON, R.S. Breakfast in Detroit: economics, marketing, and consumer theory, 1930 to 1950. Journal of Macromarketing, Fort Lauderdale, v.18, n.2, p.145152, fall., 1999.

MASON, R.S. Interpersonal effects on consumer demand in economic theory and marketing thought, 18901950. Journal of Economic Issues, Lincoln, v.29, n.3, p.871881, sept. 1995.

MAYNARD, H.H.; WEIDLER, W.C.; BECKMAN, T.N. Principles of marketing. New York: The Ronald Press, (1927) 1932.

McCARTHY, E.J. Basic marketing – a managerial approach. Homewood, Ill: Richard D. Irwin, 1960.

_______; PERREAULT, W.D. Marketing essencial. São Paulo: Atlas, 1997.

McCRACKEN, H.L. John R. Commons. In: ______. Keynesian economics in the stream of economic thought. Lousiana: Lousiana State University Press, 1961.

McKITTERICK, J.B. What is the marketing management concept? In: BASS, F. The frontiers of marketing thought and action. Chicago: American Marketing Association, 1957, p.7182.

MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MENGER, C. Princípios de economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (SérieOs Economistas)

MINTZBERG, H.; AHLTRAND B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia. São Paulo: Bookman, 2000.

MYRDAL, G. Contra a corrente: ensaios críticos em economia. Rio de Janeiro:

Campus, 1977. NARVER, J.C.; SLATER, S.F. The effect of market orientation on business profitability. Journal of Marketing, Chicago, v.54, n.4, p.2035, oct., 1990.

PARETO, V. Manual de economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1984. v.1 (Série Os Economistas)

PEREIRA, C.B.; GRISI, C.C.H. Globalization as a step of capitalism. In: BALAS, 2000, Caracas. Anais... Caracas, 2000.

_______; MORAES, S.G. Como a tecnologia de informação está transformando o desenvolvimento de novos produtos. In: SEMEAD. SEMINÁRIO EM ADMINISTRA ÇÃO, 2., São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 1998.

_______. As faces de Jano: sobre a possibilidade de mensuração do Efeito Veblen. 2000. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2000.

PHILLIPS, C.F.; DUNCAN, D.J. Marketing: principles and methods. 4.ed. Homewood, Ill: Richard D. Irwin, [1948], 1960, 1962.

POPPER, K. A lógica da descoberta científica. São Paulo: Edusp; Itatiaia, 1975.

______. Conhecimento conjectural: minha solução do problema da indução. In: _____. Conhecimento objetivo. São Paulo: Edusp; Itatiaia, [1972] 1975. p.1340.

______. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus. 1986.

______. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

______. What is strategy? Harvard Business Review, v.74, n.6, 1996.

______. Clusters and the new economics of competition. Harvard Business Review, v.76, n.6, p.77–90, 1998.

PRAHALAD, C.K. Estratégias na globalização. HSM Management, São Paulo, v.1, n.5, nov./dez, 1997.

RIBEIRO, A.H.P.; GRISI, C.C.H.; SALIBY, P.E. Marketing de relacionamento como fatorchave de sucesso no mercado de seguros. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.39, n.1, p.3141, jan./mar., 1999.

SEMENIK, R.J; BAMOSSY, G.J. Princípios de marketing: uma perspectiva global, São Paulo: Makron Books, 1995.

SHAW, A. Some problems in market distribution. The Quarterly Journal of Economics, p.703765, aug., 1912.

SHETH, J.N.; GARDNER, D.M. History of marketing thought: an update. In: BUSH R.B.; HUNT, S.D. (Org.). Marketing theory: philosophy of science perspectives, Chicago; Ann Arbor: American Marketing Association, 1982. p.5258.

SLATER, Stanley F.; NARVER, John C. Intelligence generation and superior customer value. Journal of the Academy of Marketing Science, Greenvale, v.28, n.4, p.120127, 2000.

SMITH, W.R. Product differenciation and market segmentation as alternative marketing strategies. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v.21, p.312, july, 1956.

SÓ e SILVA, F.; TOLEDO, G.L. Marketing e competitividade. In: ENANPAD, 1992, 16, CanelaRS. Anais... CanelaRS: ANPAD,1992. p.178192.

TOLEDO, G.L. Relações públicas e marketing: um conceito tridimensional. In: ENANPAD, 18, 1994, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD,1994. p.145157.

______; POLLERO, A.C.; QUELOPANA, E.M. Posicionamento estratégico e liderança em mercado globalizado sob o enfoque do modelo delta: o caso de uma holding latinoamericana líder em P&D&I. Organizações & Sociedade, Salvador, v.14, n.41, p.135159, abr./jun., 2007.

TREACY, M.; WIERSEMA, F. As disciplinas dos líderes de mercado: escolha seus clientes, direcione seu foco, domine seu mercado. 3.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

URDAN, F.T.; URDAN, A.T. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

VARGO, S.L.; LUSCH, R.F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing. Ann Arbor, v. 68, p.117, Janeiro, 2004.

VASCONCELOS. F.C.; CYRINO, A.B. Vantagem competitiva, os modelos atuais e teoria organizacional. In: BERTERO, C.O. (Org) Gestão empresarial: estratégia empresarial. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

VAVRA, T. G. Marketing de relacionamento: aftermarketing. São Paulo: Atlas, 1993.

WOOD, J. P. Ralph Starr Butler. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v.25, n.4, p.6971, apr., 1961.

WOOLIS CROFT, B. Wroe Alderson's contribution to marketing theory through histextbooks. Journal of the Academy of Marketing Science, Greenvale, v.31, n.4, p.481485, 2003.

Artigo recebido em 12/04/2008. Artigo aprovado, na sua versão final, em 11/03/2009.

  • ALDERSON, W. Marketing behavior and executive action a functionalist approach to marketing theory. Homewood, Ill: Richard D. Irwin, 1957.
  • ALDERSON, W. The analytical framework for marketing . In: ENIS, Ben M.; COX, Keith K.; MOKWA, Michael P. (Ed.) Marketing classics a selection of influential articles. Saddle River: Prentice Hall, [original 1958] 1995. p.2232.
  • ALDERSON, W. Dynamic marketing behavior. Homewood, Ill: Richard D. Irwin, 1965.
  • AMA (American Marketing Association) (s.d.): Conceptual and theoretical developments in marketing (mímeo).
  • BACKHOUSE, R.E. The transformation of U.S. economics, 19201960, viewed through a survey of journal articles. History of Political Economy, DurhamCana dá, Duke University Press. v.29, n.1, p.85107, 1997.
  • BAGOZZI, R.P. Marketing as exchange. Journal of Marketing, Ann Arbor, MI, v.39, out., p.3239, 1975.
  • BARTELS, R. The identity crisis in marketing. Journal of Marketing, Ann Arbor, MI, v.38, out., p.7376, 1974.
  • ______. The history of marketing thought. Columbus,Ohio: Grid, 1976.
  • BEAUD, M.l A Arte da tese. São Paulo: Bertrand Brasil, 2.ed. [1985], 1997.
  • BORCH, F. J. The marketing philosophy as a way of business life. In: M. Elizabeth; N. Albert (Ed.) The marketing concept: its meaning to management. New York: American Marketing Association, 1957. p.35. (Marketing series, n.99)
  • BORDEN, N.H. The concept of marketing mix. In: ENIS, B. M.; COX, R..; MOKWA, M. P. (Ed.) Marketing classics. 8.ed. Upper Saddle River,NJ: PrenticeHall, [1964] 1990. p.421428.
  • BROWN, R.T. Defining marketing in the purest sense: a reconceptualization beginning with an understanding of the market as a communications network. [S.l.], [1995] 2000. Disponível em: <www.sbaer.uca.edu/docs/proceedingsll/95swa413.html, 06/jun/2000>
  • CARIDADE, A.V.S.; BARBERO, E.R.; FERREIRA, A.A. A estratégia empresarial enquanto um corpo teórico: uma avaliação crítica do Modelo Delta de Hax e Wilde II. In: SEMEAD SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO,7, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo, FEAUSP, 2005.
  • CARVALHO, L.E.; PISCOPO, M.R.; OLIVEIRA JR, M.M. Balanced scorecard e implementação de estratégicas competitivas: a importância dos mapas estratégicos. In: SEMEAD SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO,7, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo, FEAUSP, 2004.
  • CHAMBERLIN, E.H. The theory of monopolistic competition. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1933.
  • CHURCHILL Jr., G.A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, [1998] 2000.
  • COHN, G. Crítica e resignação: fundamentos da sociologia de Max Weber. São Paulo: T.A. Queiroz, 1979.
  • CONVERSE, P. D. Essentials of distribution. New York: PrenticeHall, 1936.
  • COPELAND, M.T. A pioneer in marketing: Arch W. Shaw. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v.22, n.3, p.313315, jan., 1958.
  • COWAN, D.R.G. A pioneer in marketing: Louis D. H. Weld. Journal of Marketing, AnnArbor,MI, V.25 n. 2, p.6366, oct., 1960.
  • DAWSON, L. M. Resolving the crisis in marketing thought. Management International Review, Munchen, v.19, n.3, p.7784, agust., 1979.
  • DIMINGO, E. The fine art of positioning. Journal of Business Strategy, Aurora, v.9, n.2, p.3438, 1988.
  • Di NALLO, E. Meeting points: soluções de marketing para uma sociedade comple xa. São Paulo: Cobra, 1998.
  • DUDDY, E.A.; REVZAN, D.A. Marketing: an institutional approach. New York:McGrawHill, [1947] 1953.
  • DUNCAN, C.S. Marketing: its problems and methods. New York: D. Appleton & Co, [1920] 1922.
  • ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, [1977], 1988.
  • ETZEL, M.J.; WALKER, B.J.; STANTON, W.J. Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001.
  • FEIJÓ, R. L. C. A epistemologia da escola austríaca em Menger, Mises e Hayek. 1999. Tese (Doutorado) Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo. (mimeo).
  • FLEURY A.; FLEURY, M.T.L. Estratégias empresariais e formação de competências, um quebracabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo. Editora Atlas, 2004
  • FRENZEN, J.; HIRSCH, P.M.; ZERRILLO, P.C. Consumption, preferences, and changing lifestyles In: SMELSER Neil J.; SWEDBERG, Richard (Ed.) The handbook of economic sociology. Princeton: Princeton University Press, 1994.
  • GOODE, W.J.; HATT, P.K. Métodos em pesquisa social. 4.ed. São Paulo: Nacional. 1972.
  • GRAPENTINE, T. Practical theory. Marketing Research, Chicago, v.10, 2, p.412, summer, 1998.
  • GRISI, C.C.H.; GRISI, J.R.M.; SANTOS, R.C. Marketing: as controvérsias do marketing moderno. Revista de Administração, São Paulo, v.18, n.4, out., p.5965, 1983.
  • GRÖNROOS, C. From marketing mix to relationship marketing: toward a paradigm shift in marketing. [1996] 2000. Disponível em: <www.tin.it/osservatorio_bocconi/papers/relamktg.htm; 08/maio/2000,1996>
  • GUMMESSON, E. ALDERSON, W. Dynamic marketing behavior. Homewood, Ill:Richard D. Irwin, 1965.
  • AMA (American Marketing Association) (s.d.): Conceptualand theoretical developments in marketing. Oxford: Butterworth Heinemann, 1999. (mimeo).
  • HARRISON, J.S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos. São Paulo: Bookman Companhia Editora, 2005.
  • HAX, A.; WILDE II, L. The delta project: discovering new sources of profitability ina networked economy. New York: Palgrave, 2001.
  • ______; ______. The delta project toward a unified framework of strategy. MIT Sloan Working Paper, n.42, p.6102, sept. 2002.
  • HEPNER, H.W. Modern marketing. New York: McGrawHill, 1955.
  • HOWARD, J.A. Gerência de marketing. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Administração e Negócios, 1970.
  • HUNT, E.K. História do pensamento econômico. Rio de Janeiro: Campus, [1978] 1989.
  • HUNT, S.D. The nature and scope of marketing. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI v.40, p.1728, jul;, 1976 .
  • _______. Modern marketing theory. Cincinnati: SouthWestern Publishing Co., 1991.
  • JAWORSKI, B.J.; KOHLI, A. K. Market orientation: antecedents and consequences. Journal of Marketing, Chicago, v.57, p.5371, jul. 1993.
  • JONES, D.G.B.; MONIESON, D.D. Early development of the philosophy of marketing thought. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI , v.54, p.102113, jan. 1990.
  • KAPLAN, A. A conduta na pesquisa. São Paulo: E.P.U./ Edusp, (1964) 1975.
  • KEITH, R. The marketing revolution. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI , v.25, p.35638, jan. 1960.
  • KING, R.L. The marketing concept. In: SCHWARTZ, George (Ed.). Science in marketing. New York: John Wiley & Sons, 1965.
  • KOHLI, A.K.; JAWORSKI, B.J. Market orientation: the construct, research propositions, and managerial implications. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v. 54, p.118, apr. 1990.
  • KOTLER, P. A generic concept of marketing. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v. 36, p.4654, apr. 1972.
  • Ann Arbor,MI, v.33, p.1015, jan., 1969. ______. Marketing decision making a model building approach. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1971.
  • ______. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle, 5.ed. São Paulo: Editora Atlas, 1998.
  • ______. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2000. (Edição do Milênio).
  • _______; KELLER, K.L. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2006.
  • KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspective, 1975.
  • LAMB Jr., C. W.; HAIR Jr., J. F.; McDANIEL, C. Princípios de marketing. São Paulo: Pioneira; Thomson Learning, 2004.
  • LAMBIN, J.J. Strategic marketing management. London: McGrawHill, [1994] 1997.
  • ______. Marketing estratégico. Lisboa: McGraw Hill, 2000.
  • LANDRETH, H. History of economic theory. Boston: Houghton Mifflin, 1976.
  • LAZER, W.; KELLEY, E.J. Interdisciplinary contributions to marketing management. In: LAZER William; KELLEY Eugene J. (Coord.) Marketing management: perspectives and viewpoints. Homewood, Illinois: Richard D. Irwin, Inc., 1962.
  • LESSA, C. O conceito de política econômica. Campinas: Instituto de Economia da Unicamp, 1998, p.17105, Cap.1: Teoria e Política.
  • LEVITT, T. A imaginação de marketing. In: LEVITT, Theodore. A imaginação de marketing. São Paulo: Atlas, [1983] 1990.
  • ______. The globalization of markets In: ENIS, B. M., COX, R.. & MOKWA, M. P. (Ed.): Marketing classics: a selection of influential articles. Saddle River: Prentice Hall, [1983b]. 1995 p.5365.
  • LUCK, D.J. Broadening the concept of marketing too far. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v.33, jul. 1969.
  • MASON, R.S. Breakfast in Detroit: economics, marketing, and consumer theory, 1930 to 1950. Journal of Macromarketing, Fort Lauderdale, v.18, n.2, p.145152, fall., 1999.
  • MASON, R.S. Interpersonal effects on consumer demand in economic theory and marketing thought, 18901950. Journal of Economic Issues, Lincoln, v.29, n.3, p.871881, sept. 1995.
  • MAYNARD, H.H.; WEIDLER, W.C.; BECKMAN, T.N. Principles of marketing. New York: The Ronald Press, (1927) 1932.
  • McCARTHY, E.J. Basic marketing a managerial approach. Homewood, Ill: Richard D. Irwin, 1960.
  • _______; PERREAULT, W.D. Marketing essencial. São Paulo: Atlas, 1997.
  • McCRACKEN, H.L. John R. Commons. In: ______. Keynesian economics in the stream of economic thought. Lousiana: Lousiana State University Press, 1961.
  • McKITTERICK, J.B. What is the marketing management concept? In: BASS, F. The frontiers of marketing thought and action. Chicago: American Marketing Association, 1957, p.7182.
  • MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
  • MENGER, C. Princípios de economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (SérieOs Economistas)
  • MINTZBERG, H.; AHLTRAND B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia. São Paulo: Bookman, 2000.
  • Campus, 1977. NARVER, J.C.; SLATER, S.F. The effect of market orientation on business profitability. Journal of Marketing, Chicago, v.54, n.4, p.2035, oct., 1990.
  • PARETO, V. Manual de economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1984. v.1 (Série Os Economistas)
  • PEREIRA, C.B.; GRISI, C.C.H. Globalization as a step of capitalism. In: BALAS, 2000, Caracas. Anais... Caracas, 2000.
  • _______; MORAES, S.G. Como a tecnologia de informação está transformando o desenvolvimento de novos produtos. In: SEMEAD. SEMINÁRIO EM ADMINISTRA ÇÃO, 2., São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 1998.
  • _______. As faces de Jano: sobre a possibilidade de mensuração do Efeito Veblen. 2000. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2000.
  • PHILLIPS, C.F.; DUNCAN, D.J. Marketing: principles and methods. 4.ed. Homewood, Ill: Richard D. Irwin, [1948], 1960, 1962.
  • POPPER, K. A lógica da descoberta científica. São Paulo: Edusp; Itatiaia, 1975.
  • ______. Conhecimento conjectural: minha solução do problema da indução. In: _____. Conhecimento objetivo. São Paulo: Edusp; Itatiaia, [1972] 1975. p.1340.
  • ______. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus. 1986.
  • ______. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
  • ______. What is strategy? Harvard Business Review, v.74, n.6, 1996.
  • ______. Clusters and the new economics of competition. Harvard Business Review, v.76, n.6, p.7790, 1998.
  • PRAHALAD, C.K. Estratégias na globalização. HSM Management, São Paulo, v.1, n.5, nov./dez, 1997.
  • RIBEIRO, A.H.P.; GRISI, C.C.H.; SALIBY, P.E. Marketing de relacionamento como fatorchave de sucesso no mercado de seguros. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.39, n.1, p.3141, jan./mar., 1999.
  • SEMENIK, R.J; BAMOSSY, G.J. Princípios de marketing: uma perspectiva global, São Paulo: Makron Books, 1995.
  • SHAW, A. Some problems in market distribution. The Quarterly Journal of Economics, p.703765, aug., 1912.
  • SHETH, J.N.; GARDNER, D.M. History of marketing thought: an update. In: BUSH R.B.; HUNT, S.D. (Org.). Marketing theory: philosophy of science perspectives, Chicago; Ann Arbor: American Marketing Association, 1982. p.5258.
  • SLATER, Stanley F.; NARVER, John C. Intelligence generation and superior customer value. Journal of the Academy of Marketing Science, Greenvale, v.28, n.4, p.120127, 2000.
  • SMITH, W.R. Product differenciation and market segmentation as alternative marketing strategies. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v.21, p.312, july, 1956.
  • SÓ e SILVA, F.; TOLEDO, G.L. Marketing e competitividade. In: ENANPAD, 1992, 16, CanelaRS. Anais... CanelaRS: ANPAD,1992. p.178192.
  • TOLEDO, G.L. Relações públicas e marketing: um conceito tridimensional. In: ENANPAD, 18, 1994, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD,1994. p.145157.
  • ______; POLLERO, A.C.; QUELOPANA, E.M. Posicionamento estratégico e liderança em mercado globalizado sob o enfoque do modelo delta: o caso de uma holding latinoamericana líder em P&D&I. Organizações & Sociedade, Salvador, v.14, n.41, p.135159, abr./jun., 2007.
  • TREACY, M.; WIERSEMA, F. As disciplinas dos líderes de mercado: escolha seus clientes, direcione seu foco, domine seu mercado. 3.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
  • URDAN, F.T.; URDAN, A.T. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Editora Atlas, 2006.
  • VARGO, S.L.; LUSCH, R.F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing. Ann Arbor, v. 68, p.117, Janeiro, 2004.
  • VASCONCELOS. F.C.; CYRINO, A.B. Vantagem competitiva, os modelos atuais e teoria organizacional. In: BERTERO, C.O. (Org) Gestão empresarial: estratégia empresarial. São Paulo: Editora Atlas, 2006.
  • VAVRA, T. G. Marketing de relacionamento: aftermarketing. São Paulo: Atlas, 1993.
  • WOOD, J. P. Ralph Starr Butler. Journal of Marketing, Ann Arbor,MI, v.25, n.4, p.6971, apr., 1961.
  • WOOLIS CROFT, B. Wroe Alderson's contribution to marketing theory through histextbooks. Journal of the Academy of Marketing Science, Greenvale, v.31, n.4, p.481485, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2009

Histórico

  • Recebido
    12 Abr 2008
  • Aceito
    11 Mar 2009
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br