Acessibilidade / Reportar erro

Inovação tecnológica e obtenção de vantagens competitivas: um estudo duplo qualitativo na indústria brasileira de equipamentos eletromédicos

Technological innovation and competitive advantages: a qualitative double study in the Brazilian industry of electromedical equipment

Resumos

Vários estudos indicam que inovações levam à competitividade. Baseado nessa justificativa, este trabalho procurou entender as relações entre inovação tecnológica e competitividade presentes na indústria de equipamentos eletromédicos e determinar quais os possíveis fatores que influenciam essas relações. Realizaramse duas pesquisas de campo com metodologias de pesquisa de natureza qualitativa e exploratória: a primeira baseada na técnica de Grounded Theory e a segunda, na análise de conteúdo. As análises dos dados da primeira pesquisa apontaram as evidências de uma teoria que relaciona a importância da inovação na cadeia produtiva como meio de conquistar competitividade. A segunda pesquisa identificou os seguintes fatores que exercem influência sobre essa relação: estratégias empregadas para inovar; condições ambientais externas favoráveis à inovação; estímulos geradores de inovação e influência das condições internas sobre a geração de inovação. Estes fatores convergem para a obtenção dos benefícios esperados pelos fabricantes para a inovação, que, por sua vez, evolui para a obtenção de vantagens competitivas. O estudo mostrou que é viável a hipótese de que os fabricantes se apóiam em inovações tecnológicas para conquistarem vantagens competitivas.

Inovação tecnológica; Inovação e competitividade; Vantagem competitiva; Equipamento eletromédico; Área de saúde


Several studies indicate that innovation increases competitiveness. Based on thisstatement, the current paper is focused on the understanding the relationship between technological innovation and competitivity observed in the electromedical equipments industry and on the identification of major factors that may influence that relationship. Two exploratory researches were conducted using qualitative methodologies: one was based on the Grounded Theory and the other using Content Analysis. The first research brought evidences of the importance of technological innovation on the production chain to achieve competitivity. The second research identified the following factors that influence that relationship: strategies employed to innovate; external environmental conditions that favor innovation; favorable stimuli of innovation; and internal conditions that favor innovation. These factors converge to obtain desirable benefits from innovation that lead to competitive advantages. The study confirmed the hypothesis that manufacturers use technologicalinnovation to get competitive advantages.

Technological innovation; Innovation and competitiveness; Competitive advantage; Electromedical equipment; Health área


ARTIGOS

Inovação tecnológica e obtenção de vantagens competitivas: um estudo duplo qualitativo na indústria brasileira de equipamentos eletromédicos

Technological innovation and competitive advantages: a qualitative double study in the Brazilian industry of electromedical equipment

Moisés Ari ZilberI; Gilberto PerezII; Sérgio LexIII

IDoutor em Administração. Professor do Programa de PósGraduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Endereço: R. da Consolação, 896, São Paulo/SP. Cep: 81450091. Email:mazilber@mackenze.br

IIDoutor em Administração. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Email: gperez@mackenze.br

IIIDoutor em Administração. Professor do Programa de Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Email: sslex@mackenze.br

RESUMO

Vários estudos indicam que inovações levam à competitividade. Baseado nessa justificativa, este trabalho procurou entender as relações entre inovação tecnológica e competitividade presentes na indústria de equipamentos eletromédicos e determinar quais os possíveis fatores que influenciam essas relações. Realizaramse duas pesquisas de campo com metodologias de pesquisa de natureza qualitativa e exploratória: a primeira baseada na técnica de Grounded Theory e a segunda, na análise de conteúdo. As análises dos dados da primeira pesquisa apontaram as evidências de uma teoria que relaciona a importância da inovação na cadeia produtiva como meio de conquistar competitividade. A segunda pesquisa identificou os seguintes fatores que exercem influência sobre essa relação: estratégias empregadas para inovar; condições ambientais externas favoráveis à inovação; estímulos geradores de inovação e influência das condições internas sobre a geração de inovação. Estes fatores convergem para a obtenção dos benefícios esperados pelos fabricantes para a inovação, que, por sua vez, evolui para a obtenção de vantagens competitivas. O estudo mostrou que é viável a hipótese de que os fabricantes se apóiam em inovações tecnológicas para conquistarem vantagens competitivas.

Palavras-chave: Inovação tecnológica. Inovação e competitividade. Vantagem competitiva. Equipamento eletromédico. Área de saúde.

ABSTRACT

Several studies indicate that innovation increases competitiveness. Based on thisstatement, the current paper is focused on the understanding the relationship between technological innovation and competitivity observed in the electromedical equipments industry and on the identification of major factors that may influence that relationship. Two exploratory researches were conducted using qualitative methodologies: one was based on the Grounded Theory and the other using Content Analysis. The first research brought evidences of the importance of technological innovation on the production chain to achieve competitivity. The second research identified the following factors that influence that relationship: strategies employed to innovate; external environmental conditions that favor innovation; favorable stimuli of innovation; and internal conditions that favor innovation. These factors converge to obtain desirable benefits from innovation that lead to competitive advantages. The study confirmed the hypothesis that manufacturers use technologicalinnovation to get competitive advantages.

Key words: Technological innovation. Innovation and competitiveness. Competitive advantage. Electromedical equipment. Health área.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

AAKER, D. A. Administração estratégica de mercado. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 1998.

AFUAH, A. Innovation management: strategies, implementation, and profits. New York. USA: Oxford University Press. 1998.

ACKOFF, R. L. Planejamento de pesquisa social. São Paulo: EDUSP, 1975.

ANPEI. Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras. Resultados da Base de Dados 2001: Ano Base 2000. Disponível em: <http://www.anpei.org.br/>. Acesso em: abr., 2003.

ANSOFF, I.; McDONNELL, E.J. Implantando a administração estratégica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1993.

BAHIA, L. Mudanças e padrões das relações públicoprivado: seguros e planos de saúde no Brasil. 1999. Tese (Doutorado) Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1999.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BARNEY, J. B. Gaining and sustaining competitive advantage. Upper Saddle River, NJ, EUA: Prentice Hall, 2001.

CHANDY, R. K.; TELLIS, G. J. Organizing for radical product innovation: the overlooked role of willingness to cannibalize. Journal of Marketing Research, Chicago, v.35, p.474477, nov., 1998.

CHRISTENSEN, C. M.; OVERDORF, M. Enfrente o desafio da mudança revolucionária. In: Inovação na prática. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

COOPER, R. G. Product innovation and technology strategy. Research Technology Management, Washington, p.3841. jan./feb., 2000. Disponível em: <http://proquest.umi.com/pqdweb> Acesso em: 06 mar. 2003.

DRUCKER, P. F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira; Publifolha, 1999.

______. A nova sociedade das organizações. In: _____. Aprendizagem organizacional: gestão de pessoas para inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor.8.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

FREIRE, A. Inovação: novos produtos, serviços e negócios para Portugal. Lisboa: Verbo, 2002.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.5763, 1995.

GOULDING, C. Grounded theory. London: Sage, 2002.

GRANT, Robert M. Contemporary strategy analysis. 3.ed. Malden: Blackwell, 1998.

HAMEL, G. Liderando a revolução. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa industrial – inovação tecnológica. Base 2000. Disponível em: <http://ibge.org.br>. Acesso em: 02 abr. 2003.

LEONARDBARTON, D. Core capabilities and core rigidities: a paradox in managing new product development. Strategic Management Journal, Hoboken, NJ, v.13, p.111125, 1992.

LOCKE, K. Grounded theory in management research. London: Sage, 2005.

MASON, J. Qualitative researching. 2nd. ed. London: Sage, 2002

MÉDICI, A. C. Saúde – indicadores básicos e políticas governamentais. Disponívelem: <http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/polsoc/saude/apresent/apresent.htm>. Acesso em: 17 jan. 2005.

MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis. 2.ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994.

MINTZBERG, H. The innovative organization. In: _____; QUINN, J. Brian readings in the strategy process. 3.ed. New Jersey: PrenticeHall, 1998.

______; QUINN, J. B. Readings in the strategy process. 3.ed. New Jersey: PrenticeHall, 1998.

OHMAE, K. Getting back to strategy. Harvard Business Review, Havard, USA, v.66, n.6, p.149157, nov./dec, 1988.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

PEREZ, G. Adoção de inovações tecnológicas: um estudo sobre o uso de sistemas de informação na área de saúde. 2006. 180 f. + apêndices e anexos. Tese (Doutorado) – Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. 2007

PORTER, M. E. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York, NY, EUA: The Free Press, 1985.

______. The competitive advantage of nations. Boston: HBS Press, 1998.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. Harvard, MA, v.68, n.3, p.79, may/june., 1990.

QUINN, J. B. Readings in the strategy process. 3.ed. New Jersey: PrenticeHall,1998.

REA, P.; KERZNER, H. Strategic planning. NewYork: VNR, 1997.

ROBERTSON, T. S. Em prol da revitalização. In: ______. Financial times dominando administração. São Paulo: Makron, 1999. p.193199.

SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

STRAUSS, A. Qualitative analysis for social scientists. New York: Cambridge University Press, 1987.

TIDD, J.; PAVITT, K; BESSANT, J. Managing innovation integrating technological,market and organizational change. 3.ed. Hoboken, NJ: Ed. John Wiley & Sons, 2005.

TUSHMAN, M. L.; NADLER, D. Organizandose para a inovação. In: STARKEY, K. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1997.

______; ANDERSON, P. Technological discontinuity and organizational environments. Administrative Science Quarterly. Ithaca, NY, v.31, p.439465, 1986.

Artigo recebido em 15/07/2008. Artigo aprovado, na sua versão final, em 05/11/2009.

  • AAKER, D. A. Administração estratégica de mercado. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 1998.
  • AFUAH, A. Innovation management: strategies, implementation, and profits. New York. USA: Oxford University Press. 1998.
  • ACKOFF, R. L. Planejamento de pesquisa social. São Paulo: EDUSP, 1975.
  • ANPEI. Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras. Resultados da Base de Dados 2001: Ano Base 2000. Disponível em: <http://www.anpei.org.br/>. Acesso em: abr., 2003.
  • ANSOFF, I.; McDONNELL, E.J. Implantando a administração estratégica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1993.
  • BAHIA, L. Mudanças e padrões das relações públicoprivado: seguros e planos de saúde no Brasil. 1999. Tese (Doutorado) Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1999.
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
  • BARNEY, J. B. Gaining and sustaining competitive advantage. Upper Saddle River, NJ, EUA: Prentice Hall, 2001.
  • CHANDY, R. K.; TELLIS, G. J. Organizing for radical product innovation: the overlooked role of willingness to cannibalize. Journal of Marketing Research, Chicago, v.35, p.474477, nov., 1998.
  • CHRISTENSEN, C. M.; OVERDORF, M. Enfrente o desafio da mudança revolucionária. In: Inovação na prática. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
  • COOPER, R. G. Product innovation and technology strategy. Research Technology Management, Washington, p.3841. jan./feb., 2000. Disponível em: <http://proquest.umi.com/pqdweb> Acesso em: 06 mar. 2003.
  • DRUCKER, P. F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira; Publifolha, 1999.
  • ______. A nova sociedade das organizações. In: _____. Aprendizagem organizacional: gestão de pessoas para inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor.8.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
  • FREIRE, A. Inovação: novos produtos, serviços e negócios para Portugal. Lisboa: Verbo, 2002.
  • GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.5763, 1995.
  • GOULDING, C. Grounded theory. London: Sage, 2002.
  • GRANT, Robert M. Contemporary strategy analysis. 3.ed. Malden: Blackwell, 1998.
  • HAMEL, G. Liderando a revolução. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa industrial – inovação tecnológica. Base 2000. Disponível em: <http://ibge.org.br>. Acesso em: 02 abr. 2003.
  • LEONARDBARTON, D. Core capabilities and core rigidities: a paradox in managing new product development. Strategic Management Journal, Hoboken, NJ, v.13, p.111125, 1992.
  • LOCKE, K. Grounded theory in management research. London: Sage, 2005.
  • MASON, J. Qualitative researching. 2nd. ed. London: Sage, 2002
  • MÉDICI, A. C. Saúde indicadores básicos e políticas governamentais. Disponívelem: <http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/polsoc/saude/apresent/apresent.htm>. Acesso em: 17 jan. 2005.
  • MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis. 2.ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994.
  • MINTZBERG, H. The innovative organization. In: _____; QUINN, J. Brian readings in the strategy process. 3.ed. New Jersey: PrenticeHall, 1998.
  • ______; QUINN, J. B. Readings in the strategy process. 3.ed. New Jersey: PrenticeHall, 1998.
  • OHMAE, K. Getting back to strategy. Harvard Business Review, Havard, USA, v.66, n.6, p.149157, nov./dec, 1988.
  • OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
  • PEREZ, G. Adoção de inovações tecnológicas: um estudo sobre o uso de sistemas de informação na área de saúde. 2006. 180 f. + apêndices e anexos. Tese (Doutorado) Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. 2007
  • PORTER, M. E. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York, NY, EUA: The Free Press, 1985.
  • ______. The competitive advantage of nations. Boston: HBS Press, 1998.
  • PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. Harvard, MA, v.68, n.3, p.79, may/june., 1990.
  • QUINN, J. B. Readings in the strategy process. 3.ed. New Jersey: PrenticeHall,1998.
  • REA, P.; KERZNER, H. Strategic planning. NewYork: VNR, 1997.
  • ROBERTSON, T. S. Em prol da revitalização. In: ______. Financial times dominando administração. São Paulo: Makron, 1999. p.193199.
  • SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.
  • STRAUSS, A. Qualitative analysis for social scientists. New York: Cambridge University Press, 1987.
  • TIDD, J.; PAVITT, K; BESSANT, J. Managing innovation integrating technological,market and organizational change. 3.ed. Hoboken, NJ: Ed. John Wiley & Sons, 2005.
  • TUSHMAN, M. L.; NADLER, D. Organizandose para a inovação. In: STARKEY, K. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1997.
  • ______; ANDERSON, P. Technological discontinuity and organizational environments. Administrative Science Quarterly. Ithaca, NY, v.31, p.439465, 1986.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2009

Histórico

  • Recebido
    15 Jul 2008
  • Aceito
    05 Nov 2009
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br