Acessibilidade / Reportar erro

Transversalidade entre cognição e sistemas de informação: um mapeamento dos principais periódicos internacionais

Transversality between cognition and information systems: a mapping of major international journals

Resumos

Este trabalho visa explorar o tema da cognição e sua transversalidade com o tema Sistemas de Informação (SI), por meio da análise dos seus principais periódicos internacionais, a fim de traçar alguns indícios de como estes campos se conectam. Para isso, elencaram-se as mais importantes revistas da área de SI, através do seu Fator de Impacto (ISI). Ao todo foram sete as selecionadas. Após a identificação das revistas, optou-se por pesquisar no título dos artigos publicados entre setembro de 2002 e dezembro de 2007, as seguintes palavras: cognição, cognitivo ou processamento da informação. Analisaram-se 21 artigos. Os resultados indicaram que há predominância de experimentos como método de pesquisa, demonstrando a validade dos mesmos para estudos cognitivos. Quanto à amostra destes estudos, predominam pessoas ligadas a organizações, seguidos por grupos de universitários, sendo que poucos estudos estão abordando a população em geral, o que demonstra a difi culdade de realizar estudos cognitivos em ambientes macro-sociológicos. Também se observou que não há uma abordagem específica nestes estudos, prevalecendo a utilização da Teoria do Processamento da Informação.

Cognição; Sistemas de informação; Mapeamento de artigos; Fator de impacto; Estudo qualitativo


This work attempts to explore Cognition and its transversality with Information Systems (IS) through an analysis of major international journals in order to demonstrate how these fields connect with each other. The most important journals from the IS fi eld were analyzed for their Impact Factor (ISI). Altogether, seven journals were selected. After identifying the journals, the titles of the articles (issued between September 2002 and December 2007) were selected for the following words: cognition, cognitive or information processing. 21 papers were examined. The results indicated that there is a predominance of experiments as a research method, demonstrating its validity for cognitive studies. Concerning the target public of these studies people related to organizations predominated, followed by university students; it was observed that few studies focus on the general population, demonstrating the diffi culty of carrying out cognitive studies in macro-sociological environments. It was also noticed that there is no specifi c approach used in these studies, the use of Information Processing Theory prevailed.

Cognition; Information systems; Papers mapping; Quality study; Impact factor


ARTIGO

Transversalidade entre cognição e sistemas de informação: um mapeamento dos principais periódicos internacionais

Transversality between cognition and information systems: a mapping of major international journals

Mauri Leodir LöblerI, Monize Sâmara VisentiniII, Ana Camila FerreiraIII

IDoutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRSG. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, Santa Monica/RS/Brasil. Endereço: Rua Floriano Peixoto, 1184/500. Santa Maria/RS. CEP: 97015-372. E-mail: mllobler@gmail.com

IIDoutoranda em Administração pela UFRSG, Porto Alegre/RS/Brasil. E-mail: monize.s.visentini@gmail.com

IIIGraduanda em Ciências Sociais pela UFSM, Santa Maria/RS/Brasil. E-mail: anacamilafer@hotmail.com

RESUMO

Este trabalho visa explorar o tema da cognição e sua transversalidade com o tema Sistemas de Informação (SI), por meio da análise dos seus principais periódicos internacionais, a fim de traçar alguns indícios de como estes campos se conectam. Para isso, elencaram-se as mais importantes revistas da área de SI, através do seu Fator de Impacto (ISI). Ao todo foram sete as selecionadas. Após a identifi cação das revistas, optou-se por pesquisar no título dos artigos publicados entre setembro de 2002 e dezembro de 2007, as seguintes palavras: cognição, cognitivo ou processamento da informação. Analisaram-se 21 artigos. Os resultados indicaram que há predominância de experimentos como método de pesquisa, demonstrando a validade dos mesmos para estudos cognitivos. Quanto à amostra destes estudos, predominam pessoas ligadas a organizações, seguidos por grupos de universitários, sendo que poucos estudos estão abordando a população em geral, o que demonstra a dificuldade de realizar estudos cognitivos em ambientes macro-sociológicos. Também se observou que não há uma abordagem específica nestes estudos, prevalecendo a utilização da Teoria do Processamento da Informação.

Palavras-chave: Cognição. Sistemas de informação. Mapeamento de artigos. Fator de impacto. Estudo qualitativo.

ABSTRACT

This work attempts to explore Cognition and its transversality with Information Systems (IS) through an analysis of major international journals in order to demonstrate how these fields connect with each other. The most important journals from the IS fi eld were analyzed for their Impact Factor (ISI). Altogether, seven journals were selected. After identifying the journals, the titles of the articles (issued between September 2002 and December 2007) were selected for the following words: cognition, cognitive or information processing. 21 papers were examined. The results indicated that there is a predominance of experiments as a research method, demonstrating its validity for cognitive studies. Concerning the target public of these studies people related to organizations predominated, followed by university students; it was observed that few studies focus on the general population, demonstrating the diffi culty of carrying out cognitive studies in macro-sociological environments. It was also noticed that there is no specifi c approach used in these studies, the use of Information Processing Theory prevailed.

Keywords: Cognition. Information systems. Papers mapping. Quality study. Impact factor.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 12/06/2009.

Artigo aprovado, na sua versão final, em 23/12/2010.

  • AGARWAL, R.; KARAHANNA, E. Time fl ies when you're having fun: Cognitive Absorption and beliefs about information technology usage. MIS Quarterly, v. 24, n. 4, p. 665-694, 2000.
  • ALBARRACÍN, D. et al. Theories of reasoned action and planned behavior as models of condom use: a meta-analysis. Psychological Bulletin, v. 127, n. 1, p. 142-161, 2001.
  • ALVARENGA, L. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaços digitais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n.15, p. 1-23, jan./jun., 2003.
  • ANDLER, D. Introdução às ciências cognitivas São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1988.
  • ASSOCIATION FOR INFORMATION SYSTEMS. Disponível em: <http://www.isworld.org/> Acesso em: 24 out. 2007.
    » link
  • AUDY, J. L. N.; ANDRADE, G. K.; CIDRAL, A. Fundamentos de sistemas de informação Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • BASKERVILLE, R.L.; MYERS, M. D. Information systems as a reference discipline. MIS Quarterly, v. 26, n. 1, p. 1-14, 2002.
  • BORENSTEIN, D. Ranking: um sistema de apoio a decisões multicriteriais. Revista de Administração, v. 32, n. 4, p. 67-76, 1997.
  • CAPES- Classifi cação de Periódicos, Anais, Revistas e Jornais. Disponível em: http://qualis.capes.gov.br Acesso em: 24 out. 2007.
  • CASTELLS, M. A sociedade em rede 8 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • CHANDRA, A.; KROVI, R. Representational congruence and information retrieval: towards an extended model of cognitive fit. Decision Support Systems, v. 25, n. 4, p. 271-288, 1999.
  • CHAPLIN, J. P. Dicionário de psicologia Lisboa: Dom Quixote, 1981.
  • CHEN, S.Y.; GHINEA, G.; MACREDIE, R.D. cognitive approach to user perception of multimedia quality: an empirical investigation. International Journal of Human-Computer Studies, v. 64, n. 12, p.1200-1213, 2006.
  • CHILTON, M. A.; HARDGRAVE, B. C.; ARMSTRONG, D. J. Person-job cognitive style fit for software developers: the effect on strain and performance. Journal of Management Information Systems, v. 22, n. 2, p. 193-226, 2005.
  • CLARK, J.; WARREN, J. In Search of the primary suppliers of IS research: who are they and where did they come from? Communications of the Association of Information Systems, v. 18, n. 15, p. 296 - 328, 2006.
  • DIAS, F. S. Avaliação de sistemas estratégicos de informação. Revisão de métodos e técnicas em vinte anos de publicações científicas. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Enanpad, 2007. CD-ROM.
  • FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Belief, attitude, intention and behavior: an introduction to theory and research. Reading, MA: Addison Wesley, 1975. Disponível em: <http://www.people.umass.edu/aizen/f&a1975.html>. Acesso em: 14 fev. 2007.
  • FORD, N. Cognitive styles and virtual environments. Journal of the American Society for Information Science, v. 51, n. 6, p. 543-557, 2000.
  • GARDNER, H. A nova ciência da mente: uma história da revolução cognitiva. São Paulo; Universidade de São Paulo, 1995.
  • GONÇALVES JÚNIOR, G.; LEITÃO, S. P. Percepção, informação e decisão organizacional. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 21, 1997, Angra dos Reis. Anais... Angra dos Reis: Enanpad, 1997.
  • HAIR, F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • HAYES, J.; ALLINSON, C. W. Cognitive style and its relevance for management practice. British Journal of Management, v. 5, n. 1, p. 53-71, 1994.
  • HENINGER, W. G.; DENNIS , A. R., HILMER, K. M. Individual cognition and dualtask interference in group support systems. Information Systems Research, v. 17, n. 4, p. 415-424, dez., 2006.
  • HO, J. L.; RODGERS, W. A review of accounting research on cognitive characteristics. Journal of Accounting Literature, v.12, p. 101-130, 1993.
  • HONG, W.; THONG, J. Y. L.; TAM, K. Y. The effects of information format and shopping task on consumers' online shopping behavior: a cognitive fi t perspective. Journal of Management Information Systems, v. 21, n. 3, p. 149-184, 2004-2005.
  • HOPPEN, N. Sistemas de informação no Brasil: uma análise dos artigos científicos dos anos 90. Revista de Administração Contemporânea- RAC, v. 2, n. 3, p. 151-177, set./dez., 1998.
  • KIRS, P. J.; PLUGHOEFTB, K.; KROECK; G. A process model cognitive biasing effects in information systems development and usage. Information & Management, v. 38, n. [nd], p. 153- 165, 2001.
  • LINDGAARD. G. Usability testing and system evaluation Londres: Chapman & Hall, 1994.
  • LĂBLER, M. L. A utilização da ciência cognitiva nos trabalhos científi cos da área de sistemas de informações e apoio à decisão: revelações do estado da arte. REAd, v. 9, n. 31, p. 1- 20, 2003.
  • MACHADO-DA-SILVA, C. L.; CUNHA, V. C.; AMBONI, N. Organizações: o estado da arte da produção acadêmica no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRAUDUAÇÃO, 14, 1990, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Anpad,1990.
  • MAROT, R. S. V. A consistência entre as atitudes e as intenções dos internautas em relação à aprovação da terapia online no Brasil 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2003.
  • MESO, P.; TROUTT, M. D.; RUDNICKA, J. A review of naturalistic decision making research with some implications for knowledge management. Journal of Knowledge Management, v. 6, n. 1, p. 63-73, 2002.
  • NEISSER, U. Cognitive psychology New York: Appleton-Century-Crofts, 1967.
  • NORD, J. H.; NORD, G. D. MIS research: journal status assessment and analysis. Information & Management, v. 29, n. 1, p. 29-42, 1995.
  • NORMAN, D. Cognitive engineering. In: NORMAN, D.; DRAPER, S. (Eds.). User centered system design Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1986. p. 31-61.
  • OLSON, G. M.; OLSON, J. S. Human-computer interaction: psychological aspects of the human use of computing. Annual Review of Psychology, v. 54, n. 1, p. 491-516, 2003.
  • OVERBEEK, S. J.; VAN BOMMEL, P.; PROPER, H. A. Matching cognitive characteristics of actors and tasks in information. Knowledge-Based Systems, Elsevier, v. 21, n. 8, p. 764-785, 2008.
  • PINKER, S. Como a mente funciona São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
  • REIS, J. A. F. Tipos de estratégias e estilos cognitivos gerenciais: um estudo de suas comparações em indústrias de pequeno e médio porte. 2007. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2007.
  • SAADÉ, R., BAHLI, B. The impact of cognitive absorption on perceived usefulness and perceived ease of use in on-line learning: an extension of the technology acceptance model. Information & Management, v. 42, n. 2, p. 317-327, 2005.
  • SAMPAIO, C, H.; PERIN, M. G. Pesquisa cientifi ca da área de marketing: uma revisão histórica. Revista de Administração Contemporânea-RAC, v.10, n. 2, p. 179-202, 2006.
  • SHIH, M.; FENG, J.; TSAI, C-C. Research and trends in the fi eld of e-learning from 2001 to 2005: A content analysis of cognitive studies in selected journals. Computers & Education, 2007, in press.
  • SOMMERVILLE, I. Engenharia de software 6 ed. São Paulo: Addison-Wesley, 2003.
  • STREHL, L. O fator de impacto do ISI e a avaliação da produção científica: aspectos conceituais e metodológicos. Ciência da Informação, v. 34, n. 1, p. 19-27, 2005.
  • TAYLOR, W. A. Computer-mediated knowledge sharing and individual user differences: an exploratory study. European Journal of Information Systems, v. 13, n. 1, p. 52-64, 2004.
  • UNIVERSITY OF WESTMINSTER. Home >> Learning styles >> Cognitive styles. In: http://www2.wmin.ac.uk/eic/learning-skills/cognition/learning_styles/cogn_styles.html Acesso em: 13 dez. 2008.
  • VASCONCELLOS, S. J. L.; VASCONCELLOS, C. T. D. V. Uma análise das duas revoluções cognitivas. Pscicologia em Estudo, v. 12, n. 2, p. 385-391, mai./ago., 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413737220007000200020&Ing=ES&nrm=iso&tlng=ES Acesso em: 13 abr. 2008.
  • VESSEY, I. Cognitive fit: a theory-based analysis of graphs versus table literature. Decision Sciences, v. 22, n. 2 p. 219-240, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2011

Histórico

  • Recebido
    12 Jun 2009
  • Aceito
    23 Dez 2010
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br