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Proposta de um quadro de referência para integrar o consumidor nos conceitos de redes

Proposed reference table to include the consumer in network concepts

Resumos

O artigo apresenta uma proposta e defesa da inclusão do ator consumidor nos raciocínios e pesquisas sobre redes, a partir da teoria das redes sociais. A proposta decorre da análise e reflexão sobre 82 artigos de redes selecionados, cujos objetivos incluíam o consumidor. Esta análise mostrou que o consumidor está ausente como ator, tanto teoricamente, quanto nas sugestões gerenciais. Seu papel na rede é secundário e são raros os estudos sobre a gestão de sua participação. Entre as causas dessa ausência, destacam-se a dominância de modelos sócio técnicos de redes na bibliografia e o uso de teorias da psicologia do indivíduo, quando se aborda o consumidor, o que se entende como inadequado num raciocínio de redes a partir das redes sociais. Nas conclusões, propõe-se um conjunto de princípios que inclui o consumidor como ator da rede, ampliando o campo de reflexões e de pesquisas da área.

Redes de negócios; Redes sociais; Ator consumidor


The article presents a model that includes the consumer in the principles and research on networks, using the concepts of social networks. The model arises from the analysis and reflections of 82 articles about networks, whose objectives included the consumer. It showed that he/she is absent as an actor in both theoretically and management proposals. His/her role in the network is secondary and there are few studies into the management of his/her participation. Among the causes of this absence we identify the dominance of socio-technical models in the bibliography and the use of theories of individual psychology, which are inadequate in a reasoning of social networks. Finally we propose a set of principles that includes the consumer as an actor in a network, widening the reflections and research in this area.

Business networks; Social networks; Actor consumer


ARTIGO

Proposta de um quadro de referência para integrar o consumidor nos conceitos de redes

Proposed reference table to include the consumer in network concepts

Ernesto Michelangelo Giglio

Doutor pela Universidade de São Paulo – USP. Professor do Mestrado em Administração da Universidade Paulista – UNIP – São Paulo/SP/Brasil. Endereço: Rua Renato Egidio de Souza Aranha, 736, Vila São Francisco. São Paulo/SP. CEP: 05353-050. E-mail: ernesto_giglio@yahoo.com.br

RESUMO

O artigo apresenta uma proposta e defesa da inclusão do ator consumidor nos raciocínios e pesquisas sobre redes, a partir da teoria das redes sociais. A proposta decorre da análise e reflexão sobre 82 artigos de redes selecionados, cujos objetivos incluíam o consumidor. Esta análise mostrou que o consumidor está ausente como ator, tanto teoricamente, quanto nas sugestões gerenciais. Seu papel na rede é secundário e são raros os estudos sobre a gestão de sua participação. Entre as causas dessa ausência, destacam-se a dominância de modelos sócio técnicos de redes na bibliografia e o uso de teorias da psicologia do indivíduo, quando se aborda o consumidor, o que se entende como inadequado num raciocínio de redes a partir das redes sociais. Nas conclusões, propõe-se um conjunto de princípios que inclui o consumidor como ator da rede, ampliando o campo de reflexões e de pesquisas da área.

Palavras-chave: Redes de negócios. Redes sociais. Ator consumidor.

ABSTRACT

The article presents a model that includes the consumer in the principles and research on networks, using the concepts of social networks. The model arises from the analysis and reflections of 82 articles about networks, whose objectives included the consumer. It showed that he/she is absent as an actor in both theoretically and management proposals. His/her role in the network is secondary and there are few studies into the management of his/her participation. Among the causes of this absence we identify the dominance of socio-technical models in the bibliography and the use of theories of individual psychology, which are inadequate in a reasoning of social networks. Finally we propose a set of principles that includes the consumer as an actor in a network, widening the reflections and research in this area.

Keywords: Business networks. Social networks. Actor consumer.

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Artigo recebido em 30/06/2009

Última versão recebida em 11/08/2010

Artigo aprovado em 19/08/2010

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2011

Histórico

  • Recebido
    30 Jun 2009
  • Revisado
    11 Ago 2010
  • Aceito
    19 Ago 2010
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