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Práticas gerenciais relacionadas à qualificação de trabalhadores terceirizados: um estudo de caso no setor de mineração

Management practices related to the training of outsourced staff: a case study in the mining sector

Resumos

O objetivo neste trabalho é analisar, sob a ótica dos fiscais de contrato, as práticas gerenciais relacionadas à qualificação de terceirizados e seus desdobramentos. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada a partir de um estudo de caso no setor de mineração, tendo os dados sido coletados por meio de pesquisa documental associada a entrevistas individuais em profundidade. Os principais resultados revelaram que os requisitos e a dinâmica do processo de terceirização se baseiam em aspectos bastante formais, e que existem oito práticas principais voltadas à qualificação de terceirizados. A existência de uma área responsável pelo acompanhamento dos serviços terceirizados facilita o desenvolvimento e a adoção das práticas de gestão e, juntamente com o treinamento dos gestores, explica em parte os resultados encontrados. Apesar da existência das práticas, predomina uma preocupação com os custos quando a empresa opta pela terceirização, o que sugere que, ainda, há muito a evoluir para garantir a efetividade do processo.

Práticas gerenciais; Terceirização; Qualificação; Múltiplos vínculos contratuais


In this paper we analyze management practices related to the qualification of outsourced workers and its impacts according to contract managers. Our research, using a qualitative approach, is based on a case study in the mining sector. Data was collected through document research associated with interviews with contract managers. The main results show that there is much formality both in the requirements and dynamics of outsourcing process and that there are eight main qualification practices for outsourced workers. The existence of a specific area responsible for controlling outsourcing services facilitates the adoption and development of management practices, which, associated with the training of managers, partially explains the results found. Besides the existence of practices, however, there prevails an emphasis on costs in the outsourcing decision, which suggests that there is much to be done to guarantee the effectiveness of this process.

Management practices; Outsourcing; Qualification; Multiple contractual bonds


ARTIGO

Práticas gerenciais relacionadas à qualificação de trabalhadores terceirizados: um estudo de caso no setor de mineração1 1 Agradecemos à FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - pelo apoio concedido (Pesquisador Mineiro e apoio a grupos de pesquisa) ao NERHURT - Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da PUC Minas, cujas pesquisas subsidiaram este artigo.

Management Practices Related to the Training of Outsourced Staff: a case study in the mining sector

Yana Torres de MagalhãesI, Antonio Carvalho NetoII, Luiz Alex Silva SaraivaIII

IMestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG. Professora da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira – FUNCESI – Itabira/MG/ Brasil. Endereço: Rua Jandiatuba, 107/101, Buritis. Belo Horizonte/ MG. CEP: 30455-840. E-mail: yanamagalhaes@hotmail.com

IIDoutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor Permanente da PUC/MG – Belo Horizonte/MG/Brasil. E-mail: carvalhoneto@pucminas.br

IIIDoutor em Administração pela UFMG. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG – Belo Horizonte/MG/Brasil. E-mail: saraiva@face.ufmg.br

RESUMO

O objetivo neste trabalho é analisar, sob a ótica dos fiscais de contrato, as práticas gerenciais relacionadas à qualificação de terceirizados e seus desdobramentos. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada a partir de um estudo de caso no setor de mineração, tendo os dados sido coletados por meio de pesquisa documental associada a entrevistas individuais em profundidade. Os principais resultados revelaram que os requisitos e a dinâmica do processo de terceirização se baseiam em aspectos bastante formais, e que existem oito práticas principais voltadas à qualificação de terceirizados. A existência de uma área responsável pelo acompanhamento dos serviços terceirizados facilita o desenvolvimento e a adoção das práticas de gestão e, juntamente com o treinamento dos gestores, explica em parte os resultados encontrados. Apesar da existência das práticas, predomina uma preocupação com os custos quando a empresa opta pela terceirização, o que sugere que, ainda, há muito a evoluir para garantir a efetividade do processo.

Palavras chave: Práticas gerenciais. Terceirização. Qualificação. Múltiplos vínculos contratuais.

ABSTRACT

In this paper we analyze management practices related to the qualification of outsourced workers and its impacts according to contract managers. Our research, using a qualitative approach, is based on a case study in the mining sector. Data was collected through document research associated with interviews with contract managers. The main results show that there is much formality both in the requirements and dynamics of outsourcing process and that there are eight main qualification practices for outsourced workers. The existence of a specific area responsible for controlling outsourcing services facilitates the adoption and development of management practices, which, associated with the training of managers, partially explains the results found. Besides the existence of practices, however, there prevails an emphasis on costs in the outsourcing decision, which suggests that there is much to be done to guarantee the effectiveness of this process.

Keywords: Management practices. Outsourcing. Qualification. Multiple contractual bonds.

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Artigo recebido em 19/11/2008

Última versão recebida em 22/01/2011

Artigo aprovado em 22/04/2011

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    Agradecemos à FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - pelo apoio concedido (Pesquisador Mineiro e apoio a grupos de pesquisa) ao NERHURT - Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da PUC Minas, cujas pesquisas subsidiaram este artigo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Set 2014
    • Data do Fascículo
      Jun 2011

    Histórico

    • Revisado
      22 Jan 2011
    • Recebido
      19 Nov 2008
    • Aceito
      22 Abr 2011
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