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Professores e gestores: análise do perfil das competÊncias gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS, Brasil

Lecturers and managers: an analysis of the profile of managerial competencies of the post-graduation coordinators of Federal Institutions of Higher Education (IEFS) in Rio Grande do Sul, Brazil

Resumos

A área educacional universitária tem buscado maior profissionalização de seus cargos administrativos a partir da necessidade de conciliar a gestão administrativa, pedagógica, acadêmica e científica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo verificar o perfil de Competências Gerenciais dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Rio Grande do Sul. Para tal, foi utilizado o modelo teórico de Gary Yukl, publicado em 1998, que divide o perfil de Competências Gerenciais entre administrar tarefas e administrar relações. Foi construído um questionário com base na referida teoria, e validado por meio de uma análise fatorial exploratória. O questionário foi enviado para 261 coordenadores, obtendo um retorno de 161 considerados válidos para a análise. As análises estatísticas demonstraram que as áreas com características mais racionais e "científicas" estão mais relacionadas aos construtos que direcionam para administração do trabalho e/ou execução de tarefas, enquanto que as áreas com características mais subjetivas, apresentam uma relação mais forte com os construtos sobre administrar relações interpessoais. Já os testes sobre a relação entre as universidades e o perfil de competências identificaram características específicas entre administração de relações ou administração do trabalho.

Competência gerencial; Pós-graduação; Professores e gestores; Universidades


University education has sought greater professionalization of the administrative positions given the need to reconcile administrative, educational, academic and scientifi c management. Thus, this study aims to identify the management skills of the coordinators who lead Programs of Post-Graduation at Federal Institutions (IFES in Portuguese) in Rio Grande do Sul. We identify whether they have the characteristics that in theory are considered ideal for the position they play. For this, we used the theoretical model of Gary Yukl (1998). This model divides the profile of managerial skills into managing tasks and relationships. A questionnaire was constructed based on this theory and it was validated through exploratory factor analysis. We examined the total number of postgraduate courses in Rio Grande do Sul. The questionnaire was send to 261 coordinators, obtaining 163 responses, just 161of which were considered valid for analysis. The statistical analysis between the area of knowledge and managerial competence profile demonstrated that the areas with a more rational expertise are more related to the constructs that lead to labor management and/ or performing tasks. While areas with more subjective characteristics, such as Humanities, showed the strongest relationship with the constructs of interpersonal relations. However, the tests about the relationship between universities and the profile of skills identifi ed specific characteristics between relationship management and administration work.

Management; Post-graduate; Teachers and administrators; Universities


ARTIGO

Professores e gestores: análise do perfil das competÊncias gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS, Brasil

Lecturers and Managers: an analysis of the profile of managerial competencies of the post-graduation coordinators of Federal Institutions of Higher Education (IEFS) in Rio Grande do Sul, Brazil

Carolina Freddo FleckI, Breno Augusto Diniz PereiraII

IDoutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/UFRGS. Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa – Santana do Livramento/RS/Brasil. Endereço: Rua Barão do Triunfo, 1048, Centro. Santana do Livramento/RS. CEP: 97573-590. E-mail: carolinafleck@unipampa.edu.br

IIDoutor em Administração pelo PPGA/UFRGS. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Santa Maria/RS/Brasil. E-mail: brenodpereira@gmail.com

RESUMO

A área educacional universitária tem buscado maior profissionalização de seus cargos administrativos a partir da necessidade de conciliar a gestão administrativa, pedagógica, acadêmica e científica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo verificar o perfil de Competências Gerenciais dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Rio Grande do Sul. Para tal, foi utilizado o modelo teórico de Gary Yukl, publicado em 1998, que divide o perfil de Competências Gerenciais entre administrar tarefas e administrar relações. Foi construído um questionário com base na referida teoria, e validado por meio de uma análise fatorial exploratória. O questionário foi enviado para 261 coordenadores, obtendo um retorno de 161 considerados válidos para a análise. As análises estatísticas demonstraram que as áreas com características mais racionais e "científicas" estão mais relacionadas aos construtos que direcionam para administração do trabalho e/ou execução de tarefas, enquanto que as áreas com características mais subjetivas, apresentam uma relação mais forte com os construtos sobre administrar relações interpessoais. Já os testes sobre a relação entre as universidades e o perfil de competências identificaram características específicas entre administração de relações ou administração do trabalho.

Palavras-chave: Competência gerencial. Pós-graduação. Professores e gestores. Universidades.

ABSTRACT

University education has sought greater professionalization of the administrative positions given the need to reconcile administrative, educational, academic and scientifi c management. Thus, this study aims to identify the management skills of the coordinators who lead Programs of Post-Graduation at Federal Institutions (IFES in Portuguese) in Rio Grande do Sul. We identify whether they have the characteristics that in theory are considered ideal for the position they play. For this, we used the theoretical model of Gary Yukl (1998). This model divides the profile of managerial skills into managing tasks and relationships. A questionnaire was constructed based on this theory and it was validated through exploratory factor analysis. We examined the total number of postgraduate courses in Rio Grande do Sul. The questionnaire was send to 261 coordinators, obtaining 163 responses, just 161of which were considered valid for analysis. The statistical analysis between the area of knowledge and managerial competence profile demonstrated that the areas with a more rational expertise are more related to the constructs that lead to labor management and/ or performing tasks. While areas with more subjective characteristics, such as Humanities, showed the strongest relationship with the constructs of interpersonal relations. However, the tests about the relationship between universities and the profile of skills identifi ed specific characteristics between relationship management and administration work.

Keywords: Management. Post-graduate.Teachers and administrators.Universities.

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Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 21/08/2009

Última versão recebida em 13/10/2010

Artigo aprovado em 05/04/2011

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2011

Histórico

  • Recebido
    21 Ago 2009
  • Aceito
    05 Abr 2011
  • Revisado
    13 Out 2010
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