Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da qualidade de atributos específicos de instituições de ensino superior em cursos privados de administração em Joinville, SC

Evaluation of quality of specific attributes of higher education institutions in private courses in management in Joinville, SC

Resumos

Em um mercado de ensino superior competitivo, como é o caso do Brasil, possuir uma imagem de qualidade tem sido fundamental para atrair e reter alunos em uma instituição de ensino superior (IES). Este estudo objetivou avaliar a qualidade de atributos específicos das IES que oferecem cursos de graduação em administração em Joinville, SC. Para a realização desta pesquisa, buscaram-se estudos que tratam da qualidade de atributos específicos das organizações educacionais, encontrando-se 13 atributos que medem a qualidade de uma IES, no que se refere especificamente à instituição. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativa-descritiva junto aos alunos formandos em duas das cinco IES que oferecem a graduação em administração em Joinville. Aplicou-se um questionário estruturado não disfarçado, com perguntas fechadas, junto a 292 formandos destas duas IES. Com os dados coletados, caracterizaram-se os formandos e identificaram-se os atributos com desempenhos mais e menos satisfatórios quanto à qualidade destas IES. Encontrou-se, também, os atributos que mais contribuem para a percepção de qualidade da instituição na visão dos alunos. As IES foram bem avaliadas em termos de qualidade, sendo que a imagem da IES para a comunidade, a qualidade da IES com relação à inovação e com relação ao desenvolvimento de novos cursos são os atributos de melhor desempenho segundo os alunos.

Instituições de ensino superior; Qualidade em organizações educacionais; Graduação em administração; Qualidade no ensino superior; Gestão educacional


In the market of competitive higher education, as is the case in Brazil, possessing a quality image is fundamental to attracting and to keeping students at Higher Education Institutions (HEI). This study evaluates the specific quality attributes of HEIs that offer degree courses in administration in Joinville, SC. In order to do this, studies that deal with the specific attributes of quality in educational organizations were identified. 13 attributes that measure the quality of an HEI, specifically with regard to the institution were included. Then a quantitative-descriptive research was carried out among graduates from two of the five HEIs that offer courses in administration in Joinville, SC. A structured questionnaire was applied, with closed questions, to 292 graduates from these two HEIs. With the collected data these graduates were characterized and the attributes of best and worst attributes for quality were identified. Also attributes that contribute more to the perception of quality of the institution from the students' vision were also identified. The HEIs were well appraised in terms of quality, and the image of HEI for the community, the quality of HEI regarding innovation and the development of new courses, are the attributes that are of greatest importance according to the students.

Higher education institutions; Quality in educational organizations; Degree courses in administration; Quality in higher education; Education management


ARTIGOS

Avaliação da qualidade de atributos específicos de instituições de ensino superior em cursos privados de administração em Joinville, SC

Evaluation of quality of specific attributes of higher education institutions in private courses in management in Joinville, SC

Emerson Wagner MainardesI; Maria José Carvalho de Souza DominguesII

IDoutor em Gestão pela Universidade da Beira Interior – UBI/Covilhã/Portugal. Professor Titular da Faculdade Cenecista de Joinville - FCJ. Endereço: Rua Advogado Miguel Cercal, 72. Joinville/SC. CEP:89214-610. Email: emerson.wm@sapo.pt IIDoutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora Titular dos Programas de Pós-graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau – PPGAd/FURB. Email: mariadomingues@furb.br

RESUMO

Em um mercado de ensino superior competitivo, como é o caso do Brasil, possuir uma imagem de qualidade tem sido fundamental para atrair e reter alunos em uma instituição de ensino superior (IES). Este estudo objetivou avaliar a qualidade de atributos específicos das IES que oferecem cursos de graduação em administração em Joinville, SC. Para a realização desta pesquisa, buscaram-se estudos que tratam da qualidade de atributos específicos das organizações educacionais, encontrando-se 13 atributos que medem a qualidade de uma IES, no que se refere especificamente à instituição. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativa-descritiva junto aos alunos formandos em duas das cinco IES que oferecem a graduação em administração em Joinville. Aplicou-se um questionário estruturado não disfarçado, com perguntas fechadas, junto a 292 formandos destas duas IES. Com os dados coletados, caracterizaram-se os formandos e identificaram-se os atributos com desempenhos mais e menos satisfatórios quanto à qualidade destas IES. Encontrou-se, também, os atributos que mais contribuem para a percepção de qualidade da instituição na visão dos alunos. As IES foram bem avaliadas em termos de qualidade, sendo que a imagem da IES para a comunidade, a qualidade da IES com relação à inovação e com relação ao desenvolvimento de novos cursos são os atributos de melhor desempenho segundo os alunos.

Palavras-chave: Instituições de ensino superior. Qualidade em organizações educacionais. Graduação em administração. Qualidade no ensino superior. Gestão educacional.

ABSTRACT

In the market of competitive higher education, as is the case in Brazil, possessing a quality image is fundamental to attracting and to keeping students at Higher Education Institutions (HEI). This study evaluates the specific quality attributes of HEIs that offer degree courses in administration in Joinville, SC. In order to do this, studies that deal with the specific attributes of quality in educational organizations were identified. 13 attributes that measure the quality of an HEI, specifically with regard to the institution were included. Then a quantitative-descriptive research was carried out among graduates from two of the five HEIs that offer courses in administration in Joinville, SC. A structured questionnaire was applied, with closed questions, to 292 graduates from these two HEIs. With the collected data these graduates were characterized and the attributes of best and worst attributes for quality were identified. Also attributes that contribute more to the perception of quality of the institution from the students' vision were also identified. The HEIs were well appraised in terms of quality, and the image of HEI for the community, the quality of HEI regarding innovation and the development of new courses, are the attributes that are of greatest importance according to the students.

Keywords: Higher education institutions. Quality in educational organizations. Degree courses in administration. Quality in higher education. Education management.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 02/09/2009

Última versão recebida em 04/07/2010

Artigo aprovado em 01/12/2010

  • ABDULLAH, Firdaus. Measuring service quality in higher education: HEdPERF versus SERVPERF. Marketing Intelligence & Planning, v. 24, n. 1, p. 31-47, 2006.
  • ALFINITO, Solange; GRANEMANN, Sérgio R. Escolha de uma IES em função da utilidade do usuário potencial: o estudante. In: ROCHA, Carlos H.; GRANEMANN, Sérgio R. (Org.). Gestão de Instituições Privadas de Ensino Superior São Paulo: Atlas, 2003. p. 93-103.
  • ALVES, Helena M. B. Uma abordagem de marketing à satisfação do aluno no ensino universitário público: índice, antecedentes e conseqüências. 2003, 286f. Tese (Doutorado em Gestão) Departamento de Gestão e Economia, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 2003.
  • BARBETTA, Pedro A. Estatística aplicada às ciências sociais Florianópolis: Ed. UFSC, 2003.
  • CARVALHO, Luiz F. F. Os valores pessoais na decisão pela escola dos filhos 2001, 120f. Dissertação (Mestrado em Administração) Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração CEAD, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
  • HAIR Jr., Joseph F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos e métodos de pesquisa em administração Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • HIDES, Michael T.; DAVIES, John; JACKSON, Sue. Implementation of EFQM excellence model self-assessment in the UK higher education sector lessons learned from other sectors. The TQM Magazine, v. 16, n. 3, p. 194-201, 2004.
  • INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais 2007. Disponível em <http://www.inep.gov.br/>.áAcesso em: 10/05/2007.
    » link
  • JACOB, Rita de C. G. Avaliação institucional e indicadores de qualidade nos cursos superiores 2003. 231f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
  • LEBLANC, Gerard; NGUYEN, Nill. Searching for excellence in business education: an exploratory study of customer impressions of service quality. International Journal of Educational Management, v. 11, n. 2, p. 72-79, 1997.
  • MAINARDES, Emerson W. Atração e retenção de alunos em cursos de graduação em administração das instituições particulares de ensino superior de Joinville, SC 2007. 332f. Dissertação (Mestrado em Administração) Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2007.
  •              ; DESCHAMPS, Marcelo, DOMINGUES, Maria J. C. de S. As expectativas de graduandos em administração quanto a pós-graduação na modalidade especialização In: ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 17., 2006, São Luís. Anais... São Luís: ANGRAD, 2006.
  • MANTOVANI, Neodir O. Avaliação do ensino de administração na perspectiva de egressos e dirigentes de empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 6., 1995, Natal. Anais... Natal: ANGRAD, 1995.
  • MELO, Simone L. de; BORGES, Lívia de O. Transição universidade-mercado de trabalho na ótica do jovem. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Brasília: ANPAD, 2005.
  • MESQUITA, Roberto de B. O exame nacional dos ensinos médio e superior: uma avaliação comparativa dos resultados. 2004, 81f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
  • MICHAEL, Steve O. American higher education system: consumerism versus professorialism. International Journal of Education Management, v. 11, n. 3, p. 117-130, 1997.
  • NAVARRO, Mercedes M.; IGLESIAS, Marta P.; TORRES, Pilar R. A new management element for universities: satisfaction with the offered courses. International Journal of Educational Management, v. 19, n. 6, p. 505-526, 2005.
  • OLAVARRIETA, Sergio; OLIVA, Ismael; MANZUR, Enrique. Medición de la calidad de servicios en la educación superior de negocios en Chile: un estudio comparativo de modelos SERVPERF SERVQUAL. In: CLADEA, 38., 2003, Lima/Peru. Anais... Lima: CLADEA, 2003.
  • OWLIA, Mark; ASPINWALL, Ernest. A framework for the dimensions of quality in higher education. Quality Assurance in Education, v. 4, n. 2, p. 12-20, 1996.
  • PALACIO, Asunción B.; MENESES, Gonzalo D.; PÉREZ, Pedro J. P. The configuration of the university image and its relationship with the satisfaction of students. Journal of Educational Administration, v. 40, n. 5, p. 486-505, 2002.
  • PLANALTO, Palácio do. 2007.. Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/CCNILI_03/leias/L9394.htm>. Acesso em: 08 maio 2007.
  • REINERT, José N.; REINERT, Clio. Estudante não é cliente: é parceiro. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Brasília: ANPAD, 2005.
  • SEEMAN, Elaine D.; O'HARA, Margaret. Customer relationship management in higher education using information systems to improve the student-school relationship. Campus-Wide Information Systems, v. 23, n. 1, p. 24-34, 2006.
  • SHANAHAN, Peter; GERBER, Rod. Quality in university student administration: stakeholder conceptions. Quality Assurance in Education, v. 12, n. 4, p. 166-174, 2004.
  • SILVA, Ana C. B. Elementos para desenvolver um projeto próprio de avaliação institucional. In: SEMINÁRIO GESTÃO DE IES: da teoria à prática. 2000, Brasília. Anais... Brasília: Funadesp, 2000. 148 p.
  • SILVA, Walmir R. da; BRANDÃO JUNIOR, Roberto D.; SOUTO, Jackson V.; SILVA JUNIOR, Nelson A. da. Escolha do curso de administração: uma análise comparativa entre uma instituição pública e uma instituição privada. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Brasília ANPAD, 2005.
  • TARI, Juan J. An EFQM model self-assessment exercise at a Spanish university. Journal of Educational Administration, v. 44, n. 2, p. 170-188, 2006.
  • TONTINI, Gerson; SILVEIRA, Amélia. Identificação de atributos críticos de sucesso em produtos e serviços: uma alternativa a análise de importância X desempenho. In: BALAS, ANNUAL CONFERENCE, 2005, Madrid/Espanha. Anais... Madrid: Balas 2005
  • TURETA, César; ROSA, Alexandre R.; OLIVEIRA, Virgílio C. da S e; ANTONIALLI, Marcelo. Avaliação crítica de serviços educacionais: o emprego do modelo SERVQUAL. In: ENCONTRO DE MARKETING, 2., 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2006.
  • VIEIRA, Paulo R. Avaliação institucional e acadêmica: tendências nos Estados Unidos e no Brasil. In: MEYER Jr., Victor; MURPHY, J. Patrick (Org.). Dinossauros, gazelas & tigres: novas abordagens da administração universitária, um diálogo Brasil EUA. 2 ed. ampliada. Florianópolis: Insular, 2003. p. 151-171.
  • WALTER, Silvana A.; TONTINI, Gerson; DOMINGUES, Maria J. C. S. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Brasília: ANPAD, 2005.
  • WIKLUND, Pia S.; WIKLUND, Hakan. Student focused design and improvement of university courses. Managing Service Quality, Berford, v. 9, n. 6, p. 434-443, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2011

Histórico

  • Revisado
    04 Jul 2010
  • Recebido
    02 Set 2009
  • Aceito
    01 Dez 2010
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br