Acessibilidade / Reportar erro

Conceitos numéricos na educação infantil: uma pesquisa etnográfica

Numerical concepts in early education: an ethnographic research

Resumos

Este artigo descreve uma pesquisa que analisou a construção de conceitos numéricos iniciais em crianças entre 2 e 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa qualitativa, na modalidade etnográfica, foi realizada em duas escolas: uma no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil e outra na Scuola XXV Aprile, em Reggio Emilia, na Itália. O objetivo foi descrever a forma como as situações espontâneas de construção dos primeiros conceitos matemáticos foram aproveitadas pelos professores de tais escolas. Nas duas escolas foram constatadas oportunidades espontâneas de construção numérica apresentadas pelas crianças, mas as situações trazidas pelos alunos não foram aproveitadas pelos professores.

Conceitos Numéricos; Educação Infantil; Pesquisa Etnográfica


This paper describes a research that analyzed the early construction of number concepts in two to five year old children of Early Education. The qualitative ethnographic research was conducted in two schools: at the Núcleo de Desenvolvimento Infantil, Universidade Federal de Santa Catarina in Brazil and at the Scuola XXV Aprile, in Reggio Emilia, Italy. The aim was to describe the way that the spontaneous situations of number concepts were improved by teachers of these schools. In both schools the children demonstrated spontaneous opportunities of numerical constructions. Therefore, those situations were not used by teachers to improve the children's numerical knowledge.

Numerical Concepts; Early Education; Ethnographic Research


  • BARBOSA, Heloiza H. de J. Sentido de Número na Infância: uma interconexão dinâmica entre conceitos e procedimentos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 37, p. 181-194, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/paideia >. Acesso em: 13 out. 2009.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: MEC/SEB, 2006.
  • BRONFENBRENNER, Urie. [1979/1996] A Ecologia do Desenvolvimento Humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
  • BRONFENBRENNER, Urie. Interacting Systems in Human Development. Research Paradigms: present and future. In: BOLGER, Niall; CASPI, Avshalom; DOWNEY, Geraldine; MOOREHOUSE, Martha (Org.). Persons in Context: developmental processes. New York: Cambridge University Press, 1988. P. 25-49.
  • BRONFENBRENNER, Urie. Developmental Ecology Through Space and Time: a future perspective. In: MOEN, Phyllis; ELDER Jr., Glenn H.; LUSCHER, Kurt (Org.). Examining Lives in Context: perspectives on the ecology of human development. Washington, DC: American Psychological Association, 1995. P. 619-647.
  • BRONFENBRENNER, Urie; MORRIS, Pamela A. The Ecology of Developmental Processes. In: DAMON, William; LERNER, Richard M. (Org.). Handbook of Child Psychology New York: John Wiley, 1998, Volume I: Theoretical Models of Human Development. P. 993-1028.
  • GASPAR, Maria Filomena R. F. Aprender a Contar, Aprender a Pensar: as sequências numéricas de contagem abstrata, construídas por crianças portuguesas em idade pré-escolar. Análise Psicológica, Lisboa, v. 22, n. 1, p. 119-138, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aps/v22n1/v22n1a12.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2008.
  • GINSBURG, Herbert P. Mathematics Learning Disabilities: a view from developmental psychology. Journal  of Learning Disabilities, Austin, v. 30, p. 20-36, jan./fev. 1997.
  • ROGOFF, Barbara. A Natureza Cultural do Desenvolvimento Humano Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  • ROGOFF, Barbara. Imparando a Pensare: l'apprendimento guidato nei contesti culturali. Traduzione: Roberta Garbo. Milano, Italia: Raffaello Cortina Editore. 2006.
  • ROSSETTI-FERREIRA, M. Clotilde. Seguindo a receita do Poeta: – tecendo a rede de significações e este livro. In: ROSSETTI-FERREIRA M. Clotilde; AMORIM, Katia de Souza; SILVA, Ana Paula S. da. Rede de Significações e o Estudo do Desenvolvimento Humano Porto Alegre: Artmed, 2004. P. 15-19.
  • SENNA, Maria Teresa T. R. Um Estudo dos Conceitos Numéricos Iniciais em Crianças Inseridas no Ambiente Escolar da Educação Infantil 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
  • SILVA, Josiane da Silva Delvan da. Um Estudo Sobre os Processos Interativos de Crianças de 2 a 4 anos em Situação de Brincadeira a Partir da Noção de Rede de Significações – RedSig. 2007. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-29052009-104707/>. Acesso em: 16 set. 2009.
  • TUDGE, Jonathan. A Teoria de Urie Bronfenbrenner e os Múltiplos Mundos da Infância Rio Grande: FURG, 2006, Slides 9-15. Disponível em: <http://www.uncg.edu/.../Tudge/Bronfenbrenner%20e%20os%20mundos%20da%20i.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2010.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013

Histórico

  • Recebido
    24 Out 2010
  • Aceito
    22 Ago 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br