Acessibilidade / Reportar erro

Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricas

Piaget's answer to Vygotsky: theoretical convergences and divergences

Resumos

Neste trabalho, ao analisar a resposta de Piaget às críticas de Vygotsky, procuramos salientar convergências e divergências teóricas básicas colocadas pelo primeiro em relação ao segundo. Para isso, num primeiro momento, analisamos os esclarecimentos de Piaget sobre a realidade do fenômeno psicológico do egocentrismo cognitivo e linguístico; num segundo momento, analisamos as relações entre as noções científicas e espontâneas na criança. Num terceiro momento, analisamos a posição diferenciada de Piaget sobre os mecanismos que explicam o desenvolvimento e progresso do conhecimento. Concluímos que, na resposta de Piaget a Vygotsky, existe clara diferenciação do seu sistema teórico.

Piaget; Vygotsky; Psicologia Genética; Desenvolvimento do Pensamento; Desenvolvimento do Conhecimento


In analyzing Piaget's answer to Vygotsky's critics, in the present study we tried to emphasize the basic theoretical convergences and divergences appointed by the first author in relation to the second. With this in mind, as our first step, we analyzed Piaget's explanations about the reality of the psychological phenomenon of the linguistic and cognitive egocentrism; as our second step, we analyzed the relations between scientific concepts and which are spontaneously developed in the children. As our third step, we analyzed Piaget's different position about the mechanisms which explain the knowledge progress and development. We concluded that in Piaget's answer to Vygotsky there is a clear difference of his theoretical system.

Piaget; Vygotsky; Cognitive Development; Genetic Psychology; Thought Development


  • BRONCKARD, Jean-Paul et al. Vygotsky Aujourd'hui Neuchâtel – Paris: Delachaux & Niestlé, 1985.
  • BRONCKARD, Jean-Paul. El Problema de la Consciencia como Analizador de las Epistemologías de Vygotsky y de Piaget. In: SERRAT, Elisabet; ASNAR, Sílvia (Org.). Piaget y Vygotsky Ante el Siglo XXI: referentes de actualidad. Girona: Horsori, 2000. P. 15-41.
  • MELLO, Suely. A Escola de Vygotsky. In: KESTER, Carrara (Org.). Introdução à Psicología da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2008.
  • PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante: relações lógico-matemáticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes medicas. 1995.
  • PIAGET, Jean. Comentarios Sobre las Observaciones Críticas de Vygotsky. In: VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamiento y Lenguaje: teoria del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Buenos Aires: Editorial Lautaro, 1964. P. 167-181.
  • PIAGET, Jean. La Composition des Forces et le Problème des Vecteurs Paris: P.U.F. 1973b.
  • PIAGET, Jean. Le Développement de la Notion de Temp chez L'Enfant Paris: P.U.F. 1946.
  • PIAGET, Jean. La Direction des Mobiles lors de Chocs et de Poussées Paris: P.U.F. 1972c.
  • PIAGET, Jean. Études Sociologiques Genève: Livraria Droz, 1977.
  • PIAGET, Jean. A Explicação em Psicologia e o Paralelismo Psicofisiológico. In: FRAISSE, Paul; PIAGET, Jean. Tratado de Psicologia Experimental Rio de Janeiro: Forense, 1969.
  • PIAGET, Jean. Les Explications Causales Paris: P.U.F. 1971b.
  • PIAGET, Jean. La Formation de la Notion de Força Paris: P.U.F. 1973a.
  • PIAGET, Jean. La Genèse de L'idée de Hasard chez L'enfant Paris: P.U.F. 1951.
  • PIAGET, Jean. Gênese das Estruturas Lógicas Elementares Rio de Janeiro: Zahar, 1971b.
  • PIAGET, Jean. Introduction à L'Èpistémologie Génétique Paris: P.U.F. 1974.
  • PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança São Paulo: Summus, 1994.
  • PIAGET, Jean. O Juízo e Raciocínio na Criança Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 1971a.
  • PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
  • PIAGET, Jean. Les Notions de Mouvement et de Vitesse chez l'Enfant Paris: P.U.F. 1972b.
  • PIAGET, Jean. Recherches sur la Contradiction Paris: P.U.F. 1974a.
  • PIAGET, Jean. Recherches sur la Généralisation Paris: P.U.F. 1978.
  • PIAGET, Jean. La Représentation du Monde chez l'Enfant Paris: Alcan, 1996.
  • PIAGET, Jean. A Tomada de Consciência São Paulo: Melhoramentos/ Ed. USP. 1974b
  • PIAGET, Jean. La Transmission dês Mouvements Paris: P.U.F. 1972a.
  • PIAGET, Jean; BARBEL, Inhelder. O Desenvolvimento das Quantidades Físicas na Criança Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
  • PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A Representação do Espaço na Criança Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  • PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel; SZMINSKA, Alina. La Géométrie Spontanée de L'enfant Paris: P.U.F., 1948.
  • PIAGET, Jean; SZEMINSKA, Alina. Gênese do Número na Criança Rio de Janeiro: zahar, 1981,
  • REGO, Teresa. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem São Paulo: Martin Fontes, 1991.
  • VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamiento y Lenguaje: teoria del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Buenos Aires: Editorial Lautaro, 1964.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013

Histórico

  • Recebido
    18 Maio 2011
  • Aceito
    28 Set 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br