Accessibility / Report Error

Estudo do posicionamento dos alunos na sua relação com o sucesso escolar

Study of students positioning in its relation with school success

Resumos

O artigo descreve estudos em que o posicionamento foi tomado como uma característica dos contextos da família e da escola que pode ser responsável pelo sucesso escolar. Os estudos, que se baseiam fundamentalmente na teoria de Bernstein, sugerem que o posicionamento é influenciado pelo grupo social dos alunos, sendo o posicionamento mais baixo adquirido por alunos de classes sociais mais baixas e, dentro dessas, pelos alunos que estudam em escolas de contextos sociais desfavorecidos. Sugerem também que um elevado posicionamento influencia favoravelmente o sucesso dos alunos. Contudo, os estudos salientam que o efeito da escola/prática pedagógica pode sobrepor-se ao efeito da classe social.

Posicionamento; Contexto de Socialização Primária; Contexto de Socialização Secundária; Sucesso Escolar


The article reports studies where positioning was taken as a characteristic of family and school contexts that may influence school success. The studies, which are fundamentally based on Bernstein's theory, suggest that positioning is influenced by students' social group, lower positioning being acquired by students from lower social classes and, within them, by those who study in schools located in disadvantaged social contexts. They also suggest that high positioning influences favourably students' success. However, the studies highlight the school/pedagogic practice as a factor that may overcome the effect of social class.

Positioning; Primary Socializing Context; Secondary Socializing Context; School Success


  • ANTUNES, Helena. Contexto Regulador e Ensino das Ciências: um estudo com crianças dos estratos sociais mais baixos. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1999.
  • ANTUNES, Helena; MORAIS, Ana Maria. Influência da Socialização Primária e Secundária na Relação entre o Posicionamento e o Aproveitamento na Escola. Revista de Educação, Lisboa, Universidade de Lisboa, v. III, n. 2, p. 59-75, 1993a.
  • BERNSTEIN, Basil. Class, Codes and Control, vol. IV: the structuring of pedagogic discourse. Londres: Routledge, 1990.
  • BERNSTEIN, Basil. Vertical and Horizontal Discourse: an essay. British Journal of Sociology of Education, v.20, n. 2, p. 157-173, 1999.
  • BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, Symbolic Control and Identity: theory, research, critique. Londres: Rowman & Littlefield, 2000.
  • DANIELS, Harry. Visual Displays as Tacit Relays of the Structure of Pedagogic Practice. British Journal of Sociology of Education, v. 10, n. 2, p. 123-140, 1989.
  • FOCAULT, Michael. Surveiller et Punir Mayenne: Gallimard, 1985.
  • MIRANDA, Clementina; MORAIS, Ana Maira. O Contexto Social na Relação entre a Exigência Conceptual dos Professores e o Desenvolvimento Científico dos Alunos. Aprender, v. 17, p. 55-70, 1994.
  • MIRANDA, Clementina; MORAIS, Ana Maria. O Posicionamento dos Alunos na Escola e na Sociedade – Influência dos Contextos Sociais da Escola e da Família. Revista de Educação, Lisboa, Universidade de Lisboa, v. 6, n. 1, p. 89-99, 1996.
  • MORAIS, Ana Maria. Influência do Nível de Exigência Conceptual dos Professores no Sucesso dos Alunos em Ciências: um estudo sociológico. Revista de Educação, Lisboa, Universidade de Lisboa, v. 2, n. 1, p. 62-80, 1991.
  • MORAIS, Ana Maria; MIRANDA, Clementina. O Contexto de Avaliação em Ciências: estudo da influência de factores sociológicos. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Universidade do Minho, v. 8, n. 2, p. 37-67, 1995.
  • MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel Pestana. Processos de Intervenção e Análise em Contextos Pedagógicos. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, Universiade do Porto, n. 19, p. 49-87, 2003.
  • MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel Pestana. Fazer Investigação Usando uma Abordagem Metodológica Mista. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Universidade do Minho, n. 20, n. 2, p. 75-104, 2007.
  • MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel Pestana. Textos e Contextos Educativos que Promovem Aprendizagem: optimização de um modelo de prática pedagógica. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Universidade do Minho, v. 22, n. 1, p. 05-28, 2009.
  • NEVES, Isabel Pestana. O Posicionamento da Criança na Família/Comunidade: influência no aproveitamento escolar. Revista de Educação, Lisboa, Universidade de Lisboa, v. 2, n. 2, p. 35-53, 1992.
  • NEVES, Isabel Pestana; MORAIS, Ana Maria. Pedagogic Practices in the Family Socialising Context and Children's School Achievement. British Journal of Sociology of Education, v. 26, n. 1, p. 121-137, 2005.
  • PIRES, Delmina. Práticas Pedagógicas Inovadoras em Educação Científica – Estudo no 1º ciclo do ensino básico. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2001.
  • PIRES, Delmina; MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel Pestana. Desenvolvimento Científico nos Primeiros Anos de Escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica. Revista de Educação, Lisboa, Universidade de Lisboa, v. 12, n. 2, p. 119-132, 2004.
  • SADOVNIK, Alan (Org.). Knowledge and Pedagogy: the sociology of Bernstein. Londres: Ablex Publishing, 1995.
  • SINGH, Parlo. Pedagogic Discourses and Student Resistance in Australian Secondary Schools. In: MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel Pestana; DAVIES, Brian; DANIELS, Harry (Org.). Towards a Sociology of Pedagogy: the contribution of Basil Bernstein to research (Cap. 10). Nova Iorque: Peter Lang, 2001. P. 251-285.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013

Histórico

  • Recebido
    15 Jun 2011
  • Aceito
    26 Abr 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br