Acessibilidade / Reportar erro

O Ateneu: uma análise de mecanismos disciplinares no romance de Raul Pompeia

O Ateneu: an analysis of the disciplinary mechanisms in Raul Pompeia's novel

Resumos

Este artigo apresenta uma análise sociológica do funcionamento dos mecanismos disciplinares descritos n'O Ateneu, romance de Raul Pompeia, escrito no século XIX. A representação do Ateneu como uma escola, isto é, como lugar de produção e preservação de ritos, crenças e técnicas que produzem um desejado efeito de disciplinamento sinaliza, na análise, uma possível aproximação entre os conceitos de poder simbólico de P. Bourdieu e poder disciplinar de M. Foucault aplicados ao cotidiano escolar. Assim, analisam-se as tecnologias disciplinares ordinariamente atribuídas ao espaço educacional abordando as posições dos agentes que participam da rotina disciplinar do Ateneu por meio de disposições, interesses e sentidos coletivamente construídos.

Mecanismos Disciplinares; Vida Escolar; Poder Simbólico


This article presents a sociological analysis of disciplinary mechanisms operation represented in O Ateneu, written by Raul Pompeia on 19th Century. The representation of Ateneu's institution as a school - or, in other words, a place of production and preservation of rites, beliefs and techniques that produce one desired disciplinary effect - in this analysis signalizes one approach between symbolic power concepts, from P. Bordieu, and disciplinary power, from M. Foucault, applied in the school quotidian. Therefore, we analyze the disciplinary technologies attributed to the educational space, approaching the positions of the agents that participate in Ateneu's disciplinary routine through provisions, interests and collectively constructed senses.

Disciplinary Mechanisms; School Life; Symbolic Power


  • BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia Tradução de Jeni Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
  • BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Cia. das Letras, 1996a.
  • BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996b.
  • BOURDIEU, Pierre. Sistemas de Ensino e Sistemas de Pensamento. In: BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas: introdução, organização e seleção de Sergio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 1998. P. 203-229.
  • BOURDIEU, Pierre. A Produção da Crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2004.
  • BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005a.
  • BOURDIEU, Pierre. Esboço de Auto-análise Tradução de Sergio Miceli. São Paulo: Companhia das Letras, 2005b.
  • CALLEWAERT, Gustave. Bourdieu, Crítico de Foucault. Educação, Sociedades & Culturas, Porto, n. 19, p. 131-170, 2003.
  • CARVALHO, Luis Miguel. Explorando as Transferências Educacionais nas Primeiras Décadas do Século XX. Análise Social, Lisboa, v.XL, n. 176, p. 499-518, jul./set. 2005.
  • FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir Tradução de Raquel Ramalhete. 30. ed. Vozes: Petrópolis, 2005.
  • FOUCAULT, Michel. Sobre a Prisão. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder: introdução, organização e tradução: Roberto Machado. 22 ed. Graal: Rio de Janeiro, 2006a. P. 129-143.
  • FOUCAULT, Michel. Sobre a História da Sexualidade. In: FOUCAULT, Michel. A Microfísica do Poder: introdução, organização e tradução: Roberto Machado. Graal: Rio de Janeiro, 2006b. P. 243-276.
  • MACHADO, Roberto. Introdução: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. A Microfísica do Poder: introdução, organização e tradução: Roberto Machado. Graal: Rio de Janeiro, 2006. P. VII-XXIII.
  • NAVA, Pedro. Balão Cativo Memórias/2. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1973.
  • POMPEIA, Raul. O Ateneu: apuração do texto em confronto com o original e introdução: Therezinha Bartholo. 9. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.
  • REVEL, Judith. Foucault – conceitos essenciais. São Carlos: Clara Luz, 2005.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013

Histórico

  • Recebido
    30 Jun 2011
  • Aceito
    22 Abr 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br