Resumos
A literatura infantil recente aborda temas que eram banidos dela no passado, como a homossexualidade e particularmente famílias homoparentais. O presente estudo analisa como famílias homoparentais são representadas em sete livros publicados depois de 2007. A tendência mais recorrente tem sido caracterizar o amor entre homens ou mulheres de forma similar às formas com que as relações são tradicionalmente representadas - esboçando o discurso do amor romântico. Alguns dos temas frequentes são a felicidade familiar e discussões relacionadas sobre criação de filhos e cuidados de casa. Entretanto, duas obras escapam dessa tendência maior, enfatizando a curiosidade infantil pelo amor e pela sua origem.
Literatura infantil; Famílias Homoparentais; Representações; Leitura
Recent children's literature highlights themes that were banned in the past, such as homosexuality and particularly homoparental families. The present paper aims to analyze how homoparental families are represented in seven books published from 2007 on. The most recurrent tendency has been to feature love between men or women in a way similar to the ways heterosexual relationships are traditionally represented - drawing on the discourse of romantic love. Some of the frequent issues are family happiness and the resulting discussions about raising children and/or managing a house. However, two works skip this mainstream tendency, foregrounding children's curiosity for love and birth.
Children's Literature; Homoparental Families; Representations; Lecture
- BOUTIGNON, Béatrice. Tango Tem Dois Papais. Por Que Não? Tradução Fabio Weintraub. São Paulo: Edições SM, 2010.
- BRITO, Benilda. Flor e Rosa: uma história de amor entre iguais. Ilustrações de Clô Paoliello. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.
- BURLAMAQUE, Fabiane Verardi; RUFATTO, Diogo da Costa. A Temática Homossexual na Literatura Infantil e Juvenil: ação inclusiva. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís; MARTHA, Alice Áurea Penteado (Org.). Heróis contra a Parede - estudos de literatura infantil e juvenil São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
- CADEMARTORI, Lígia. O Professor e a Literatura Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- CARRASCO, Walcyr. Meus Dois Pais. Ilustrações de Laurent Cardon. São Paulo: Ática, 2010.
- COLOMER, Teresa. A Formação do Leitor Literário São Paulo: Global, 2003.
- DELGADO, Javier Termenón. De onde venho? Lisboa: Associação ILGA Portugal, 2007.
- FACCO, Lúcia. Era Uma Vez um Casal Diferente: a temática homossexual na educação literária infanto-juvenil. São Paulo: SUMMUS, 2009.
- GIDDENS, Anthony. A Transformação da Intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.
- LEITE, Márcia. Olívia Tem Dois Papais. Ilustrações Taline Schubach. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.
- MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação São Paulo: Cortez, 2001.
- MARTELLI, Márcia. Eu Tenho Duas Mães. Ilustrações Tiago Ramos. Jundiaí/ SP: Editora In House, 2010.
- MELLO, Luiz. Outras famílias: a construção social da conjugalidade homossexual no Brasil. Cadernos Pagu, Campinas, n. 24, p. 197-225, jan./jun. 2005.
- PENA, Wieland. Por Quem Me Apaixonarei? Ilustrado por Roberto Maján. Lisboa: Associação ILGA Portugal, 2007.
- SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (Org.). Professoras que as Histórias nos Contam Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
- SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Nas Tramas da Literatura Infantil: olhares sobre personagens diferentes. Trabalho apresentado ao II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais, realizado na UFSC, em 2003. Disponível em: <http://www.rizoma.ufsc.br/pdfs/287-of5a-st1.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2012.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Jan 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2013
Histórico
-
Recebido
26 Mar 2013 -
Aceito
22 Ago 2013