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A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar

The constitution of warrior bodies in a school curriculum

Resumos

Corpos guerreiros foram produzidos por meio de estratégias distintas em épocas e lugares diferentes. Neste trabalho, analisa-se a constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar do ensino fundamental, tendo como base os referenciais teóricos da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais e dos estudos queer. O argumento desenvolvido é o de que normas de gênero posicionam os corpos considerados meninos-alunos em diferentes níveis de normalidade e entrelaçam-se com uma tecnologia de ranking, de modo a produzir um ranking de gênero, no currículo pesquisado. Por meio desse ranking, corpos-meninos-alunos são posicionados em uma ordem de classificação quanto à força, coragem e agressividade, atributos guerreiros considerados masculinos.

Gênero; Currículo; Corpos Guerreiros


Warrior bodies were produced through several strategies at different times and places. This work analysis the constitution of warrior bodies in an elementary school curriculum based upon theoretical referentials of the post-structuralist branch of cultural studies as well as queer studies. The argument developed is the one that gender norms position the bodies considered boy-students at different levels of normality and also intertwine with a ranking tecnology, so as to produce a gender ranking in the researched curriculum. Through these procedures, boy-students are positioned in a ranking order according to strength, courage and aggressiveness, considered masculine warrior attributes.

Gender; Curriculum; Warrior Bodies


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    04 Nov 2012
  • Aceito
    17 Set 2012
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