Resumos
O impacto que a inclusão da sociologia nos currículos do ensino médio causou no âmbito da escola e no campo das ciências sociais tem sido avaliado sob diferentes perspectivas: a) para uma, há perigo de que a sociologia não seja ensinada como ciência, mas como discurso ideológico; b) para outra, o ensino de Sociologia deve ser conscientizador e transformador da sociedade; c) uma terceira enfatiza seu caráter de alfabetização científica, ao equipar estudantes com teorias e métodos, levando-os à consciência de si mesmos e do mundo em que vivem. Pensando a escola média como espaço público, a escolha por uma das vertentes vai além das convicções pessoais do professor, sendo norteada por sua responsabilidade como formador de cidadãos autônomos.
Ensino de Sociologia; Ideologia; Imprensa; Alfabetização Científica
The impact that the inclusion of sociology in high school curriculums caused within the school and in the social sciences has been evaluated from different perspectives: a) for, there is danger that sociology is not taught as science, but as a discourse ideological b) to another, the teaching of sociology should be conscientizing and transforming society, c) a third, emphasizes its character of scientific literacy in equipping students with theories and methods, leading them to the awareness of themselves and the world they live. Thinking middle school as a public space, the choice of one element goes beyond the personal convictions of the teacher, being guided by his responsibility as forming autonomous citizens.
Teaching Sociology; Ideology; Press. Scientific Literacy
- ARENDT, Hannah. A Crise da Educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
- ASCHER, Nelson. Doutrinação Barata. Folha de S. Paulo, Folha Ilustrada, v. 88, n. 28, 922, p. E6, 9 jun. 2008.
- AZEVEDO, Reinaldo. Cuidem de suas crianças! Os molestadores ideológicos vêm aí. Blog da Veja.com, 3 jun. 2008. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/cuidem-suas-criancas-os-molestadores-ideologicos-vem-ai>. Acesso em: 2 jan. 2014.
- BASTIDE, Paul Arbousse; COELHO, Ruy. O Brasil Escapa às Soluções Simplistas.O Estado de S. Paulo, São Paulo, v. 100, n. 32.082, p. 133, 180, 14 out. 1979. Série Documento/Universidade.
- BAUDELOT, Christian. A Sociologia da Educação: para quê? Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 3, 1991.
- BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico II: introdução a uma sociologia reflexiva. Lisboa; Rio de Janeiro: Difel, 1989.
- BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: conhecimentos de Sociologia. Brasília: MEC; DPEM, 2006.
- CANDIDO, Antônio. A Faculdade no Centenário da Abolição. In: CANDIDO, Antônio. Vários Escritos 5. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2011. P. 229-241.
- CASÃO, Carolina Dias Cunha; QUINTEIRO, Cristiane Thaís. Pensando a Sociologia no Ensino Médio através dos PCNEM e das OCNEM. Revista Mediações, Londrina, v. 12, n. 1, p. 225-238, 2007.
- CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, jan./abr. 2003.
- FERREIRA, Eduardo Carvalho. Os Lugares da Sociologia no Ensino Médio: o caso da cidade de Londrina - PR (2007). Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
- IOSCHPE, Gustavo. Errar é humanas. Veja.com/Educação, 30 jun. 2008, Disponível em: <http://veja.abril.com.br/gustavo_ioschpe/notas_300608.shtml>. Acesso em: 2 jan. 2014.
- KAUFMANN, Felix. Metodologia das Ciências Sociais Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
- MACEDO, Roberto. Sociologia & Cia. no CNE & Cia. O Estado de S. Paulo, São Paulo, v. 127, n. 41.183, p. 2, 20 jul. 2006.
- MORAES, Amaury Cesar. Imprensa e Constituinte: o projeto político do jornal O Estado de S. Paulo (1986-1988). 1991. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
- MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em Ciências Sociais e Ensino de Sociologia: entre o relato e o balanço. Tempo Social, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 15, n. 1, p. 5-20, maio 2003.
- MORAES, Amaury Cesar. O Veto de FHC: o sentido de um gesto. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso (Org.). Sociologia e Ensino em Debate Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. P. 105-111.
- MORAES, Larissa Messias. Desafios e Propostas da Sociologia no Ensino Médio à luz da Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica de João Luiz Gasparin. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 2011, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2011. Disponível em: <http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/sociologia/co/361-786-1-SM.pdf>. Acesso em: 17 out. 2012.
- SANTOS, Mário Bispo. A Sociologia no Ensino Médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
- SCHWARTSMAN, Hélio. A Volta da Filosofia. Folha Online 12 jun. 2008. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ ult510u411269.shtml>. Acesso em: 2 jan. 2014 .
- WEBER, Max. A Ciência como Vocação. In: WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. Brasília: Ed. UnB/São Paulo: Cultrix, 1983. P. 15-52.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
13 Fev 2014 -
Data do Fascículo
Mar 2014
Histórico
-
Recebido
06 Mar 2013 -
Aceito
08 Jul 2013