Acessibilidade / Reportar erro

O ensino sociológico nos estabelecimentos de Ensino Médio: entre problemas sociais e sociologia acadêmica

The sociological teaching in High Schools: between social problems and academic sociology

Resumos

Desde a sua criação em 1966, em uma disciplina escolar, o ensino de sociologia para estudantes franceses do Ensino Médio tem como objetivo o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e uma perspectiva crítica sobre o mundo social. Uma pesquisa realizada entre os alunos de segundo ano mostra em que medida esse objetivo é parcialmente alcançado. Os sistemas didáticos implementados são analisados em sua tensão entre dois modelos. Um deles, o uso da análise social, prevaleceu até os anos 1980, o outro, o que tende a se desenvolver, tem uma maior aproximação com uma introdução à sociologia.

Disciplina Escolar; Currículo Real; Ensino de Sociologia; Ferramentas Didáticas; Currículo Formal


Since its creation in 1966, in a school discipline, teaching sociology for high school French students of aims to develop a reflective attitude and a critical perspective on the social world. A survey conducted among the students of the second year, shows the extent to which this goal is partially achieved. The didactic systems implemented are analyzed in their tension between two models. One, the use of social analysis prevailed until the 1980s, the other, which tends to develop, have a closer relationship with an introduction to sociology.

School Discipline; Real Curriculum; Teaching Sociology; Teaching Tools; Formal Curriculum


  • BRÉMOND, Janine et al. Manuel de Sciences Économiques et Sociales: classe de première. Paris: Hatier, 1989.
  • COHEN, Albert et al. Manuel de Sciences Économiques et Sociales: classe de première. Paris: Bordas, 1999.
  • CHATEL, Elisabeth et al. Élèves et Professeurs en Classe de Sciences Économiques et Sociales Paris: INRP, 2001.
  • CHATEL Elisabeth et al. Apprendre la Sociologie au Lycée Paris: INRP, 2003.
  • CHATEL Elisabeth; GROSSE, Gérard; RICHET, Adeline. Professeur de Sciences Économiques et Sociales au Lycée, un Métier et un Art Paris: CNDP-Hachette, 2002.
  • CHEVALLARD, Yves. La Transposition Didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985.
  • HAMELINE, Daniel. Rapport du Colloque sur L'enseignement des Sciences Économiques et Sociales. Rennes, 23 mar. 1998. Comité Meirieu, consultation "Quels savoirs enseigner dans les lycées?".
  • MENDRAS, Henri. Comment Devenir Sociologue, Souvenirs d'un Vieux Mandarin Arles: Actes Sud, 1995.
  • PASSERON, Jean-Claude. Le Raisonnement Sociologique: la preuve et le contexte, Les Conférences de l'Université de tous les savoirs (UTLS 2000). In: MICHAUD, Yves (Org.). Qu'est-ce que la Société? Paris: Odile Jacob, 2001. p. 38-51.
  • PINET, Nicole. De la Sociologie aux Sciences Économiques et Sociales. DEES, n. 115, p. 16-18, mar. 1999.
  • VERRET, Michel. Le Temps des Études Paris: Honoré Champion, 1974.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2014

Histórico

  • Recebido
    06 Mar 2013
  • Aceito
    03 Dez 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br