SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Apresentação - educação especial e processos de escolarização author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Realidade

On-line version ISSN 2175-6236

Educ. Real. vol.39 no.3 Porto Alegre July/Sept. 2014

http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000300001 

EDITORIAL

 

O tema da diversidade foi e é central nas pesquisas em educação. Ele tem se desdobrado em diferentes facetas, olhares e perspectivas, assumindo significados plurais e controversos nas discussões e nos estudos sobre políticas públicas em educação, sobre a tarefa de ensinar, sobre os desafios da aprendizagem, sobre os modos de compreender e de representar ideias e noções sobre as diferenças.

Eis um tema que tem atravessado a produção de pesquisa divulgada por Educação & Realidade em quase quarenta anos de atividades. Esse tema se apresenta agora a partir de uma dimensão bem precisa: a Educação Especial.

A proposta de seção temática nos chegou, via edital anual de seleção, pelos professores do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carla K. Vasques e Claudio Roberto Baptista. Eles reuniram em torno desse tema, tão importante para a pesquisa em Educação no Brasil, um conjunto de trabalhos exemplares que, depois de minuciosamente avaliados e revisados pelo longo e complexo processo ordinário de nosso periódico, se apresenta ao leitor como fonte para reflexões qualificadas.

Os próprios organizadores se encarregarão, no texto que segue este editorial, de apresentar tais trabalhos um a um, bem como a importância dessa discussão no contexto da pesquisa no Brasil.

Além da seção que dá nome ao número, apresentamos, ainda, como em quase todos os números da revista, a seção Outros Temas, com artigos variados que nos chegam via fluxo contínuo.

Essa seção visa a completar e complementar nossa tarefa de di-vulgar produções brasileiras e internacionais no campo da Educação, possibilitando ao leitor escolher dentre diferentes textos, porquanto suas proveniências e abordagens são as mais díspares possíveis.

O que a Formação Contínua deve Contemplar?: o que dizem os professores é o título do primeiro dos textos apresentados neste número em Outros Temas. O trabalho coletivo de Monica Fürkotter, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Maria Raquel Miotto Morelatti, Naiara Mendonça Leone, Vanda Moreira Machado Lima e Yoshie Ussami Ferrari Leite, se assenta numa pesquisa de grande escala, tipo survey, que procurou analisar o perfil de 533 professores de escolas públicas, no intuito de estabelecer subsídios para políticas de formação continuada.

A seguir, a seção Outros Temas traz o artigo de Maria Isabel Donnabella Magrin e Sérgio Antonio da Silva Leite, chamado Infância Vulnerável e Sucesso na Leitura e Escrita: histórias possíveis, no qual os autores tomam uma abordagem histórico-cultural para descrever e analisar os dados de uma pesquisa com quatro sujeitos leitores e produtores de textos que têm em comum uma infância de vulnerabilidade social. Neste trabalho, problematizam-se as histórias significativas que os sujeitos narram em relação à infância.

Comprometimento Conjunto, Normatividade e Situatividade Entre os Muros da Escola, de Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt, é o terceiro artigo desta seção. Ele faz uma análise crítica do filme Entre os Muros da Escola, procurando evidenciar as relações professor aluno e desconstruir, no âmbito do ensino da língua materna no Brasil, algumas noções tomadas como hegemônicas na Escola.

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes e Solange Jarcem Fernandes apresentam o trabalho intitulado O Fundeb no Contexto das Finanças Públicas Municipais de Campo Grande. Este texto discute a pesquisa das autoras sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre 2007 a 2009. Ao analisar, em especial, textos contábeis e legais, a investigação mostra que o aumento de recursos do fundo não repercutiu nos salários dos professores, tampouco no custo/aluno/ano.

O penúltimo texto que o leitor poderá usufruir em Outros Temas é Língua Estrangeira Moderna na Escola Pública: possibilidades e desafios, de Rogério Tilio, no qual o autor mostra a incongruência na disputa de duas abordagens diferentes para o ensino da língua estrangeira no país. Ao indicar tal desconstrução, o texto argumenta em favor de uma ressignificação da abordagem comunicativa para o ensino da língua estrangeira.

E, para finalizar, Mercantilização e Oligopolização no Ensino Superior Privado é o trabalho de Ronaldo Fabiano Gaspar e Tânia Costa Fernandes. A investigação discute o perfil das instituições de ensino superior particulares em relação à qualidade da educação oferecida em tais estabelecimentos, mostrando a forma e a composição da gestão dos recursos na expansão dessa modalidade de ensino superior.

Como de hábito, Educação & Realidade traz à tona diferentes discussões, vários olhares, muitos exemplos, no intuito de oferecer aos nossos leitores o máximo de proveito na leitura.

Em todos esses anos, trata-se, para nós, de democratizar o acesso à informação e à pesquisa e inovar ao máximo possível nas formas dessa divulgação. Com efeito, este número dá continuidade ao longo trabalho iniciado por Educação & Realidade na década de 1970 e aponta para o futuro de novas e renovadas composições.

 

Luís Armando Gandin - Editor-Chefe
Gilberto Icle - Editor Associado
Nalú Farenzena - Editora Associada

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License