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Editorial

Editorial

O presente número de Educação & Realidade que apresentamos aos nossos leitores é integrado por uma seção temática, intitulada Educação do Campo, organizada pelas professoras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Simone Valdete dos Santos e Claudia Glavam Duarte. Essa seção é introduzida por uma apresentação assinada pelas organizadoras e contém 8 artigos que oferecem uma visão ampla da complexidade de fatores presentes na Educação do Campo no Brasil e em outros países. Essa seção temática foi aprovada em um dos editais públicos promovidos por Educação & Realidade e todos os seus artigos foram avaliados por pares, como todos os outros textos submetidos.

Educação & Realidade apresentará também neste número a seção Outros Temas, que reúne artigos submetidos no fluxo contínuo da revista, e a seção Resenhas Críticas, que oferece análises de obras publicadas relacionadas à educação. Assim, inicialmente falamos da seção Outros Temas, na qual apresentamos cinco artigos, os quais comentaremos a seguir.

O primeiro, intitulado A Atualização dos Primeiros Métodos de Alfabetização em Propostas Contemporâneas, escrito por Iole Maria Faviero Trindade, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Darlize Teixeira de Mello, da Universidade Luterana do Brasil e Thaise da Silva, da Universidade Federal da Grande Dourados, descreve os primeiros métodos de alfabetização registrados no Brasil e mostra as suas repercussões discursivas ainda hoje, nas políticas de alfabetização recentes, desde 2006, utilizando a riqueza do referencial dos Estudos Culturais.

Análise Combinatória: do método aleatório à combinatória sistemática, o segundo artigo, de Mariana Lima Duro e Fernando Becker, ambos ligados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, traz à tona o legado epistemológico e teórico de Jean Piaget ao analisar os mecanismos cognitivos utilizados por estudantes do Ensino Médio para compreender a Análise Combinatória, um dos desafios da aprendizagem dessa etapa escolar.

Com o título instigante Por favor, chamem a professora! Relato de uma Experiência Clínica, o terceiro artigo é assinado por Nadja Nara Barbosa Pinheiro, da Universidade Federal do Paraná, e Maria Vitória Mamede Maia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e se propõe a discutir o papel da Psicanálise, ao fornecer recursos para o enfrentamento de situações-limite, que envolvem muito stress emocional, no ensino do terceiro grau.

Imagens de uma Nova Economia Identitária dos Corpos Grávidos é o artigo que vem a seguir, o qual problematiza a produção discursiva sobre a identidade materna presente na revista Pais e Filhos e foi escrito por Maria Simone Vione Schwengber e Denise Raquel Rohr, ambas da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí). O artigo problematiza o tema, descrevendo diferentes posições identitárias, pensadas à luz da análise de discurso de Foucault.

Daniel Bezerra de Brito, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, escreve o artigo Histórias de Vida e Saberes Docentes das Educadoras da Zona Urbana e Rural, o qual descreve o perfil de educadores infantis dos meios rural e urbano do Rio Grande do Norte, destacando as repercussões que tais perfis têm nas práticas pedagógicas dos professores.

As duas resenhas que apresentamos aos leitores completam o conjunto de textos que compõem este número da revista. A primeira delas, assinada por Laura Marcela Zapata, refere-se ao livro de María Alejandra Bergagna, La Inmortalidad de nuestras Culturas Milenarias. Segundo a autora, o livro apresenta os pactos simbólicos que organizam os processos de aprendizagem na universidade e que levam os estudantes indígenas a fracassarem e a abandonarem o ensino superior. Tais pactos são examinados do ponto de vista de um professor não indígena e de um grupo de estudantes indígenas da província de Salta, na Argentina. A segunda resenha, Remuneração Variável: subjetivação e produção do professor-vendedor, assinada por Igor Vinicius Lima Valentim, refere-se ao livro Remuneração Variável: produzindo um superador de metas, de autoria de Simone Torres Evangelista, a qual desnuda as políticas de remuneração variável, analisando-as à luz de Foucault, Guattari e Deleuze, considerando-as como políticas de subjetivação e destacando o caráter criador de doenças de tais políticas.

Assim, com tal conjunto de artigos, desejamos uma ótima leitura a todos, esperando continuar desempenhando nossa tarefa de selecionar material de altíssima qualidade para disponibilizar aos nossos leitores.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2015
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