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A ENBT, 20 anos depois

A Escola Nacional de Botânica Tropical completa 20 anos.

Criada pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, como uma de suas diretorias, a ENBT teve seu ato inaugural em 6 de junho de 2001. A recomendação do programa de pós-graduação em Botânica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação, CAPES - MEC, habilitou o JBRJ a diplomar mestres e doutores, reconhecendo-o como instituição de ensino superior (Freitas 2008Freitas L (2008) O Solar de saberes e fazeres: a criação da Escola Nacional de Botânica Tropical e a formalização do ensino no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. In: O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 1808-2008. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Pp.145-151.).

Em 2011, teve início o Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada - Biodiversidade em Unidades de Conservação, realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBio (Ramos & Peixoto 2017Ramos DRM & Peixoto AL (2017) Os caminhos do ensino e extensão no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Revista Ciência em Extensão 13: 26-38.). Às vésperas de completar 20 anos, a ENBT vê aprovado o seu doutorado profissional, consolidando assim um programa de pós-graduação profissional que possibilita ainda maior aproximação da academia com setores e atores responsáveis pela gestão da biodiversidade brasileira. Enriquecendo essas iniciativas, oferece também cursos de pós-graduação latu senso e diversos cursos de extensão abertos à comunidade, levando temáticas da ciência a um público amplo. Entre estes tem destaque os cursos de Ilustração Botânica, atividade de excelência oferecida há 19 anos.

O lugar escolhido para a ENBT, e que lhe dá identidade, foi o Solar da Imperatriz, uma construção histórica no bairro do Horto, na cidade do Rio de Janeiro (Gaspar 2011Gaspar CB (2011) Caminhos para o Solar. In: Heizer A (org.) Solar da Imperatriz. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Pp.12-44.). Nesse local, patrimônio da nação, ocorrem as aulas, seminários, rodas de conversa, apresentação de dissertações e teses dos diferentes cursos e também tem sido palco de outras atividades acadêmicas importantes como, congressos, simpósios, palestras, exposições e lançamentos de livros, e muito mais.

Alunos de outros países da América Latina procuram os diversos programas e atividades da ENBT, participando do processo de internacionalização de suas atividades. Programas como Jovens Talentos Faperj e Iniciação Científica/CNPq, bem como o conjunto de atividades educacionais do Centro de Responsabilidade Socioambiental da instituição, dos quais participam as diferentes diretorias, reafirmam a dimensão educacional do JBRJ, e reforçam a sua vocação para a inclusão científica de jovens cidadãos brasileiros.

Ao criar a ENBT, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro consolidou o seu compromisso com os demais jardins botânicos do Brasil e do exterior visando capacitar pessoal em estratégias de conservação de plantas. E não por outro motivo, a atividade letiva inaugural da ENBT foi o “Curso Internacional para Jardins Botânicos”, desenhado em parceria com a Rede Brasileira de Jardins Botânicos, com o objetivo de formar pessoas para a criação e a gestão de jardins botânicos (Ramos & Peixoto).

A Rodriguésia, a revista científica do JBRJ, participa das comemorações desse aniversário de 20 anos, mantendo a sua missão histórica de publicação de pesquisa científica de qualidade e divulgando os fatos relevantes que reforçam a importância da Ciência na construção de uma nação soberana.

Comemoremos!

Referências

  • Freitas L (2008) O Solar de saberes e fazeres: a criação da Escola Nacional de Botânica Tropical e a formalização do ensino no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. In: O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 1808-2008. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Pp.145-151.
  • Gaspar CB (2011) Caminhos para o Solar. In: Heizer A (org.) Solar da Imperatriz. Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Pp.12-44.
  • Peixoto AL & Guedes-Bruni R (2010) No Rio de Janeiro, um jardim botânico bicentenário. Ciência & Cultura 62: 32-35.
  • Ramos DRM & Peixoto AL (2017) Os caminhos do ensino e extensão no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Revista Ciência em Extensão 13: 26-38.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jun 2021
  • Data do Fascículo
    2021
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